A Volkswagen tem uma das principais parcerias das marcas chinesas. Imagem por Rutger van der Maar sob licença CC BY 2.0 Generic (imagem remixada do original)
Mercado automotivo chinês tem atraído a atenção de empresas de todo o mundo.
Redação pecahoje.com.br
Algumas das maiores marcas de automóveis na China fecharam várias parcerias com fabricantes de carros americanas e europeias.
Nesse artigo, vamos acompanhar cinco das parcerias mais conhecidas do mercado chinês.
A parceria da Chery com a Jaguar Land Rover
A Chery Automobile fechou uma parceria com a fabricante Jaguar Land Rover em 2012. O objetivo era auxiliar na montagem e venda dos veículos ingleses no território chinês.
Dentre os carros montados na fábrica construída pela parceria em 2014, destaque para o SUV crossover Range Rover Evoque e o Jaguar E-Pace.
A Chery Automobile tem uma grande história na China e no Brasil. Leia mais no artigo desse link.
JAC Motors e a parceria com a Volkswagen
Em 2017, a JAC Motors anunciou uma parceria com a gigante alemã Volkswagen. Diferentemente da parceria da Chery, o objetivo era gerar novos veículos, ao invés de apenas montar modelos já existentes.
A parceria evoluiu em 2020, após a Volkswagen anunciar a compra de uma grande parte da empresa chinesa.
O SOL E20X foi o primeiro veículo da parceria. O crossover tem um motor elétrico e é uma versão redesenhada do JAC Refine S2, que chegou no Brasil com o nome de JAC iEV40.
Contamos a história da JAC Motors em um artigo do nosso blog.
Chinesa Geely é dona de várias marcas europeias
A fabricante chinesa Geely adquiriu a empresa sueca Volvo em 2010, dando início ao seu processo de aquisições pelo mundo. Em 2017, o próximo alvo foi a inglesa Lotus Cars.
Outras empresas foram adquiridas ao longo dos anos, como a Smart, conhecida por seus veículos compactos, e é uma das donas da Daimler, empresa alemã responsável pela marca Mercedes-Benz.
A Geely teve passagem rápida no Brasil, com dois modelos lançados por aqui. Conheça mais nesse artigo do nosso blog.
A parceria antiga entre a SAIC Motor e a Volkswagen
Uma das parcerias mais antigas entre os chineses e os europeus é a SAIC Volkswagen, que uniu as empresas em 1984. O objetivo era montar carros alemães no território chinês.
O veículo mais famoso dessa parceria foi a versão chinesa do Volkswagen Santana, fabricado no país por quase quarenta anos até deixar de ser vendido em 2022.
Stellantis também tem dono chinês
A Stellantis surgiu em 2021 por uma parceria entre os grupos Fiat Chrysler e a PSA (das francesas Peugeot e Citroën). A empresa controla dezesseis marcas de carros do mundo, incluindo Alfa Romeo, Citroën, Dodge, Fiat, Jeep, Maserati e Opel.
Uma das empresas que é dona desse conglomerado é a fabricante chinesa Dongfeng Motor. A companhia é detentora de 3% das ações em 2023. A participação diminuiu após a Peugeot adquirir parte das ações em 2022.
No Brasil, a Dongfeng Motor ficou conhecida pelos veículos da DFM, lançados pela importadora CN Auto. Conheça a história completa aqui.