MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Os nomes Jaecoo, Exeed e Omoda podem dar as caras no Brasil em 2024 (Imagem: Commons)

Marca chinesa pode lançar modelos de luxo no Brasil sem depender da CAOA – veja os possíveis modelos

A Chery é uma marca de veículos chinesa com grande história no Brasil. No país desde 2009, a marca surgiu de diversos formatos, ofertando desde modelos de passeio até veículos comerciais.

Um novo capítulo na história da empresa está prestes à iniciar: a chegada de três submarcas da Chery em território brasileiro. Conheça as marcas e os modelos a seguir.

O anúncio da nova chegada da Chery

Uma mostra de carros JAECOO e OMODA.
A estreia das marcas em um evento realizado no Salão do Automóvel de Xangai (Imagem: Commons)

Após diversas notas lançadas à imprensa brasileira e de ações publicitárias postadas em páginas de redes sociais, a Chery fez seu primeiro pronunciamento oficial em outubro de 2023.

O evento aconteceu em Wuhu, cidade de Anhui, na China, onde se encontra a matriz da Chery. Jornalistas brasileiros foram convidados pela empresa para conhecerem os planos da marca para o Brasil em 2024.

JAECOO

Um JAECOO 9
JAECOO 9 (Imagem: Commons)

A submarca é uma divisão de carros de luxo da Chery destinada ao mercado internacional. Em sua grande parte, ela consiste de veículos de luxo com capacidade off-road.

Dentre os veículos da marca, destaque para o JAECOO J7, um SUV de motor 1.6 com 154 cavalos de potência. Outro veículo da marca é o JAECOO 9, de motor 2.0 de 361 cavalos, vendido na China como Tiggo 9.

Os diretores da Chery afirmaram que existe a possibilidade da marca chegar ainda em 2024 no Brasil.

A polêmica no nome JAECOO

Um JAECOO 7
JAECOO 7 (Imagem: Commons)

O nome da marca, que se pronuncia como “djéicu“, chamou a atenção dos brasileiros pela sua sonoridade com uma palavra obscena. Uma marca chinesa que sofreu um problema similar no país foi a marca Chana Motors – que você pode conhecer mais aqui.

Perguntado pelo Quatro Rodas sobre o nome, os executivos da marca aparentaram desconhecer a brincadeira, rebatendo que pesquisas de mercado serão feitas para abordar uma possível troca.

EXEED

Um EXEED RX
EXEED RX (Imagem: Commons)

A marca de luxo da Chery tem ganhado espaço no cenário mundial por apresentar veículos com alto padrão e desempenho. O plano da empresa é disputar espaço com marcas refinadas no país, como Audi e Mercedes-Benz.

Um dos futuros modelos da marca no Brasil é o EXEED RX, SUV que contará com uma versão eletrificada em breve.

Um EXEED LX
EXEED LX (Imagem: Commons)

A EXEED está no centro das polêmicas dessa nova chegada da Chery no Brasil. Isso se dá pois a CAOA, atual responsável pela marca no Brasil, chegou a registrar os veículos no INPI, instituto de patentes brasileiro, mas adiou os planos do lançamento.

A Chery International planeja trazer a marca para o Brasil em 2024, mas a empresa segue estudando o mercado brasileiro.

OMODA

Um Omoda C5
OMODA C5 em uma concessionária na Rússia (Imagem: Commons)

A submarca surgiu em 2022 para entrar no mercado da Rússia e do Cazaquistão, com o objetivo de competir com veículos alemães e japoneses nesses países.

Atualmente, a marca conta com o SUV C5, que possui um motor 1.5 de 156 cavalos, bastante similar ao Chery Tiggo 5X, um dos carros mais populares da Chery no Brasil.

Um Omoda C5
OMODA C5 (Imagem: Commons)

Além do Brasil, a marca possui planos para expandir no mercado latino-americano ao estrear no Chile e México. Na Europa, os chineses pretendem lançar os modelos da Omoda na Inglaterra e Espanha.

A estimativa dos empresários é que a marca estreie no Brasil já em 2024.

O mal-estar da Chery chinesa com a CAOA no Brasil

Um Arrizo 5
Um Arrizo 5 à venda em uma concessionária da CAOA Chery (Imagem: Commons)

Com o anúncio da possível chegada da marca EXEED no Brasil em 2022, muitas questões foram levantadas sobre a participação da CAOA na nova empreitada.

Na ocasião, a CAOA Chery divulgou uma nota afirmando que qualquer veículo da marca Chery poderia ser apenas produzida, importada e comercializada pela CAOA no Brasil.

As diversas faces da Chery no Brasil

Um Chery Tiggo
O primeiro veículo da Chery no Brasil, o Tiggo. (Imagem: Commons)

A estreia da marca no Brasil aconteceu em 2009 através da importadora nacional VKN Motors. O primeiro veículo lançado nessa parceria foi a primeira geração do Chery Tiggo.

Uma Rely Link
A Rely Link, um dos utilitários da marca Chery lançados no Brasil (Imagem: Commons)

Em 2012, a montadora chinesa assumiu as operações da marca no Brasil. Na ocasião, a VKN Motors assumiu o papel de importar os utilitários da Chery, sob o nome da marca Rely – você pode conhecer mais sobre essa história clicando aqui.

Um Chery Celer
O Chery Celer, o primeiro veículo da Chery fabricado no Brasil (Imagem: Commons)

Ao assumir a operação no Brasil, a Chery montou uma fábrica na cidade de Jacareí, interior do Estado de São Paulo. O primeiro modelo fabricado no país foi o Chery Celer – que você pode conhecer mais nesse artigo.

Um Chery Tiggo 5X
O Chery Tiggo 5X, um dos mais populares da marca no Brasil (Imagem: Commons)

Em 2017, a marca passou por mais uma renovação. O grupo CAOA, responsável pelas marcas Hyundai e Subaru no Brasil, assumiu a operação na marca no país, focando em SUVs como Tiggo 2 e Tiggo 5X.

Precisando de peças para Chery?

Você é dono de um carro da marca Chery, como o clássico QQ, Face, S18, Tiggo e muitos outros veículos de origem chinesa?

Conheça o Pecahoje, a loja de autopeças 100% especializada em veículos chineses, como Lifan, Towner, Effa e muitos outros.

Saiba mais visitando nosso site e conhecendo nosso catálogo à pronta-entrega clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat