MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Empresa uruguaia tem grande história no Brasil e parcerias com várias fabricantes chinesas.

Redação pecahoje.com.br

A marca Effa Motors possui uma longa história no Brasil, oferecendo diversos modelos de veículos para o público

O começo da Effa Motors

Uma Effa M100
Effa M100 (Imagem: Wikimedia Commons)

A Effa Motors foi fundada em meados de 2006 pelo engenheiro e empresário Eduardo Effa. Radicado no Brasil desde 1998, o uruguaio era dono de uma empresa de enfeites natalinos antes de entrar no mercado automotivo.

A empresa está sediada na cidade San Juan de Mayo, no Uruguai, mas tem o Brasil como seu principal mercado. Dentre os veículos importados, destaque para os veículos das marcas Changhe, Hafei, Huanghai e Jinbei.

A parceria da Effa com a Lifan

Um Lifan 320
Um Lifan 320 (Imagem: Wikimedia Commons)

A importação dos primeiros modelos da Lifan Motors no Brasil ficou por conta da empresa brasileira Ever Eletric, a mesma que cuida da marca Effa Motors.

Dois dos principais veículos da Lifan foram lançados nesse período: o sedã 620 e o hatchback 320. A empresa chinesa assumiu as operações no Brasil em 2012.

Se você quer saber mais sobre o controverso Lifan 320, leia mais nesse artigo.

Os carros da Effa que não chegaram no Brasil

Uma Effa Aojun
Um Effa Aojun (Imagem: Wikimedia Commons)

Poucos carros da Effa Motors foram lançados exclusivamente no Uruguai. Um deles é a Effa Aojun, uma picape produzida pela marca chinesa Huanghai.

O veículo chegou a ser homologado e testado no Brasil sob o nome Effa Aoujun (com o “u”), mas não foi vendido por aqui. Em seu lugar, a picape Plutus foi lançada para os brasileiros.

Effa M100, o primeiro carro da marca no Brasil

Uma Effa M100
Um Effa M100 (Imagem: Divulgação/Changhe)

O Effa M100, um dos primeiros carros chineses no Brasil em 2007, com design italiano da Gruppo Bertone, motor de 4 cilindros com 47 cavalos a 5.000rpml, atingindo 140 km/h.

Com nome original de Changhe Ideal na China, o veículo foi lançado em vários outros países. O M100 quase chegou nos Estados Unidos com motor elétrico, mas a importadora americana faliu antes do lançamento.

Confira mais no nosso artigo completo sobre a Effa M100.

As picapes e vans da Effa Motors

Uma Effa Picape
Effa Picape (Imagem: Divulgação/Effa Motors)

A marca ficou conhecida por ofertar diversos veículos comerciais de pequeno porte. O público-alvo desses veículos era atrair comerciantes de empresas pequenas e prestadores de serviços.

A linha Effa Picape possuía quatro configurações: simples, dupla, baú ou carroceria longa. Todas contavam com um motor 1.0 de 47 cavalos. Esses veículos foram fabricados pela Hafei Motor – que você pode conhecer melhor aqui.

Uma Effa Van
Uma Effa Van (Imagem: Wikimedia Commons)

Outra linha de veículos da Effa Motors de grande popularidade foram as vans e furgões. Também fabricadas pela Hafei, elas contavam com motores similares aos utilizados nas picapes.

Por fim, a linha Start também alcançou sucesso no Brasil, sendo ofertada como cabine simples, dupla e van.

Por onde anda a Effa Motors no Brasil?

Uma Effa K01
Uma Effa K01 (Imagem: Divulgação/Effa Motors)

A marca segue lançando veículos no Brasil. Em 2017, a marca trouxe a “Linha K” que contava com as picapes K01 e K02. Esses utilitários eram fabricados originalmente pela DFSK.

Pouco tempo depois, a marca lançou a “Linha V” com as picapes V21 e V22. Já em 2020, a marca trouxe o furgão comercial V25, que segue sendo o lançamento mais recente da Effa no Brasil.

Effa Picape vs. Towner Junior: qual é a diferença?

Uma Towner Junior
Uma Towner Junior (ou Effa Picape) (Imagem: Wikimedia Commons)

Uma dúvida recorrente fica por conta da semelhança da Effa Picape com a Towner Junior, outra picape de origem chinesa lançada pela CN Auto no Brasil.

Ambos os modelos são o mesmo veículo: a picape Ruiyi, fabricada pela Hafei Motor na China. Isso significa que as únicas diferenças entre os modelos fica por conta de adesivos e identificações externas, tendo a parte mecânica praticamente idêntica.

Tanto é que você pode ler nosso artigo sobre a Towner Junior, que também serve para a Effa Picape!

Os caminhões da Effa Motors

Uma Effa JBC
Uma Effa JBC (Imagem: Divulgação/Effa Motors)

Três modelos de caminhões desembarcaram no Brasil. Dois deles foram fabricados pela Jiangling Motors na China: a N601 Convay, com capacidade para três toneladas, e a N900, que transportava quatro toneladas.

Outro modelo é a Effa JBC, um caminhão de motor 3.2 com 103 cavalos de potência, projetado para disputar espaço com outros veículos de carga de marcas como Kia e Hyundai. Conheça mais sobre o caminhão nesse artigo.

Onde comprar peças para veículos Effa Motors?

Site do Pecahoje.com.br

Se você está procurando peças para veículos da marca Effa Motors, como o M100, a Effa Picape, a Start e os caminhões JBC e JMC, conheça o estoque do Pecahoje.com.br.

A empresa 100% especializada em veículos de origem chinesa conta com um grande estoque à pronta-entrega de peças para os veículos da Effa Motors.

Conheça nosso catálogo no site www.pecahoje.com.br/effa. Caso tenha alguma dúvida, fale com nossa equipe de especialistas via telefone ou WhatsApp no número (11) 2578-8448.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat