MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Chery Celer. Imagem por Navigator84 sob licença CC BY-SA 3.0 Unported (imagem remixada do original)

Artigo originalmente postado em 14 de dezembro de 2022.

O Chery Celer possui diversas versões e já foi fabricado no Brasil.

Fonte pecahoje.com.br

Um dos principais carros da Chery, o Celer ganhou fama no Brasil como um dos principais carros da fabricante chinesa, junto do QQ e do Tiggo. Vamos conhecer a história e algumas curiosidades desse veículo.

As diferentes versões do Chery Celer no Brasil

A versão original do Chery Celer parado.
Um Chery Celer em sua versão original. Imagem por Rutger van der Maar sob licença CC BY 2.0 Generic (imagem remixada do original)

A primeira versão do Celer vendida no Brasil foi lançada em 2013. Além do visual, os proprietários do Celer podem identificar essa versão pelas três primeiras letras do chassi: “LVV”. Elas identificam que o carro foi fabricado na China – conheça mais sobre isso nesse artigo!

O facelift do Chery Celer parado.
A versão de facelift do veículo. Imagem por Jengtingchen sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada do original)

Em 2015, a Chery passou a vender a versão de facelift do Celer no Brasil, contando com fabricação nacional. Por causa disso, o código do chassi passou a ser “98R”. O carro recebeu algumas alterações em seu visual.

Chery Celer: ficha técnica

Primeira versão:

– Tipo: 4 cilindros em linha

– Cilindrada unitária: 374 cm3

– Diâmetro x Curso (mm): 77,4 x 79,52

– Combustível: gasolina e álcool

– Potência: 108cv/6.000rpm

– Torque máximo: 14kgfm/3000rpm

– Velocidade máxima: 160 km/h

– Tração: dianteira

– Pneus: 185/60 R15

– Comprimento: 4139mm (hatch), 4269mm (sedan)

– Largura: 1686mm

– Altura: 1492mm

– Distância entre-eixos: 2527mm

Segunda versão:

– Cilindrada unitária: 374 cm3

– Diâmetro x Curso (mm): 77,4 x 79,52

– Combustível: gasolina e álcool

– Potência: 113cv/6.000rpm

– Torque máximo: 15,5kgfm/4000rpm

– Velocidade máxima: 175 km/h

– Tração: dianteira

– Pneus: 185/60 R15

– Comprimento: 4188mm (hatch), 4333mm (sedan)

– Largura: 1686mm

– Altura: 1480mm

– Distância entre-eixos: 2527mm

A origem do Chery Celer na China

O subcompacto da Chery Automobile foi exibido pela primeira vez no Salão do Automóvel de Pequim em 2008, sob o nome de Chery A13. Ele passou a ser vendido no ano seguinte, em 2009 e continuou a ser fabricado até 2019.

O Celer recebeu um facelift em 2012, apresentado no Salão do Automóvel de Guangzhou, passando a ser vendido no ano seguinte para os motoristas chineses.

O Celer e seu “parentesco” com um carro espanhol

Um Chery Fulwin SQR7160 parado em uma vaga.
Um Chery Fulwin SQR7160. Imagem por Rutger van der Maar sob licença CC BY 2.0 Generic (imagem remixada do original)

Chamado de Chery Fulwin 2 pela fabricante em algumas ocasiões, o Celer é uma sucessão de um dos primeiros carros produzidos pela Chery. A primeira “edição” do Celer, o Chery Fulwin SQR7160, possui um design mais retilíneo e maiores dimensões.

O veículo é bastante similar ao Toledo, modelo da marca espanhola SEAT, lançado na Europa desde os anos 90. Isso se deu pois a Chery conseguiu firmar uma parceria com a empresa para ofertar o carro no território chinês.

Ainda que o veículo tenha sido fabricado pela Chery desde 1997, ele só pode ser vendido em 2001, quando a fabricante fez uma parceria de negócios com a montadora estatal chinesa SAIC Motor. Na época, a Chery não contava com uma licença para venda de forma independente. Você pode conhecer essa história em detalhes nesse artigo.

Qual é a origem do visual do Chery Celer?

Chery Celer azul parado
Um Chery Celer. Imagem por Navigator84 sob licença CC BY-SA 3.0 Unported (imagem remixada do original)

Como de costume para os carros chineses, seu visual foi desenhado por um estúdio italiano: Torino Design. A firma italiana também foi responsável pelo visual de outros carros chineses conhecidos pelos brasileiros, como o compacto Chery New QQ.

O estúdio é conhecido por ter colaborado com fabricantes como BMW, McLaren e Alfa Romeo, bem como diversas marcas chineses, como DongFeng Motors, JMC, Foton e Geely – conheça todas essas marcas nesse link.

Os italianos desenharam diversos veículos para as montadoras chinesas, como a Towner Junior, desenhado pela Pininfarina, e a Effa M100, com visual criado pelo Gruppo Bertone.

O Chery Celer pelo mundo

Chery Celer estacionado.
Chery Celer. Imagem por Navigator84 sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada do original)

O veículo já foi vendido em diversos países. Além do Brasil e da China, o Celer foi vendido na Rússia, nas suas duas versões. Curiosamente, elas possuem nomes diferentes, sendo a versão hatchback chamada de Chery Very, enquanto a versão sedan é chamada de Chery Bonus.

Outro país europeu que fabrica o Chery Celer é a Ucrânia, sob o nome ZAZ Forza. O veículo é fabricado localmente pela montadora ucraniana AvtoZAZ, na fábrica localizada na cidade de Zaporíjia.

No continente asiático, o veículo é ofertado na Indonésia, sob o nome Chery Cristal, e no Irã, no nome MVM 315, sendo no último fabricado no próprio país na cidade de Quermã.

Chery Tiggo 2: o sucessor do Chery Celer?

Um Chery Tiggo 2.
Note a semelhança entre Chery Tiggo 2 e Chery Celer. Imagem por Anonymousfox36 sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada do original)

É possível notar que o Tiggo 2 possui diversas semelhanças com o Celer, especialmente quando visto de lado. Isso se dá pois a Chery desenvolveu essa versão da série Tiggo baseando-se no Celer.

Para causar ainda mais confusão, o Chery Tiggo 2 vendido pela CAOA Chery é chamado de Chery Tiggo 3X na China.

Onde encontrar peças para o Chery Celer?

Loja pecahoje.com.br, que vende peças para o Chery Celer.
A loja Pecahoje.com.br.

O melhor site para comprar peças para seu Chery Celer é o Pecahoje. O único autopeças 100% especializado em carros chineses, o Pecahoje possui diversos produtos novos à pronta-entrega e com envio para todo o Brasil.

Além do Celer, outros veículos como o QQ, Cielo e Tiggo, bem como outras marcas chinesas, como Effa, JAC, Towner, Lifan e outros. Conheça mais no site e tire suas dúvidas com nosso televendas.

Caso você queira conhecer mais sobre o mundo automotivo e as dicas de manutenção, continue no blog do pecahoje.com.br!

Um comentário em “Chery Celer: descubra o carro da Chery Automobile”
  1. Eu possuo im chery celer 2013xe estou muito satisfeito com ele, trabalho com aplicativo e estou muito satisfeito, assim qye poder vou comprar um outro celer para uso dia a dia…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat