MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Ilustração que mostra a réplica do Titanic chinês após ser concluída. (Imagem: Divulgação)

Parque de diversões na província chinesa em Sichuan terá réplica em escala real do navio de luxo que naufragou em 1912 no Oceano Atlântico.

A história do Titanic é, sem dúvidas, o naufrágio mais conhecido da história. O transatlântico inglês com destino à Nova Iorque, cidade dos Estados Unidos, afundou após colidir com um iceberg no Oceano Atlântico, em 1912. O trágico evento resultou na morte de mais de 1500 pessoas, tornando um dos acidentes náuticos mais noticiados na história.

Desde então, “O Inafundável” tornou-se uma referência cultural no mundo inteiro, com sua história sendo retratada em livros, séries e jogos de videogame. Este status ganhou ainda mais força graças ao filme inspirado na tragédia, dirigido por James Cameron em 1997, estrelando Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. O longa é o terceiro maior sucesso de bilheteria da história.

A réplica no parque de diversões

O Titanic chinês em construção no porto do parque.
Imagens mostram o processo de construção da réplica em andamento. (Imagem: Divulgação/Romandisea Seven Star)

Com viagens internacionais sendo uma opção pouco procurada pelos chineses, o setor do entretenimento tem crescido rapidamente no país, sejam pelos cassinos agitados de Macau, pelo museu dos soldados de terracota, pelo crescimento do futebol local (e da seleção cheia de brasileiros) ou pelos diversos festivais tradicionais. Não demorou até a ideia de construir uma réplica do navio atrair a atenção dos parques de diversão daquele país.

O navio está em construção no parque Romandisea, que se encontra na província de Sichuan. A atração permitirá que visitantes aluguem quartos do luxuoso navio para se hospedarem por uma noite. A intenção é passar aos hóspedes a verdadeira experiência de estar à bordo do navio.

O projeto do Titanic chinês

O Titanic chinês no porto do parque, em construção.
Navio hospedará pessoas por uma noite para terem a real sensação de estarem à bordo do Titanic. (Imagem: Divulgação/Romandisea Seven Star)

O projeto foi financiado pelo empresário chinês Su Shaojun, que afirmou querer manter a história do triste naufrágio viva na memória das pessoas. A atração era ambiciosa, com planos para uma simulação da colisão com o iceberg, mas a ideia foi abandonada pois seria muito difícil colocá-la em prática.

Ainda que o navio não possa ir ao mar, ele será posicionado sobre um rio próximo ao parque, de maneira a simular a movimentação da embarcação sobre a água. A atração conta com um motor à vapor de verdade, de maneira a simular com bastante precisão os barulhos emitidos pela embarcação.

A construção foi retomada em 2021 após ter perdido velocidade durante o início da pandemia.

No naufrágio, a história dos seis sobreviventes chineses

O Titanic em sua primeira e derradeira viagem.
O navio Titanic, após deixar o porto de Southampton, na Inglaterra, em sua primeira e última viagem. (Imagem: Commons)

A ligação da China com o fatídico navio vai além da réplica em construção. Oito chineses estavam à bordo do navio com destino ao Caribe para trabalhar como marinheiros na região. Apenas seis deles sobreviveram, sendo que um deles, Fang Lang, foi encontrado no mar agarrado à uma porta – cena que inspirou um dos momentos finais do filme de James Cameron.

Os sobreviventes chineses foram levados até Nova Iorque, onde foram imediatamente deportados do país devido a uma lei americana que impedia a entrada de chineses em solo americano.

Durante a cobertura do evento, rumores foram levantados pela imprensa, afirmando que estes homens teriam se escondido nos botes salva-vidas para serem resgatados. No entanto, esta história é falsa, de acordo com historiadores. Um deles, Lang, mencionado há pouco, remou o bote de resgate e ajudou todos a desembarcarem.

De fato, o naufrágio do Titanic é um dos marcos mais importantes da história e da cultura mundial. O Titanic chinês promete atrair interessados pelo evento histórico de todo mundo.

Redação pecahoje.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat