MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Não viaje sem antes fazer a manutenção preventiva do seu automóvel! (Fonte: Commons)

Nesta edição, vamos explorar a revisão de vários sistemas de um automóvel.

Redação pecahoje.com.br

A nossa série de conselhos para a manutenção preventiva do seu carro chega a terceira edição. Aqui falaremos a respeito do cuidado necessário com sistemas que são essenciais para a operação do veículo – incluindo uma peça que pode passar despercebida durante a análise de um automóvel. 

Na primeira parte desta série, abordamos a importância de substituir velas de ignição e o kit de filtros, assim como fazer a troca de pneus desgastados. Já na segunda parte, falamos a respeito dos discos pastilhas de freio, e também discutimos a importância do balanceamento dos automóveis. Ambos artigos foram publicados durante a edição de 2019 do Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização da segurança ao volante.

Sistema de Arrefecimento


Observar o nível do fluido é bastante simples: basta checar se o nível está entre as marcações de “mínimo” e “máximo” no reservatório. No entanto, antes de pegar a estrada, é essencial verificar se o sistema de arrefecimento está funcionando corretamente, como, por exemplo, a abertura da válvula termostática e acionamento da ventoinha – tarefas que necessitam conhecimento específico na área, por isso recomendamos a visita a um mecânico de confiança.

Caso queira se aprofundar neste assunto, temos artigos falando a respeito de diversos componentes do sistema de resfriamento, como radiadores e bombas d’água – e, em breve, um artigo sobre as válvulas termostáticas.

A manutenção preventiva do sistema de Iluminação

Iluminação é um elemento essencial da manutenção preventiva.
Iluminação é essencial para pegar a estrada – no detalhe, um farol de Effa M100.

Extremamente importante por ser tratar de “ver e ser visto”, não podemos deixar para descobrir se todos os componentes do sistema de iluminação do veículo estão em perfeito funcionamento somente no momento em que forem utilizados. Uma resposta seja negativa podem levar a problemas sérios.

Antes de viajar, é altamente recomendado realizar uma breve checagem do funcionamento dos faróis alto e baixo, lanterna, indicadores de posição, luzes de presença, freio e ré. Não se esqueça também de verificar também o farol de milha e lanterna de neblina. 

Caso seja constatado qualquer problema ou mal funcionamento, basta procurar a auto elétrica de sua confiança para realização dos reparos necessários. 

Limpador de para-brisas

O para-brisa é um elemento importante da manutenção preventiva.
Uma função que pode não ser lembrada durante uma revisão é a limpeza do para-brisa – em exibição um braço de limpeza com palheta.


Normalmente lembrado somente quando começa a chover, o limpador de para-brisa precisa ser verificado periodicamente a fim de evitar surpresas desagradáveis ao se deparar com uma tempestade repentina. A má condição do limpador pode ocasionar graves problemas de visibilidade, levando a acidentes e colocando vidas em risco. 

Durante a checagem é necessário verificar se as palhetas apresentam ressecamento, rasgos, deformidades ou até mesmo folga no mecanismo que faz com que o braço do limpador entre em funcionamento.

Essa troca é essencial pois o período de fim de ano é marcado pelo início do verão, época marcada por chuvas intensas em algumas regiões do Brasil. Atente-se à metereologia da região que você está viajando!

Quer mais dicas para realizar a manutenção preventiva do seu carro? Leia a primeira e a segunda parte deste artigo, assim como nossa cobertura da abertura e encerramento do Maio Amarelo! Se você tiver dúvidas a respeito de alguma peça descrita neste artigo, entre em contato com nosso atendimento para esclarecer as suas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat