Imagem por Swoolverton sob licença CC BY-SA 3.0 Unported (imagem remixada do original)
Engraçadas, ousadas e impactantes, essas são as propagandas de carros chineses mais chamativas do Brasil.
Publicado originalmente em 13 de dezembro de 2023.
Redação pecahoje.com.br
“A propaganda é a alma do negócio“, diz o ditado popular. Para divulgar as marcas de carros chineses e superar a desconfiança do brasileiro, diversas ideias foram colocadas em prática para promover os veículos por aqui.
Nesse artigo, vamos abordar algumas das propagandas mais chamativas do mundo automotivo chinês no Brasil.
Chery Tiggo 8: a oitava maravilha do mundo
Para divulgar o Tiggo 8, o SUV de alto padrão com oito lugares, a CAOA Chery lançou um vídeo destacando os recursos sofisticados do veículo, com o bordão “a oitava maravilha do mundo” encerrando a divulgação.
O comercial foi um dos pontos altos da marca desde a CAOA ter assumido as operações da Chery no Brasil, com ampla exibição na internet e na televisão.
JAC e o “padrinho” Faustão
O apresentador Fausto Silva foi o escalado para ser o “padrinho” da JAC Motors em sua chegada ao Brasil. De acordo com uma matéria do portal UOL, o apresentador teria cobrado mais caro do que haviam projetado para artistas internacionais, como o americano George Clooney.
Sérgio Habib, presidente da JAC Motors no Brasil, relembrou que Faustão também pediu um J3 emprestado, bem como visitou diversas concessionárias da marca.
A parceria durou pouco: no ano seguinte, o lançamento do compacto JAC J2 não contou com o apresentador em suas divulgações.
Conheça mais sobre o JAC J3 em um artigo especial no nosso site!
A estreia da GWM ao som dos Beatles
A chegada da Great Wall Motors ao Brasil foi marcada por uma grande campanha publicitária com o slogan “Hello, Tomorrow”, divulgando a marca em comerciais e anúncios pela internet.
As propagandas da marca contaram com a trilha sonora de “Hello, Goodbye“, música da emblemática banda inglesa The Beatles, remixada pelo brasileiro DJ Alok. A canção original faz parte do álbum “Magical Mystery Tour”, de 1967.
Conheça mais sobre a GWM em um artigo no nosso site.
Lifan 320 e a provocação ao Mini Cooper
O compacto da Lifan Motors é conhecido por ser parecido com o Mini Cooper, o emblemático veículo da empresa alemã Mini. A fabricante chinesa respondeu que as semelhanças eram “ocorrências comuns do mercado automotivo”.
Uma das primeiras aparições do veículo no Brasil foi no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2010. Na ocasião, o estande da Lifan Motors ficava ao lado da exposição da Mini, facilitando a comparação entre os modelos.
O desconforto entre as marcas aumentou após a fabricante chinesa trazer um sósia do personagem Mr. Bean para posar ao lado do Lifan 320. O personagem, vivido pelo ator inglês Rowan Atkinson, era visto pilotando um Mini Cooper em diversos episódios da série.
O sósia aparece em outros comerciais também. Veja um desses comerciais abaixo:
A semelhança entre o Mini Cooper e o Lifan 320 resultou em um processo iniciado pela BMW, atual gestora da marca Mini. O caso foi sentenciado à favor dos alemães, mas aconteceu apenas em 2019, cinco anos depois do 320 deixar de ser vendido no Brasil.
Leia mais sobre o Lifan 320 em um artigo especial para o veículo!
BYD reage à redução da concorrência
A fabricante de carros elétricos chinesa BYD chegou no Brasil em 2015, após muitas especulações na mídia ao longo dos anos. Inicialmente focada na criação de ônibus e baterias, a empresa passou a oferecer carros de passeio.
A marca ganhou bastante espaço com o sedã Han e o SUV Tan. Em resposta ao baixo preço do BYD Dolphin, marcas concorrentes como Renault, Chery e JAC Motors reduziram os preços de seus veículos de entrada.
Através de sua conta oficial no Instagram, a BYD respondeu à redução feita pelos competidores. “Baixar o preço é fácil, mas que tal aumentar a qualidade e a autonomia do seu carro pro nível do nosso?”, afirma a postagem.
Se você quer conhecer mais sobre a fabricante chinesa no Brasil, leia nosso artigo completo sobre a marca no nosso blog.
A música da Chana Motors
A Chana Motors foi uma das primeiras marcas de carro chinesas a chegar no Brasil. Uma de suas características mais chamativas ficou por conta do nome, que é associado a um significado obsceno no país.
Talvez por essa brincadeira no nome que o jingle da Chana Motors seja tão curioso. Na propaganda, o músico lista as vantagens de ter uma Chana, com o refrão repetindo o nome da marca diversas vezes.
Ainda que não seja possível confirmar se a música ou a propaganda são oficiais da Chana ou gravadas por uma concessionária da marca, o resultado acidentalmente cômico chama a atenção. O portal Flatout destacou o anúncio como um dos piores da história.
A melhor propaganda para o seu carro chinês
Procurando peças para seu carro chinês mas não sabe onde encontrá-los? Temos uma ótima notícia!
O Pecahoje.com.br é um site especializado em peças para veículos de origem chinesa, como Chery, JAC, Lifan e Chana. Se você precisar de peças para esses veículos, conheça nossa loja 100% especializada clicando aqui.
Aproveite nosso estoque à pronta-entrega e com envio para todo o Brasil!