MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Lifan 320 (Imagem: Commons)

O compacto da Lifan foi um dos principais carros da marca a serem lançados no Brasil.

Redação pecahoje.com.br

Assim como a Towner Junior e o Chery QQ, o Lifan 320 se tornou um dos principais símbolos dos carros chineses no Brasil. Nesse artigo, vamos relembrar um pouco dessa história e descobrir as principais curiosidades desse veículo.

Ficha técnica

Um Lifan 320 amarelo.
Lifan 320. (Imagem: Commons)
  • Motor: 1.3
  • Potência: 88 cavalos a 6000 rpm
  • Cilindros: 4, em linha
  • Cilindrada: 1342cc
  • Válvulas: 16 válvulas
  • Velocidade máxima: 155 km/h
  • Aceleração: 0-100km/h em 17 segundos
  • Comprimento: 3745mm
  • Largura: 1620mm
  • Altura: 1430mm
  • Distância entre-eixos: 2340mm
  • Capacidade do porta-malas: 300 litros
  • Peso: 950kg

A chegada no Brasil

Um Lifan 320 vermelho.
Lifan 320. (Imagem: Commons)

O hatchback chegou no Brasil na metade de 2010, pelo valor de R$ 29.900, sendo anunciado junto ao sedã Lifan 620. O veículo contava com diversos itens de série, como ar-condicionado, rodas de liga leve, sistema de áudio com quatro alto-falantes e retrovisores elétricos. Foi ofertado em diversas cores, como amarelo, azul, branco, cinza, pink, prata, preto e vermelho.

No ano seguinte, a Lifan lançou uma versão mais barata do veículo, custando R$ 26.980. O veículo era montado no Uruguai, possuía os mesmos detalhamentos técnicos, mas não contava com as rodas de liga leve e com faixas decorativas na carroceria.

O veículo deixou de ser vendido no Brasil em 2014, dando espaço para os SUVs da marca, como o Lifan X60.

Trouxemos a história completa da fabricante Lifan em um artigo completo no nosso blog.

Rodrigo Faro, garoto-propaganda do Lifan 320 no Brasil

Uma propaganda do Lifan 320.
O apresentador Rodrigo Faro com um Lifan 320. (Imagem: Commons)

Para divulgar o carro no país, a Lifan contou com a participação do Rodrigo Faro, apresentador de televisão conhecido por seus programas de fim-de-semana na Rede Record. Ele faz aparições em diversos materiais impressos da fabricante, assim como em algumas propagandas de televisão.

Assista um dos comerciais logo abaixo:

Você sabia que outros apresentadores de televisão já ajudaram a divulgar a marca de carros chineses no Brasil? Veja os carros promovidos por Faustão, Gugu e Milton Neves clicando nesse link.

Já na apresentação do veículo em algumas concessionárias do país, a opção foi contar com um sósia do personagem Mr. Bean, icônico personagem do seriado inglês, interpretado por Rowan Atkinson. Falando nisso, temos um artigo falando sobre os carros de três rodas, o principal arquirrival do personagem naquela série.

A versão nova do Lifan 320

Um Lifan 330.
O Lifan 330, facelift do Lifan 320. (Imagem: Commons)

Em 2013, o 320 recebeu um novo visual na China. Chamado de Lifan 330, o hatchback foi vendido junto ao modelo antigo nas concessionárias chinesas. O veículo chegou a ser importado para o Uruguai, mas não chegou a ser trazido para o Brasil.

A semelhança do Lifan 320 com o Mini Cooper

Um comparativo de um Mini Cooper com um Lifan 320.
À esquerda, um MINI dos anos 2000. À direita, um Lifan 320. (Imagens: Commons)

Uma das características mais marcantes do Lifan 320 é a semelhança com o MINI Cooper, famoso veículo da fabricante alemã. Apesar de contar com cinco portas e diferentes proporções, diversos órgãos de imprensa apontaram o quanto ambos carros eram parecidos.

A semelhança era tanta que a Lifan foi processada pela BMW, fabricante alemã detentora da marca MINI, baseando-se na lei de proteção de propriedade industrial. Conforme relata o portal G1, a empresa europeia chegou a encomendar uma pesquisa IBOPE que concluiu que os entrevistados confundiam os dois veículos.

Na ocasião, a Lifan negou qualquer violação de direito de propriedade intelectual e afirmou que semelhanças são “comuns no mercado automotivo”.

Em 2019, conforme reportou o Jornal do Carro, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro sentenciou o caso à favor da BMW, afirmando que havia concorrência desleal. Vale destacar que o Lifan 320 já não estava mais à venda no Brasil, com o modelo 2013 sendo vendido até metade de 2014.

O Lifan 320 pelo mundo

Um Lifan 320 cinza em uma rua.
Um Lifan 320 no Chile (Imagem: Commons)

Além da China e do Brasil, o Lifan 320 ganhou destaque no Uruguai, sendo fabricado no departamento de San José e exportado para outros países da América Latina, como o Brasil, o Chile e o Peru.

Já na Europa, o 320 ganhou fama no mercado russo, onde recebeu o nome de Lifan Smily. Outro país dessa região a receber o veículo foi o Azerbaijão, montado pela Nakhchivan e chamado de NAZ-Lifan 320.

Luzes do painel

Um painel de Lifan
Um painel de Lifan 320 (Imagem: Divulgação/Lifan Motors)

O blog do pecahoje.com.br trouxe um artigo detalhado demonstrando o que cada luz de alerta do veículo significava, bem como qual ação tomar após observar isso. Você pode ler esse artigo na íntegra clicando aqui.

O Lifan 320 que disputou ralis

A semelhança com o MINI Cooper vai além do visual. Assim como o clássico veículo inglês, o 320 foi usado em diversas competições de rali pelo mundo inteiro. De acordo com a montadora, o veículo conquistou 23 torneios chineses de rali.

No Brasil, o veículo ganhou o Rally de Erechim de 2013 na categoria de veículos não homologados. Já no Uruguai, a equipe da Lifan conquistou a edição de 2012 do campeonato nacional.

Tanto a versão clássica, conhecida pelos brasileiros, como a versão de facelift participaram de ralis pelo mundo. Se você quer conhecer mais carros chineses usados em corridas, como o Lifan X60 e o Chery Tiggo7, conheça nosso artigo sobre o assunto clicando aqui.

Onde comprar peças para seu Lifan 320?

Se você está procurando peças de qualidade para seu Lifan 320, conheça o Pecahoje, a loja de autopeças 100% especializada em veículos de origem chinesa. Seja um 320, 620, X60 ou a picape Foison, conheça nosso amplo estoque à pronta-entrega acessando nossa página. Caso tenha dúvidas, você pode consultar com nosso atendimento nesse link.

Se quiser receber notícias, dicas de manutenção e curiosidades, siga o Pecahoje no Facebook e Instagram.

Caso queira saber mais sobre o mundo automotivo, conheça nossos dossiês sobre o Chery Celer, o Effa M100 e o JAC J3 no nosso blog.

Um comentário em “Lifan 320: conheça mais sobre o compacto da Lifan”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat