MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



A marca Rely trouxe quatro carros para o Brasil. (Imagem: Commons)

Rely ficou conhecida pela Rely Picape e Rely Link para o Brasil

Redação pecahoje.com.br

Uma marca de carros chineses conhecida no Brasil é a Rely Motors, conhecida pela Rely Van e Rely Picape. Vamos conhecer a origem da Rely, a história da marca no Brasil e os veículos lançados por aqui nesse artigo.

A Rely no Brasil

Rely Link
Rely Link (Imagem: Commons)

A marca chegou ao Brasil no começo de 2013, importada pela Venko Motors, em um contrato com duração de cinco anos. A empresa já tem histórico com veículos chineses, sendo responsáveis por trazer os carros da marca Chery ao Brasil entre 2009 e 2012. Você pode conhecer mais sobre a empresa em um artigo no nosso blog!

Na estreia da marca no Brasil, foram prometidos cinco modelos. Apesar da relação das marcas Chery e Rely, tanto no Brasil quanto na China, as empresas não compartilham concessionárias. Quando a Venko passou a trazer veículos da marca Rely, a Chery passou a comandar a própria marca de forma independente no Brasil.

A marca na China

Karry Yousheng
Karry Yousheng (Imagem: Commons)

A história da marca na China está bastante relacionada ao nome de outro gigante do mundo automotivo: a Chery Motors, marca responsável por modelos como o Chery QQ e o Chery Celer (que você pode conhecer na íntegra nesse link). A subdivisão foi lançada em 2009 focada apenas em veículos comerciais de pequeno e médio portes.

O foco principal dessa marca era oferecer veículos para trabalho a cidades chinesas de menor tamanho, atendendo às demandas de regiões mais distantes das grandes cidades da China.

Já existiam carros da marca antes de ela ser fundada

Um Karry Riich 2,
Uma Rely Link com o nome “Karry” (Imagem: Commons)

Por mais que a marca tenha surgido nessa data, o nome Karry já havia sido utilizado pela Chery. Um dos carros que antecede o surgimento da marca Karry na China é a Rely Link, lançada em 2007 com o nome Riich 2, outra submarca da Chery. O veículo surgiu dois anos antes do lançamento da marca.

Para os leitores do blog do pecahoje.com.br, o nome pode ser conhecido: trata-se da marca original do Chery S18, chamado originalmente de Riich M1. Outro nome conhecido da Riich é o Riich G5, um carro que quase chegou no Brasil e que ganhou fama como o carro do Lionel Messi – você pode ler mais nesse artigo.

O SUV da Rely

Um Karry K60.
Karry K60 (Imagem: Commons)

Em 2016, a marca chegou a fabricar e lançar SUVs na China. Um dos principais destaque da marca foi o Karry K60, veículo que possui uma sutil semelhança com o Chery Tiggo2.

No entanto, a decisão durou pouco tempo. Naquele mesmo ano, uma nova submarca dedicada a esse tipo de automóvel foi fundada pela Chery, chamada de Jetour. Essa marca centralizou os esforços da Chery para desenvolver SUVs, com a exceção da linha Tiggo, que seguiu na mão da matriz.

A Karry pelo mundo

Uma Rely Van estacionada.
Rely Van (Imagem: Commons)

O nome Karry não chegou a ser utilizado fora da China. Quando os modelos da marca eram lançados no mercado internacional, eles eram chamados pelo nome da importadora ou por Chery. A palavra “Rely” foi dada no Brasil, possivelmente relacionada à palavra “confiar”, em inglês.

Alguns dos veículos elétricos da marca chegaram ao mercado sul-coreano através da importadora local MASTA EV. Já na América Latina, diversos carros da Karry foram lançados como parte da marca Chery.

Uma Karry Aika
Karry Aika (Imagem: Commons)

Um dos veículos da Karry nunca lançado no Brasil foi o Karry Aika, picape de motor 2.3 com visual parecido um modelo da marca Effa: a Plutus. Recentemente, a empresa tem focado em veículos elétricos, com a introdução da van Dolphin, em 2019, que conta com motor de 82 cavalos. Por fim, a Karry também lançou o Karry Yousheng, um modelo ao estilo kei jidousha destinado ao público jovem.

