MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Chery Tiggo (Imagem: Commons)

Primeiro carro da linha Tiggo fez sucesso no Brasil e no mundo.

Redação pecahoje.com.br

Hoje em dia, ao pensar na marca Chery Automobile, é bastante comum pensarmos na linha Tiggo. Um dos veículos mais vendidos de 2023 foi o Tiggo 5X, enquanto outros modelos da linha aparecem na lista.

Apesar disso, o Chery Tiggo teve seu início muito antes, nos primeiros anos da Chery no Brasil. Vamos conhecer a primeira edição do Tiggo por aqui nesse artigo

O Chery Tiggo na China

O SUV da Chery Automobile foi anunciado pela empresa no Salão do Automóvel de Guangzhou, em novembro de 2004. Na ocasião, o veículo era chamado de Chery T240.

A versão exibida não se parece mais com a versão do Tiggo que começou a ser vendida no Brasil. Essa edição foi trazida para o Brasil para demonstração pela Chery, mas não chegou a ser vendida.

O primeiro Tiggo passou a ser fabricado em fevereiro de 2005 e chegou às concessionárias chinesas quatro meses depois. O carro teve bastante sucesso no mercado chinês.

O Chery Tiggo azul de estreia
Chery Tiggo 3 (Imagem: Divulgação/Chery Automobile)

Dois anos depois, a Chery divulgou as primeiras imagens do Tiggo 3, apresentando o visual que os brasileiros conheceram quando o carro foi lançado por aqui.

O Chery Tiggo facelift
Chery Tiggo em sua versão facelift (Imagem: Commons)

O sucesso grande do SUV incentivou a Chery anunciar mais um facelift em 2010. Esse visual, que foi lançado no Brasil alguns anos depois, contava com uma nova grade frontal e farois.

Outro facelift da linha aconteceu em 2013, se tornando a versão que conhecemos como Chery Tiggo 2. Falaremos mais sobre essa edição em um próximo artigo.

O Chery Tiggo no Brasil

O Chery Tiggo parado em sua primeira demonstração.
Essa foi a primeira versão do Chery Tiggo apresentada no Brasil. (Imagem: Divulgação/Chery Brasil)

O SUV da Chery foi o primeiro veículo a ser anunciado pela fabricante chinesa no Brasil, em 2009. Em sua primeira apresentação ao mercado brasileiro, o visual apresentado refletia a versão chinesa de 2005. Esse formato nunca foi vendido no Brasil.

O Chery Tiggo que os brasileiros conhecem.
Chery Tiggo (Imagem: Commons)

Estreando no país em 2009, o Tiggo foi vendido por R$ 49.900 nas concessionárias, tornando-se o primeiro veículo da marca no Brasil. O veículo chegava no Uruguai desmontado (os “CKD”, como são chamados pela indústria) e era montado no país antes de ser exportado para os brasileiros.

O Chery Tiggo facelift
Chery Tiggo 2014, o facelift no Brasil (Imagem: Commons)

Em 2013, o veículo ganhou uma versão facelift no Brasil, baseada na versão chinesa de 2010. O objetivo foi alavancar as vendas do Tiggo, que estavam caindo desde sua estreia. No ano seguinte, a marca lançou uma versão automática, já com o exterior renovado.

A próxima versão do Tiggo, chamada de Tiggo 2, chegou no Brasil em 2017. O período foi marcado pela aquisição da Chery pela distribuidora brasileira CAOA, marcando o início da marca CAOA Chery. Falaremos mais sobre o Chery Tiggo 2 em outro artigo.

O Chery Tiggo pelo mundo

O Tiggo antigo
O Chery Tiggo em sua versão distribuída na Malásia (Imagem: Divulgação/Chery Malaysia)

O sucesso de vendas na China chamou a atenção de diversas importadoras pelo mundo. Um dos primeiros países a receber o Tiggo foi a Malásia, que passou a vender o veículo em 2006.

No mercado europeu, o Tiggo foi obteve um sucesso relativo, sendo ofertado na Rússia, Ucrânia e Finlândia. Na Itália, a importadora DR Motors fez algumas alterações no visual, especialmente na grade frontal.

Na América Latina, além do Brasil, o SUV foi vendido na Argentina, Uruguai e Chile.

O Tiggo feito na Itália

O DR5, o Tiggo italiano
O DR5, o Chery Tiggo italiano (Imagem: Commons)

O Tiggo ganhou um visual novo ao chegar na Itália. Importado pela DR Motor com o nome DR5, o SUV traz uma nova grade frontal e parachoques diferentes.

O visual adaptado foi levemente adaptado às versões seguintes do Tiggo na Itália, com destaque ao logo da importadora, sempre posicionado na parte inferior esquerda da grade frontal.

A DR Motor tem uma longa história de adaptar carros chineses de marcas como Chery e JAC Motors para o mercado italiano. Contaremos mais sobre essa história em um futuro artigo.

Tiggo 5, a versão carro-conceito

O Tiggo 5 conceito
O Tiggo5 em formato conceito (Imagem: Divulgação/Chery Automobile)

Apesar de nunca ter sido lançado comercialmente, o Tiggo 5 Concept foi projetado para utilizar um motor 1.9 turbodiesel em suas versões mais simples. Na parte mais cara da linha, o carro levaria um motor V6 3.0.

Desenhado pela famosa firma de design italiana Gruppo Bertone, o Tiggo 5 foi exibido pela primeira vez no Salão do Automóvel de Xangai em 2008. Os italianos, conhecidos por desenhar algumas Lamborghinis, são responsável pela visual do Chery Face e do Effa M100.

Quais são as peças mais procuradas do Chery Tiggo?

Flexível de freio do Chery Tiggo

Uma peça bastante procurada pelos clientes é o flexível de freio. O item é responsável por conduzir o fluido de freio mediante pressão, que é responsável por acionar o sistema e desacelerar o veículo.

Outro produto comprado com frequência é o kit de pastilhas de freios traseira. Um dos componentes mais essenciais do sistema de frenagem, você pode saber mais sobre ele lendo esse artigo.

Por fim, os proprietários do Chery Tiggo costumam substituir as velas de ignição. Se você quiser entender mais sobre essa peça, recomendamos nosso artigo sobre esse componente.

Onde comprar as melhores peças de Chery Tiggo?

O melhor site para comprar peças para Chery Tiggo, pecahoje.com.br!

O melhor site para comprar peças para o Chery Tiggo é o pecahoje.com.br! A loja de autopeças 100% especializada em veículos de origem chinesa traz peças de várias marcas chinesas, como CAOA Chery, Effa, JAC Motors e Towner.

Conheça nosso catálogo clicando nesse link. Todos os produtos disponíveis são enviados para todo o Brasil.

Caso tenha dúvidas, entre em contato com nossa equipe de atendimento no número (11) 2578-8448, seja por ligação ou WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat