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Válvula termostática de 48 milímetros para Effa Picape, Towner Junior e Chana.

Essa pequena peça tem função fundamental no sistema de resfriamento do veículo.

Localizada em conexões entre motor e radiador, a válvula termostática tem como principal função controlar a temperatura ideal de trabalho do motor, mediante o controle do fluxo do líquido de resfriamento entre estes componentes. Esta peça foi inventada em 1934 e patenteada em 1938 pelo americano Sergius Vernet, que trouxe aos termostatos automotivos da época a tecnologia da expansão e compressão através de uma “cera expansiva”.

A válvula entra em ação quando o fluido de arrefecimento atinge uma temperatura específica após circular nas galerias internas do motor. Quando isso ocorrer, a cera que compõe a peça expandirá, deslocando um pino de inox que comprimirá a mola, permitindo a passagem do líquido para o radiador – que, conforme já exploramos em nosso artigo sobre esta peça, abaixará a temperatura do motor e manterá a pressão no sistema. A válvula só fechará quando o motor esfriar abaixo da temperatura mínima para sua abertura.

Alguns mecânicos erram essa peça

Alguns mecânicos costumam sugerir a remoção desta peça de maneira a solucionar problemas de superaquecimento. Esta ação não é recomendada, dado que a válvula auxilia o sistema de arrefecimento aquecer o motor na primeira partida do dia. Sem a válvula, ocorrerá um aumento no consumo de combustível para deixar a mistura mais rica, procurando atingir a temperatura ideal de trabalho. Temos um artigo sobre a bomba de combustível que participa desse processo.

Isso, por sua vez, acarretará um gasto mais acentuado de combustível e aumentará a quantidade de poluentes emitidos pelo carro (pode-se controlar isso mediante dispositivos como a sonda lambda). Portanto, se o motor estiver superaquecendo, uma análise do sistema de arrefecimento deve ser feita e, caso constate algum problema na válvula, esta deve ser substituída, e não removida.

Os problemas da válvula termostática

O mau funcionamento dessa peça pode acarretar no baixo desempenho do sistema de arrefecimento, que levará ao superaquecimento do motor, provocando danos. No entanto, esta válvula é apenas um componente de um complexo sistema de resfriamento, portanto, é impossível apontá-la como a causa definitiva para este problema – já fizemos comentários a respeito de outras peças do sistema, como a bombas d’água. Recomendamos que visite um mecânico para fazer a avaliação completa do automóvel.

O mecânico poderá constatar diversos problemas relacionados à peça, como a temperatura de trabalho da válvula fora do que foi especificado pela fábrica, assim como a mola não retornar à posição inicial durante o resfriamento do motor. O acumulo de resíduos nesta peça pode afetar o funcionamento, assim como o uso de aditivos que não são específicos para o motor. A manutenção preventiva deste sistema deve ser feita, em média, a cada trinta mil quilômetros rodados.

Caso seu veículo seja de origem chinesa, conheça nossa loja! Temos várias peças do sistema de arrefecimento de grandes marcas como Chery, JAC, Lifan e Towner!

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