MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



A imponente Muralha da China foi uma das principais rotas de comércio na Ásia. (Fonte: Commons)

Imponente e robusta, construção milenar defendeu o território chinês de invasores e foi ponto de destaque na principal rota de comércio da Ásia.

Redação pecahoje.com.br

Dentre todas as construções que existem na Ásia, nenhuma é tão famosa quanto a Grande Muralha da China, sendo a principal atração turística do país – conhecido por suas diversas áreas de turismo, como os cassinos de Macau, pela agitada Hong Kong ou por seus eventos e festivais típicos. Esta edificação é um Patrimônio Mundial da UNESCO, eleita em 1987. Essa barreira é chamada de changcheng (長城) em chinês, algo como “parede longa” em português.

Clique no vídeo abaixo e veja mais!

Para que serve a Muralha da China?

A função da muralha foi defender o território chinês de invasores, bem como controlar fronteiras e o comércio. A China mantinha contato com o resto da Ásia e parte da África pelas rotas destas muralhas. Ela foi um dos principais destinos da chamada “Rota de Seda”, portanto facilitou o transporte de bens como tecidos e alimentos.

A muralha original era composta por uma unificação de muralhas menores, construídas desde o século VII a.C.. Uma das maiores delas foi construída na Dinastia Qin por volta de 220 a.C., a mando de Qin Shi Huang, primeiro imperador da China. As primeiras partes da muralha foram feitas com pedras e terra batida ao invés de tijolos. Em virtude disso, estas edificações tinham maior chance de erosão pela chuva e por danos em combates. Posteriormente, estas muralhas foram reforçadas e refeitas, principalmente durante a dinastia Ming (ocorrida entre os anos 1368 e 1644), com a adição de várias torres de guarda, tomando a forma que é conhecida hoje em dia.

A seção Mutianyu da muralha, localizada no distrito de Huairou, próximo à capital Pequim. (Fonte: Commons)

A história e os mitos

Apesar de imponente em sua arquitetura, a muralha não era imbatível, sendo transposta em algumas ocasiões. Por exemplo, em 1644, onde o general Wu Sangui “traiu” a própria Dinastia Ming que fazia parte e ordenou a abertura de um dos portões da muralha para permitir a entrada do exército inimigo. Tal fato marcou os “momentos finais” da tomada da China pelos manchus, que então lideraram a dinastia Qing até 1911.

Conheça cinco jogadores brasileiros que foram naturalizados e jogam pela seleção da China. Alguém da lista já jogou pelo seu time de coração?

Leia na íntegra sobre os brasileiros nacionalizados.

O impacto cultural dessa construção é grande pois seu nome atrai muita atenção. Um exemplo desta fama é a montadora Changcheng Motors, conhecida no mundo pelo seu nome em inglês, Great Wall Motors – falamos mais sobre eles em um outro artigo. Com mais de um milhão de veículos vendidos em 2015, a empresa opera em diversos países da Europa e África. Planos para a criação de uma fábrica no Brasil surgiram em 2013; o início foi dado em 2021, com a aquisição de uma fábrica no interior de São Paulo. Em 2018, a montadora firmou uma parceria com a gigante alemã BMW para fabricar Minis elétricos na China – falamos mais sobre outras montadoras, como a Lifan, a Chery e a Hafei em outros artigos do nosso blog!

É possível ver a Muralha da China do espaço?

Diferente do que ouvimos falar, a Grande Muralha não pode ser vista a olho nu no espaço. A Agência Espacial Europeia reforçou esse mito cometendo uma gafe, ao usar uma imagem de satélite para provar que a construção era de fato visível. No entanto, a agência apontou para um longo rio próximo à região da muralha na fotografia. A organização se retratou da falha na semana seguinte. Ainda que imponente, essa estrutura vista do espaço é do tamanho de um fio de cabelo visto há quase três quilômetros de distância.

A muralha protegeu a China mesmo em terrenos extremos, como vales e montanhas. (Fonte: Commons)

Qual é o tamanho da Muralha da China?

Em contrapartida, nem todas as partes da muralha foram refeitas ou unificadas ao longo do tempo. Portanto, isso dificulta o cálculo exato do tamanho total. Dados preliminares de 2008 mostram que a construção teve quase 8.850 quilômetros de extensão – com 2.232 quilômetros protegidos por “defesas naturais”, como rios e penhascos.

No entanto, outras fontes apontam números diferentes. Uma pesquisa arqueológica de 2012, levantada pela agência de notícias chinesa Xinhua, apontou que a muralha teria, na verdade, 21.196 quilômetros ao todo – para efeito de comparação, isso é uma fração do que as estradas alemãs modernas, as autobahnen, possuem. A construção teria o equivalente a quase 193 mil campos de futebol do Estádio do Maracanã. A muralha possui um tamanho quase cinco vezes maior do que a BR-116, conhecida como Régis Bittencourt no trecho Curitiba-São Paulo. Essa rodovia inicia próximo à divisa com o Uruguai e termina em Fortaleza, no Ceará.

Conheça a história de um dos maiores astros do cinema chinês, o ator Bruce Lee!

Saiba os filmes e a filosofia desse famoso artista

Por não ser unificada, é possível encontrar rastos arqueológicos da muralha em outros países além da China – e o país é conhecido por seus achados de grande valor histórico, como os bonecos de terracota que protegem um túmulo até hoje. Por exemplo, uma dessas sessões, erguida durante a era dos Estados Combatentes, tem início próximo a atual região de Pyongyang, capital da Coreia do Norte. Países como a Mongólia e a Rússia também possuem pequenas partes da muralha em seus países.

Sem dúvida, a Grande Muralha é uma construção de gigante valor histórico e de beleza incomparável.

Aproveite e conheça o pecahoje.com.br, o autopeças 100% especializado em veículos chineses, vendendo peças para marcas como Towner, Lifan, CAOA Chery, JAC Motors e muitas outras. Agora, se você quiser mais informações e artigos como esse, bem como mais informações sobre mecânica automotiva, continue conosco no Blog Pecahoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat