A Towner Picape é o veículo mais popular da história da Hafei Motor no Brasil. Divulgação/Effa Motors
Responsável pela Towner Junior, montadora possui ampla popularidade no Brasil e na China.
Postado originalmente em 29 de julho de 2019
Ao falar da indústria automotiva chinesa, é impossível deixar de citar os veículos fabricados pela Hafei Motor. Operando em Harbin, capital da província de Heilongjiang, a montadora ficou conhecida pela criação de diversos sedãs, minivans e pequenas picapes, começando suas operações no início da década de 80.
Nesse período, a empresa ficou conhecida pelos “mini-veículos”, com muitos deles lançados com a marca Songhuajiang, como a van HFJ6350, ainda popular pelas ruas de Beijing. Contando com mais de seis mil empregados registrados assim como ativos totalizando mais de cinco bilhões de remimbis, a Hafei Motor tem capacidade de fabricar até 400 mil veículos e 550 mil motores por ano.
A história da Hafei Motor inicia como parte da Aviation Industry Corp of China (AVIC), companhia especializada no desenvolvimento de aeronaves comerciais e militares, como o Harbin Z-19, helicóptero comissionado pela defesa aérea da China. Em 2009, essa montadora foi adquirida pela Chang’an Automobile Group – empresa que operou no Brasil entre 2006 e 2011 sob o nome Chana.
Com presença em mais de sessenta países, a Hafei desembarcou no Brasil com diversos modelos comercializados pela Effa Motors, como a Start, e pela CN Auto, como a famosa Towner Junior – entenda a diferença entre as picapes das duas importadoras nesse artigo, assim como as vans em outro artigo. Firmando parcerias técnicas com empresas britânicas, austríacas e japonesas, destacou-se por unir forças com a firma de design italiana Pininfarina, conhecida por ser responsável por diversos modelos da gigante italiana Ferrari. Um dos resultados dessa parceria foi a Hafei Zhongyi, vendida no Brasil como Effa Van.
Apesar de ser conhecida no Brasil pelos seus utilitários, a montadora conta com um amplo portifólio de veículos de passeio. Um deles, o sedã Saibao, foi apresentado no Salão do Automóvel de Geneva em 2005, contando com design pela Pininfarina e mecânica da japonesa Mitsubishi. Já o hatchback Lobo foi vendido entre os anos 2002 e 2010, com forte presença no mercado malaio e tailandês.
Dentre as premiações conquistadas pela Hafei Motor, destaque para a condecoração de “marca mais competitiva” pelo Ministério do Comércio da China. Tanto os nomes Hafei como Songhuajiang são considerados como as maiores marcas automotivas da China, encontrando-se no topo de diversos rankings de popularidade.
Esta popularidade, por sua vez, não é apenas em solo chinês: não é muito difícil encontrar um veículo desta montadora andando pelas ruas do Brasil. De fato, uma marca de grande expressão.
Se você precisar de mais informações a respeito de alinhamento de rodas de veículos lançados pela Effa Motors, conheça nosso artigo a respeito disso.
Conheça mais histórias de montadoras chinesas, como a Lifan, a Great Wall, a Dongfeng (DFM e DFSK) e a Chana, no nosso blog!