A nova Rely Link

Um dos veículos mais conhecidos da marca no Brasil foi a Rely Link, van comercial com capacidade de sete lugares. Na China, esse modelo recebeu uma nova versão, chamada de Karry Youya II. O veículo recebeu um novo visual e foi produzido entre 2013 e 2016, contando com motor 1.5.

Confira o visual renovado do veículo nessas imagens:

Um carro estacionado.
Karry Youya II, a Rely Link moderna (Imagem: Commons)
Um carro estacionado.
A traseira de uma Youya II, a Rely Link moderna. (Imagem: Commons)

A parceria da Rely com um time de futebol

Em janeiro de 2014, a Rely Brasil anunciou que patrocinaria o XV de Novembro, equipe de futebol de Piracicaba, cidade do interior de São Paulo. A parceria foi anunciada na comemoração do centenário do tradicional time paulista. O logo da marca Rely foi estampado em placares publicitários no estádio e na sala de conferência de imprensa.

Naquele ano, a equipe ficou na última colocação do grupo B do Campeonato Paulista, composto por Corinthians, tradicional clube da capital paulista, e Ituano, campeão daquela edição. Apesar da posição, o time não foi rebaixado para a série A2.

Já na tradicional Copa Paulista, o XV de Piracicaba alcançou as semifinais, perdendo para o campeão Santo André.

Os modelos da Rely no Brasil

Rely Picape 

Rely Picape
Rely Picape (Imagem: Divulgação/Rely)

A Rely Picape ganhou destaque no mercado de veículos comerciais por contar com um motor 1.0 de 64 cavalos.

Caso precise de peças para sua Rely Picape, clique aqui e conheça o catálogo do Pecahoje.com.br.

Rely Van (Chery Q22, Karry Youyou)

Rely Van
Rely Van (Imagem: Commons)

A Rely Van conta com espaço para sete passageiros e potência máxima de 64 cavalos em um motor 1.0. Curiosamente ela costuma ser chamada de Rely Picape Van nos documentos do motorista. Tanto a Rely Van quanto a Rely Picape fazem parte da mesma linha na China.

Precisando de peças para sua Rely Van, você pode conhecer mais no nosso catálogo.

Rely Link (Karry Youya I)

Rely Link
Rely Link (Imagem: Commons)

A van de visual moderno é chamada de Karry Youya I na China. Ela conta com capacidade para oito pessoas, potência máxima de 83 cavalos em um motor 1.3.

Precisando de peças para a Rely Link, acesse nossa lista de peças no site do Pecahoje clicando aqui.

Rely Picape Cabine Dupla (SQR5020CCYH08)

Rely Picape
Rely Picape Cabine Dupla (Imagem: Divulgação/Rely)

A versão cabine dupla da picape da Rely mantém as mesmas configurações da versão simples: um motor 1.0 com 64 cavalos. No entanto, essa versão recebeu mais assentos para passageiros.

Se você está buscando peças para sua Rely Picape Cabine Dupla, o Pecahoje.com.br possui um grande estoque disponível aqui!

Quando a Rely volta para o Brasil?

Rely Link
Rely Link (Imagem: Commons)

Como toda marca de carros que deixa de vender seus veículos no país, a pergunta que fica é quando a Rely vai voltar ao Brasil. Atualmente, não há informações que apontam um possível retorno da marca ao Brasil.

A CAOA, atual responsável brasileira pela Chery, proprietária da Rely e Karry, ainda não anunciou que pretende trazer veículos utilitários da marca para o Brasil. A matriz chinesa da Chery também não divulgou planos para importar os carros para o Brasil – apenas para a marca de luxo da empresa, a EXEED, que você pode conhecer aqui.

Ainda sobre o EXEED, a CAOA se pronunciou afirmando que os carros de qualquer submarca de Chery (como o Karry, ou seja, a Rely) poderiam ser comercializados no Brasil pela empresa. Portanto, um possível retorno da Rely só aconteceria pela CAOA.

Onde comprar peças para a Rely?

O lugar ideal para comprar peças é a loja virtual do pecahoje.com.br. Seja uma Rely Van, Rely Link ou Rely Picape, a autopeças 100% especializada em veículos chineses possui produtos importados direto do fabricante.

Conheça nosso estoque à pronta-entrega no nosso site clicando aqui. O Pecahoje trabalha, também, com peças para veículos das marcas Chery, JAC Motors, Lifan, Effa e muitas outras. Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco pelo telefone (11) 2578-8448, seja por WhatsApp ou por telefone.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat