Divulgação/Observatório Nacional de Segurança Viária
Maio Amarelo é um evento de escala nacional que alerta motoristas sobre os perigos no trânsito, de maneira a reduzir o número de feridos e mortos em acidentes com automóveis.
No dia 11 de maio de 2011, o então secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, deu início a campanha “Década de Ação para a Segurança no Trânsito”, que buscava parar o aumento das mortes causadas por acidentes com carro. De acordo com uma pesquisa que abrangeu mais de 170 países, quase 1,3 milhão de pessoas morreram devido a acidentes no ano de 2009, com outras 50 milhões de vítimas com sequelas. Esta é a nona maior causa de mortes no mundo, custando 518 bilhões de dólares (quase dois trilhões de reais) aos governos.
A ideia da ação mundial é aumentar a consciência dos motoristas em relação às regras de trânsito. Uma delas é se atentar ao consumo de bebidas alcoólicas ao volante. Outro ponto crucial é promover o uso de capacete para motociclistas e do cinto de segurança em automóveis. Por fim, o evento busca destacar a importância da melhoria do atendimento emergencial. De acordo com os cálculos da ONU, se nenhuma ação for tomada entre 2011 e 2020, a média de vidas perdidas no trânsito a partir de 2030 será de 2,4 milhões ao ano. O evento visa poupar a vida de mais de cinco milhões de pessoas.
Com a finalidade de atingir a marca definida pela ONU, surgiu o Maio Amarelo, organizado pelo Observatório de Segurança Viária.
Divulgação/Observatório Nacional de Segurança Viária
Os símbolos e eventos do Maio Amarelo
Desde 2014, o evento busca conscientizar quem dirige dos perigos do trânsito em todo o território nacional, chamando a atenção de motoristas, empresas, entidades, associações e governos. Desse modo, os organizadores buscam colocar em pauta a segurança viária, divulgando informações e quebrando mitos. O evento de abertura ocorreu em 24 de abril no Palácio Anchieta, em Vitória, capital do Espirito Santo.
O logotipo da fita é um símbolo mundial que demonstra que é necessário ter atenção a um assunto. Ao mesmo tempo, a cor amarela se refere ao sinal de “atenção” em semáforos, mostrando o cuidado que se deve ter no trânsito. Dentre os municípios que aderiram ao evento incluem as paulistas Sorocaba, Mogi das Cruzes, Indaiatuba e Hortolândia. A cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, recebeu o evento de fechamento no dia 28 de junho de 2019.
O mote do evento em 2019 foi “no trânsito, o sentido é a vida”. O material da campanha procurou promover atos de gentileza no trânsito. Outra ideia foi chamar a atenção às distrações ao volante, como dirigir com muita pressa e pouco cuidado, bem como o uso do celular. Isso foi feito com o propósito de destacar a parte dos motoristas para reduzir a quantidade de vítimas de acidentes
Durante esse período, o blog do Pecahoje trouxe vários artigos especiais sobre o evento, trazendo os principais fatos sobre o trânsito e convidando seus clientes a fazerem a manutenção preventiva de seus carros. Dessa forma, todos podem reduzir a chance de sofrer acidentes e preservando vidas.