MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



A alça do teto de carro, destinada ao passageiro do banco de trás. (Fonte: Commons)

Alça interna é frequentemente utilizada para se apoiar durante frenagens bruscas.

Comprar peças para um carro chinês no Pecahoje.com.br é um processo bastante simples: basta acessar o site, digitar no campo de pesquisa o nome do produto desejado, adicioná-lo ao carrinho e finalizar o pedido. No entanto, uma parte do veículo em especial gera diversas dúvidas com relação ao nome: aquela “barra” que se encontra parafusada no teto do veículo, chamada por diversos nomes obscenos, que é agarrada pelos passageiros durante aquela ultrapassagem arriscada. Pouquíssimas pessoas sabem o nome oficial desta peça; ainda menos entendem sua verdadeira função.

Os vários usos da alça do teto de carro

Chamada apenas pelo nome de “alça interna” em diversos catálogos, especula-se que a origem dessa peça seja o resultado de uma evolução das alças encontradas em carruagens puxadas por cavalos, que permitia que os cocheiros subissem à bordo. Isso leva a crer que sua utilidade seja auxiliar a entrada e saída do veículo – ajudando, em especial, as pessoas com dificuldades para se locomover.

No entanto, esta alça possui usos populares bastante variados e criativos. Algumas pessoas optam por transformá-la em “cabideiros”, pendurando roupas para evitar que elas fiquem amassadas. Outros usam como apoio para os passageiros mudarem de posição no assento, de maneira a ficarem mais confortáveis durante viagens longas. No entanto, o uso mais comum é que os passageiros agarrem esta alça para se sentirem mais seguros durante situações de direção perigosa. 

O perigo de se apoiar nesta alça

Este instinto natural e involuntário de se apoiar em algum lugar durante estas situações pode justificar a ausência desta alça no lado do motorista, que deve manter as mãos no volante e em controle total do veículo. Carros esportivos, por sua vez, não costumam ter estas alças internas justamente para evitar que os passageiros fiquem agarrados a elas o tempo todo, dado que o veículo se move mais rapidamente. Outra razão para essa ausência é que esta peça pode estragar o design do carro, já que estas alças são consideradas “detalhes de veículos antigos”.

É importante destacar que estar apoiado nesta peça durante um acidente pode aumentar as chances do passageiro ferir a mão, pulso e braço. Durante uma frenagem brusca, o passageiro pode ser impulsionado para frente enquanto o braço se mantém na mesma posição, podendo ferir o ombro. Já em capotamentos, os dedos podem ser completamente esmagados entre a alça e o teto do carro, dificultando o resgate. Por fim, alguns veículos possuem airbags laterais que, quando ativados, podem agravar uma lesão no braço do passageiro.

Faz falta em carros modernos

Ainda que aparentemente trivial, essa peça é dada como essencial por algumas pessoas. O fórum oficial da montadora americana Tesla Motors recebeu algumas reclamações quando fotos do interior do Model S foram divulgadas exibindo a ausência da famosa alça. Um usuário ressaltou o uso da “barra” para permitir que o pai dele, um senhor de noventa anos, saísse do veículo sem maiores transtornos.

A alça do teto de carro em outros idiomas

O nome oficial desta peça não é apenas um dilema de quem fala a língua portuguesa. Em fóruns de mecânica automotiva em inglês, por exemplo, é frequente encontrar postagens se referindo a esta alça por palavrões. Dentre os nomes mais amenos, destaque para “Oh Jesus Handle“, a “Alça do Ai Meu Deus“, ou “Chicken Handle“, a “Alça da Galinha” – sendo “galinha” uma maneira de chamar alguém de “covarde”. Os franceses também têm dificuldade para encontrar o nome correto desta peça, que é chamada oficialmente pelos autopeças locais como “poignée de maintien” (traduzida como “maçaneta de retenção”). Mas, no geral eles também fazem uso de nomes obscenos.

Caso esteja em busca desta alça, assim como de maçanetas manivelas para o seu carro chinês, acesse o pecahoje.com.br. O nosso catálogo abrange diversos modelos de veículos chineses lançados no Brasil de montadoras como Chery, Effa e JAC Motors! Se quiser ficar por dentro do mundo dos carros chineses, acompanhe nosso blog e siga-nos no Facebook e Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat