MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Chery Tiggo autônomo chama a atenção pelo visual moderno e pela ousada ideia tecnológica. (Fonte: Divulgação )

Montadora chinesa Chery demonstra Chery Tiggo autônomo que faz volante ser usado para controlar um jogo de videogame.

O mercado dos carros autônomos está se tornando uma realidade a cada dia que passa. Vários projetos estão em andamento para criar veículos que possam operar sem o auxílio de motoristas, obtendo resultados fascinantes. Dentre os planos mais conhecidos, destaque para os veículos da montadora americana Tesla e para os táxis autônomos da Waymo, divisão da Alphabet, proprietária do Google. Falamos mais sobre a história e o futuro dos carros autônomos em um artigo do nosso blog.

A ideia do Chery Tiggo autônomo

A chinesa Chery Automobile é mais uma das montadoras que tem entrado nesta corrida para fazer seu primeiro carro autônomo. O Chery Tiggo Concept apareceu pela primeira vez na Mostra de Automóveis de Xangai, em 2017. O veículo chamou a atenção da e mídia e imprensa internacional por seu design moderno e arrojado.

O detalhe do Chery Tiggo autônomo
Detalhe na lateral do Tiggo Concept enfatiza o aspecto moderno deste automóvel. (Fonte: Commons)

A grande ideia

Ainda que bastante exuberante em seu aspecto visual, a ideia principal do Tiggo Concept chama muito mais a atenção. Caso o modo autônomo do veículo seja habilitado, o volante deixa de controlar as rodas do veículo para se transformar em um controle de videogame – que esperamos não ser baseado em um jogo antigo que a Chery fez. Em outras palavras, enquanto o carro se conduz até o destino, o motorista poderá participar de uma corrida simulada, movimentando um automóvel virtual utilizando o painel do carro real.

É bastante provável que o veículo utilizaria um dos dois monitores que estão no painel para passar o que ocorre em jogo. No entanto, especula-se que a ideia da Chery era projetar no para-brisa do veículo alguns elementos do jogo, como placares e carros adversários, inseridos no mundo real. Nesse sentido, seria um exemplo prático de realidade aumentada, conceito de tecnologia que mistura o mundo real com aspectos virtuais.

Nesta imagem, é possível observar uma tela disposta logo à frente do volante do veículo. (Fonte: Divulgação)

Poucas chances de ser lançado

Um dos aspectos que torna o projeto pouco provável de chegar ao mercado é a grande quantidade de problemas para superar. A ideia de transformar o volante em um controle de videogame pode não ser aprovada por normas de segurança automotivas. Outro aspecto que pode dificultar uma aprovação envolve o motorista utilizando o volante de maneira diferente do que o veículo real está se movendo, podendo confundir outros motoristas e pedestres – programas como o projeto brasileiro Maio Amarelo ressaltam que essas distrações podem levar a acidentes.

Alguns veículos chineses já possuem um nível de automação. O Xpeng P7, da XPeng Motors, é um carro elétrico com nível de automação elevado, ganhando destaque como um dos carros chineses a entrarem no Forza Horizon 5. Um deles, o Haval H6, da montadora Great Wall Motors e com lançamento no Brasil previsto para 2022, possui um nível de automação que permite manter o carro na faixa, bem como proporcionar frenagens automáticas. Saiba mais da montadora Great Wall, bem como sobre o funcionamento de carros autônomos, no nosso blog.

A Chery já explorou o mundo dos videogames alguns anos atrás. Naquela ocasião, a empresa criou um jogo em seu site para promover o Chery A1, vendido no Brasil com o nome de Chery Face, que já conversamos em um artigo do nosso blog. O objetivo daquele jogo era desviar diversos objetos aleatórios do então novo veículo da montadora. Falamos mais a respeito dessa curiosidade do mundo automotivo na China em um artigo do nosso blog. Por certo, a ideia do Tiggo Concept é muito mais ousada e elaborada que uma ação publicitária. Outras montadoras, como a Wuling e a NIO, obtiveram maior sucesso ao aparecer em simuladores de corrida de grande porte.

Ainda que esta ideia não tenha ganhado as ruas, o Tiggo Concept se destaca pela audaciosa – e talvez pouco provável – combinação de diversão e transporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat