MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Cor de carro é um escolha pessoal, mas grande parte dos motoristas parecem escolher um grupo pequeno e específico de cores.

Redação pecahoje.com.br

Publicado originalmente em 6 de junho de 2022.

Quando vamos comprar um carro, é comum nos depararmos com veículos de cores simples, como branco, prata, cinza e preto. Fora elas, quais são as cores mais populares? Por qual motivo as pessoas deixaram de comprar carros com cores chamativas? Conheça mais nesse artigo!

Qual é a cor de carro mais popular do mundo?

Um JAC J3 Sport.
A cor branca ainda é a mais requisitada, mas o cenário tem mudado. Em destaque, um JAC J3 Sport, da montadora JAC Motors.

O levantamento foi feito pela fabricante de tintas norte-americana Axalta Coating System, uma das principais empresas do ramo de pinturas automotivas. O estudo analisou os dados de venda de tintas para a indústria de fabricação de automóveis pelo mundo no ano de 2021.

O resultado dos anos anteriores se repetiu na análise daquele ano, em que o ranking é liderado pela cor branca, com 35% dos veículos pintados com essa cor. Desse grupo, um a cada três veículos possuía a cor do tipo metálico, isto é, compostas por partículas de alumínio em sua composição, que faz com que a luz reflita e faça um efeito brilhante na pintura.

Por que as pessoas preferem carros brancos?

Uma Effa Van.
A cor branca é muito usada em veículos utilitários e de empresas. Na foto, uma van da Hafei, trazida para o Brasil como Effa Van pela Effa Motors.

Uma das razões apontadas pela grande popularidade da cor branca é seu uso em veículos comerciais, como vans, picapes e outros utilitários. O branco é neutro e se encaixa em qualquer tipo de empresa, independentemente das cores que a marca utilize. Seja na moda ou no design, a máxima é infalível: a cor branca combina com qualquer outra.

Já no lado do consumidor convencional, análises de mercado apontam que os automóveis costumam ser coloridos conforme o resto dos objetos que as pessoas costumam utilizar. No século XX, era costumeiro ter eletrodomésticos e eletroeletrônicos com cores mais chamativas, como geladeiras marrons e liquidificadores vermelhos. Atualmente, o branco remete ao nosso cotidiano cada vez mais rodeado por tecnologia, usado com grande força em sites dessas empresas, como a gigante americana Apple.

Essa tendência está mudando, em vista que a pintura branca nos automóveis está em queda no total de veículos. Essa mudança pode estar acompanhando a transição da própria tecnologia, que tem começado a favorecer cores mais escuras, como o cinza, por exemplo.

Um CAOA Chery Tiggo 2, de cor de carro cinza.
A tecnologia pode estar incentivando a preferência pelas cores cinza e prata. Na imagem, um CAOA Chery Tiggo 2, da Chery.

No entanto, nem todas as regiões preferem a cor branca sobre todas as outras: os europeus preferem carros cinzas, em especiais os modelos compactos, esportivos e minivans. Outro país que a pintura clara não é tão aceita é na Índia, onde os veículos brancos lideram por apenas 1%. A segunda cor mais popular naquele país é o prata.

As cores neutras lideram o ranking

Uma Towner Van.
Além das cores branca e preto, os motoristas preferem cores neutras como o cinza e o prata. Na foto, uma Towner Van.

Em segundo lugar no ranking mundial estão as cores pretas, com 19% dos carros pintados. Na sequência, o cinza aparece também com 19%, enquanto o prata vêm na quarta colocação com 9% dos veículos. Note que a cor cinza é uma cor mais escura que o prata. Isso indica que quatro a cada cinco carros usam cores neutras em sua pintura – ou “acromáticos”, como a indústria automotiva costuma chamá-los.

As razões para o domínio dessas cores são muitas. Uma delas é que proprietários de veículos temem que seus carros com cores de destaque sejam mais difíceis de revender. Outro motivo comum é ter um carro menos chamativo, diminuindo as chances de furto ou roubo. Por fim, é provável que as pessoas comprem carros dessas cores pois eles são as mais comuns.

Uma Rely Picape, de cor de carro branca.
Uma Rely Picape, de coloração branca.

Um caso a parte é a Índia, onde a cor preta é apenas a sexta mais utilizada, praticamente empatada com o azul. À frente dela encontram-se as cores marrom (e o bege), assim como o vermelho.

Azul é a cor de carro mais procurada fora das convencionais

Um Shineray T20, de cor de carro azul.
A Shineray T20, ofertada no Brasil com um tom azulado.

A cor azul está na quinta colocação, com apenas 8% dos veículos pintados nessa cor. Em países como a China e Japão, bem como os continentes africano e europeu, a cor azul se encontra na quarta colocação, à frente de uma das cores acromáticas.

O vermelho é a cor de 5% dos carros em 2021, enquanto os tons bege e marrom recobrem 3% dos automóveis pelo mundo. Verde, amarelo e dourado possuem juntos apenas 2% da frota mundial.

O ranking das cores de carro mais populares

1º: Branca (35%)

2º: Preta (19%)

3º: Cinza (19%)

4º: Prata (9%)

5º: Azul (8%)

6º: Vermelha (5%)

7º: Marrom ou bege (3%)

8º: Verde (1%)

9º: Amarela ou dourada (1%)

10º: Demais cores (menos de 1%)

Qual é a pintura ideal para um veículo Effa Motors?

Um Effa M100.
Um Effa M100, um dos veículos de passeio da Effa Motors.

O pecahoje.com.br é um autopeças especializado em carros chineses e, já que estamos falando em cor de carro, temos um artigo especial falando a respeito das cores utilizadas pelos veículos da Effa Motors, como o Effa M100, a Effa Picape, a Effa Van, o Effa JBC, entre outros. Conheça mais clicando ou tocando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat