O controle de estabilidade criado e patenteado pela Bosch surgiu no mercado sob o nome de ESP, que significa Eletronic Stability Program, em inglês, que significa “Programa de Estabilidade Eletrônica”. O sistema atua principalmente em auxiliar no controle do veículo em mudanças repentinas de direção, bem como em situações mais perigosas, como durante aquaplanagem e em perda de controle, evitando principalmente acidentes graves e mortes.
O funcionamento do sistema de estabilidade
Através de vários sensores que analisam o movimento das rodas – sendo que alguns deles são utilizados pelo ABS, responsável por controlar a pressão dos freios durante uma frenagem para as rodas não travarem – o sistema de ESC realiza várias leituras por segundo, atuando em conjunto com os freios e o controle de tração para realizar ajustes automáticos na trajetória do veículo. As alterações são orientadas à direção que está sendo apontada pelo volante.
Este sistema é ideal para assegurar para situações em que o motorista se vê obrigado a fazer uma manobra brusca para evitar um acidente. Nessas ocasiões, o movimento pode não ser suficiente para completar a curva e corrigir a direção conforme esperado. Nesse momento, o sistema pode fazer correções no rolamento de uma das rodas para forçar a alteração de direção – tudo feito de forma automática.
O sistema de estabilidade pode ser visto em uso, também, em momentos como ladeiras com paralelepípedo durante tempo chuvoso. Durante essas situações, o motor faz alterações em como algumas das rodas opera de maneira a causar atrito suficiente para permitir que o carro continue a subir.
O mesmo sistema, com diversos nomes
O sistema de estabilidade pode ser chamado por duas siglas: o ESP, conforme mencionamos no começo do artigo, bem como por ESC, que significa Electronic Stability Control, ou Controle Eletrônico de Estabilidade, em português. Ambos nomes apontam ao mesmo sistema.
Devido ao surgimento de sistemas similares desenvolvidos por outras empresas e montadoras, vários nomes foram surgindo ao longo dos anos. A fabricante japonesa Honda faz uso do nome VSA, que significas Vehicle Stability Assist, ou Assistência de Estabilidade do Veículo. Já a norte-americana Ford nomeia o sistema de estabilidade como DSC, para Dynamic Stability Control, ou Controle de Estabilidade Dinâmica. Por fim, a empresa japonesa Toyota usa VSC, Vehicle Stability Control, em sua nomenclatura.
Há ainda outras variações sobre o mesmo tema, como VDC, Vehicle Dynamic Control, VSE, Vehicle Stability Enhancement, entre outros. No entanto, o termo que acabou se popularizando foi mesmo o ESC.
Os benefícios do controle de estabilidade
Eventos nacionais, como o Maio Amarelo, reforçam a importância de manter estes sistemas de segurança revisados para evitar acidentes. Vale notar, também, que é necessário que estes veículos não dirijam com o pneu reserva, especialmente aquele de menor tamanho, durante períodos chuvosos.
Conforme levantamento feito nos anos 2000 pelo instituto de segurança viária norte-americano Insurance Institute for Highway Safety, o IIHS, o sistema foi capaz de reduzir acidentes fatais em 43%. Outro levantamento, este feito pela agência governamental de administração de segurança veicular dos Estados Unidos, o NHTSA, apontou que 83% dos capotamentos de SUVs foram evitados graças ao uso do dispositivo. O sistema é considerado um das resoluções de segurança mais importantes na história desde a invenção do cinto de segurança.
Redação pecahoje.com.br