Entenda o código do pneu nesse artigo (Imagem: standret/Freepik)
Essa sequência de letras traz informações importantíssimas sobre o pneu
Redação pecahoje.com.br
É bem provável que você já tenha reparado no código que fica na borda de pneus novos à venda nas lojas e borracharias. No artigo a seguir, vamos descrever como esses códigos podem ser interpretados.
O significado de cada parte do código
Tipo do pneu
A primeira letra indica para qual tipo de veículo esse pneu foi projetado. Essa letra é opcional, portanto, nem sempre é exibida nos pneus.
No exemplo apresentado, o código é “P”, que significa “passenger“, ou “passageiro” em inglês. Isso indica que ele será utilizado em veículos de passeio, como o Effa M100 e o Lifan 320.
Outros nomes incluem “LT” (“light truck”, utilitários leves e SUVs) e “T” (“temporary”, encontrado em estepes).
Largura do pneu
Os três números antes da barra mostram a largura do pneu, delimitada em milímetros. Esse valor é obtido após medir de uma lateral a outra, e não pela largura da banda de rodagem (ou seja, a parte que fica efetivamente em contato com o solo).
Perfil do pneu
Após a barra, temos um número de dois ou três dígitos que indica a altura da lateral do pneu em proporção à largura. É um valor representado em porcentagem.
Tipo de construção
A letra seguinte mostra o tipo de construção das camadas. Na maioria dos casos, o dado representado é “R”, que significa “radial” – ou seja, que as camadas foram organizadas de forma perpendicular ao eixo central do veículo.
Outras opções incluem “D”, para construções diagonais, e “B”, para pneus cinturados (“bias belt“, em inglês).
Diâmetro do aro
Os dois dígitos seguintes indicam o tamanho da roda do pneu, medido em polegadas.
Índice de carga
Após o diâmetro da roda, os dois ou três algarismos seguintes demonstram o índice de carga. Esse código é obtido de uma tabela de padrões definido por órgãos responsáveis, como o ETRTO, organização europeia do setor.
Índice de velocidade
Por fim, o único digito (ou dois dígitos, em alguns casos) indica a velocidade máxima na qual o pneu consegue levar o peso, de acordo com seu índice de carga.
Por exemplo, se o pneu tiver o código H, ele pode levar sua carga até 210 km/h.
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