Lifan X60. Imagem por order_242 sob licença CC BY-SA 2.0 Generic (imagem remixada do original)
Um dos principais carros da marca, o SUV da Lifan teve três visuais no Brasil.
Redação pecahoje.com.br
O Lifan X60 foi um dos modelos de origem chinesa com história mais longa no Brasil, passando por diversas versões e configurações.
Nesse artigo, vamos conhecer um pouco da história desse famoso SUV.
Especificações técnicas
– | Lifan X60 Talent 1.8 (2013) | Lifan X60 Vip 1.8 (2016) | Lifan X60 Vip 1.8 AT (2019) |
Potência máxima | 128 cavalos | 128 cavalos | 128 cavalos |
Motorização | 1.8 | 1.8 | 1.8 |
Cilindros | 4 em linha | 4 em linha | 4 em linha |
Comprimento | 4325mm | 4325mm | 4405mm |
Distância entre-eixos | 2600mm | 2600mm | 2600mm |
Porta-malas | 405 litros | 405 litros | 425 litros |
Peso | 1330kg | 1330kg | 1350kg |
Velocidade máxima | 170 km/h | 170 km/h | 165 km/h |
Aceleração | 11,2 segundos | 11,2 segundos | 13 segundos |
O Lifan X60 na China
O desenvolvimento de um SUV pela Lifan foi anunciado em 2008, quando imagens de uma versão de testes de um SUV foram apresentadas à imprensa chinesa. O objetivo era competir com o Chery Tiggo, outro carro que chegou ao Brasil.
O veículo foi apresentado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Xangai, em 2010. Na ocasião, o SUV levava o nome de Lifan CUV e foi divulgado como um carro-conceito – conheça mais sobre eles nesse artigo.
No ano seguinte ficou marcado o seu lançamento definitivo, após ser demonstrado no Salão do Automóvel de Beijing. O X60 seguiu em produção no país até 2018.
O Lifan X60 no Brasil
Rumores da chegada do X60 ao Brasil circularam desde sua estreia na China, em 2011. Um comunicado lançado pela marca naquele ano afirmava que o veículo, de motor 1.8 de 134 cavalos, chegaria ao país no valor de R$ 55.000.
No entanto, o lançamento definitivo no aconteceu em 2013. A ocasião foi marcada pela presença do presidente da matriz chinesa da Lifan, o empresário Yin Mingshan, que afirmou o compromisso da marca com os clientes e o pós-vendas.
Fabricado em San José de Mayo, cidade do Uruguai, o veículo era exportado para o Brasil e para a Argentina. O carro contava com três anos de garantia, enquanto o motor e câmbio eram cobertos por cinco anos.
As versões seguintes do Lifan X60
A versão de estreia do Lifan X60 recebeu um facelift em 2016. É possível reconhecer bem essa versão pela grade frontal: os frisos da grade frontal estão na vertical. Outras mudanças ficaram por conta do tamanho das rodas e novo desenho nas laternas.
O câmbio e a mecânica foram melhoradas para atender às reclamações dos proprietários do veículo no Brasil e em outros países – em especial no Irã, vendido na região pela Kerman Motors.
Já no ano seguinte, a Lifan lançou o segundo facelift do modelo. Nessa versão, a grade frontal recebia o nome da marca ao invés do tradicional símbolo.
A ocasião marcou também o lançamento da versão com câmbio CVT. Até então, o modelo contava apenas com câmbio manual. Você pode conhecer mais sobre esse tipo de câmbio clicando aqui.
Mas e o Lifan X80?
O Lifan X80 é um SUV diferente lançado pela marca na China e no Brasil. Apesar do nome parecido, ambos veículos não compartilham peças e não foram lançados como parte da mesma linha.
O Lifan X60 pelo mundo
Além do Brasil, China e Uruguai, o SUV foi vendido em diversos países do mundo. Um deles foi a Rússia, um dos maiores mercados da Lifan, fabricado e distribuído pela montadora russa Derways.
Na Ásia, o veículo foi vendido no Irã, pela Kerman Motors, no Azerbaijão, pela NAZ Nakhchivan, e no Mianmar, distribuído pela montadora Myanmar General Motor.
O X60 e a “marcha à ré para frente”
Uma das frases que chama atenção quando o assunto é Lifan X60 fica por conta de algumas versões têm “marcha ré para frente”.
Apesar da confusão inicial, a frase inicial significa que é o engate dessa marcha é feito movendo a manopla do câmbio para frente – ao invés de para trás, como de costume em outros veículos.
Essa diferença de câmbio deve ser observada quando o motorista precisar comprar peças desse sistema para o Lifan X60. A peça pode não servir no veículo caso o modelo do câmbio não seja o mesmo.
O X60 de corrida
Uma das práticas mais comuns da Lifan na época do lançamento era colocar seus modelos à prova em competições de rali pela China. O X60 disputou algumas etapas do rali Campeonato Offroad da China de 2013, mas não chegou a pontuar.
O veículo teve um desempenho melhor no Campeonato de Rallycross da China, em que o veículo conquistou seis títulos na edição de 2013 e faturou mais dois na edição do ano seguinte.
As peças mais vendidas do Lifan X60
O X60 é um dos carros mais vendidos da marca no Brasil e, naturalmente, existe uma busca grande por peças para ele.
Uma das peças mais buscadas são as velas de ignição, essenciais para o sistema de combustão do veículo. Você pode comprar elas clicando nesse link e conhecer mais sobre esse tipo de peça nesse artigo.
Outra peça com grande procura é a bucha da barra estabilizadora. Essa peça é uma dos componentes que auxilia na estabilidade do veículo, especialmente em curvas. Veja mais sobre a peça nesse link.
Por fim, os motoristas e proprietários desse Lifan costumam comprar válvulas termostáticas, que podem ser encontradas clicando nesse link aqui. Se você quiser saber mais sobre a peça, leia aqui.
Onde comprar peças de Lifan X60?
O melhor lugar para comprar peças para o Lifan X60 ou qualquer outro veículo chinês é a loja virtual do Pecahoje.com.br.
Contando com grande estoque de peças para Lifan 320, Lifan 620, Lifan X80 e Lifan Foison, o Pecahoje possui diversas peças à pronta-entrega e envio para todo o Brasil.
Consulte nosso catálogo clicando aqui. Compre com a certeza de receber a peça correta inserindo a placa no nosso site! Caso tenha dúvidas, fale com nosso atendimento no número (11) 2578-8448, seja por ligação ou WhatsApp.