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O ângulo das rodas é essencial para prolongar a vida útil de vários componentes do seu veículo.

Redação pecahoje.com.br

Durante a projeção de qualquer automóvel, é necessário definir as medidas entre eixos assim como os ângulos de inclinação das rodas. Isso é denominado “alinhamento de direção ou rodas”, ou geometria da suspensão, seguindo o termo técnico.

Caso o ângulo das rodas não esteja de acordo com o informado pelo fabricante, uma série de problemas pode acontecer, como arrasto de pneus em curvas, desgaste acentuado das peças que compõem a suspensão e os pneus – causado pela má distribuição do peso entre os eixos – entre outros problemas.

Deve-se assegurar, durante a revisão, que a roda toque o solo com distribuição de carga adequada, permitindo um desgaste menos acentuado de componentes como molas e amortecedores.

Existem quatro tipos de ângulos de geometria da suspensão e medidas do alinhamento. Vamos conhecê-las abaixo. Se você é dono de um veículo da marca Effa, conheça quais são as medidas dos ângulos das rodas clicando ou tocando nesse link.

O que é o ângulo do câmber de um carro?

Uma ilustração mostrando o ângulo das rodas de cambagem (câmber).
Note a diferença entre a cambagem positiva (imagem à esquerda) e negativa (imagem à direita).

O camber é o ângulo de inclinação da roda com relação ao eixo vertical do veículo, notado quando observamos o veículo de frente. Pode-se notar que, quando fora das especificações de camber de fábrica, os pneus terão desgastes irregulares na laterais dos pneus. Se o ângulo estiver “fechado”, ou seja, as rodas tiverem angulação positiva, a parte externa das rodas apresentará maior desgaste – e vice-versa.

Essa angulação costuma alterar conforme o carro é utilizado, necessitando o processo conhecido como cambagem. Cada veículo possui seu grau exato de cambagem que se encontra especificado no manual do proprietário.

Se você for dono de um veículo da marca Effa, temos um link no final do artigo que traz as angulações específicas de vários modelos, como M100, Start e Picape.

O que significa cáster de uma roda?

Uma ilustração mostrando o ângulo das rodas de cáster.
Note a diferença dos alinhamentos de cáster em positivo (imagem à esquerda), nulo (imagem central) e negativo (imagem à direita)

O cáster traz o ângulo que existe entre o pino mestre da roda e o plano vertical quando observamos o carro visto de lado. Essa medida pode ser positiva (ou seja, a linha do eixo do pino mestre está à frente da roda), negativa (a linha é traçada atrás da roda) ou nula (a linha está no exato ponto de contato do pneu).

É possível que essa verificação seja necessária quando o veículo aparentar ter baixa estabilidade em altas velocidades, além de parecer “pesado” e apresentar dificuldade para realizar manobras.

A forma mais comum de regulagem do cáster é a positiva, de maneira a aumentar a estabilidade quando dirigimos em linha reta, sendo relevante em altas velocidades. O cáster positivo também ajuda ao motorista a retornar o volante à linha reta após uma curva, permitindo que carros que não possuem direção assistida (seja ela hidráulica, elétrica ou ETC) sejam mais fáceis de serem controlados. 

Qual é a diferença entre convergência e divergência de pneus?

Uma ilustração mostrando o ângulo das rodas em convergência e divergência.
Note como os pneus apontam para dentro do veículo em convergência e apontam para fora em divergência.

Para entender a diferença entre esses dois ângulos, devemos imaginar o carro visto por cima. A convergência consiste no “fechamento” das rodas, isso é, o quanto os pneus estão apontando para dentro do carro. Por outro lado, divergência indica o quanto as rodas apontam para fora do veículo.

Em ambos casos, caso o grau seja bastante diferente que o indicado no manual, a banda de rodagem do pneu se desgastarão próximos da borda – interna, no caso de divergência, e externa, no caso de convergência.

Um alinhamento convergente torna um carro mais confortável e seguro de se guiar. Isso pode ser notado durante uma curva: ao virarmos o volante, a roda do lado da curva fica inicialmente paralela com o carro, para que depois continue a movimentar o carro para dentro da curva. Isso faz com que mudanças de direção repentinas sejam feitas com mais segurança, ainda mesmo que haja um movimento brusco no volante.

Por outro lado, o alinhamento divergente torna o carro muito mais agressivo, sendo indicado para carros utilizados em corridas. Quando iniciamos uma curva com esse padrão de alinhamento, a roda do lado para o qual esta virando já se encontra apontada para dentro da curva, fazendo com que o carro responda mais rapidamente.

Quais são as medidas de alinhamento de veículos Effa?

Uma Effa ilustrando o chamado para artigo de medidas de ângulo das rodas de Effa Picape.

Se você é dono de um veículo da Effa Motors, saiba que é importante seguir às especificações e medidas do ângulo das rodas correspondentes ao modelo do veículo para evitar o desgaste desnecessário de peças como amortecedores, pneus, bem como melhorar a experiência da sua pilotagem.

Pensando nisso, o blog do pecahoje.com.br traz um grande resumo com todas as medidas de vários modelos dessa marca. Clique aqui e leia mais!

Um comentário em “Câmber, cáster, convergência e divergência: aprenda sobre o ângulo das rodas”

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