MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Cor de carro é um escolha pessoal, mas grande parte dos motoristas parecem escolher um grupo pequeno e específico de cores.

Redação pecahoje.com.br

Quando vamos comprar um carro, é comum nos depararmos com veículos de cores simples, como branco, prata, cinza e preto. Fora elas, quais são as cores mais populares? Por qual motivo as pessoas deixaram de comprar carros com cores chamativas? Conheça mais nesse artigo!

Qual é a cor de carro mais popular do mundo?

Um JAC J3 Sport.
A cor branca ainda é a mais requisitada, mas o cenário tem mudado. Em destaque, um JAC J3 Sport, da montadora JAC Motors.

O levantamento foi feito pela fabricante de tintas norte-americana Axalta Coating System, uma das principais empresas do ramo de pinturas automotivas. O estudo analisou os dados de venda de tintas para a indústria de fabricação de automóveis pelo mundo no ano de 2021.

O resultado dos anos anteriores se repetiu na análise daquele ano, em que o ranking é liderado pela cor branca, com 35% dos veículos pintados com essa cor. Desse grupo, um a cada três veículos possuía a cor do tipo metálico, isto é, compostas por partículas de alumínio em sua composição, que faz com que a luz reflita e faça um efeito brilhante na pintura.

Por que as pessoas preferem carros brancos?

Uma Effa Van.
A cor branca é muito usada em veículos utilitários e de empresas. Na foto, uma van da Hafei, trazida para o Brasil como Effa Van pela Effa Motors.

Uma das razões apontadas pela grande popularidade da cor branca é seu uso em veículos comerciais, como vans, picapes e outros utilitários. O branco é neutro e se encaixa em qualquer tipo de empresa, independentemente das cores que a marca utilize. Seja na moda ou no design, a máxima é infalível: a cor branca combina com qualquer outra.

Uma fotografia de Havana, cidade de Cuba.
Antigamente, os carros possuíam cores mais vibrantes.

Já no lado do consumidor convencional, análises de mercado apontam que os automóveis costumam ser coloridos conforme o resto dos objetos que as pessoas costumam utilizar. No século XX, era costumeiro ter eletrodomésticos e eletroeletrônicos com cores mais chamativas, como geladeiras marrons e liquidificadores vermelhos. Atualmente, o branco remete ao nosso cotidiano cada vez mais rodeado por tecnologia, usado com grande força em sites dessas empresas, como a gigante americana Apple.

Essa tendência está mudando, em vista que a pintura branca nos automóveis está em queda no total de veículos. Essa mudança pode estar acompanhando a transição da própria tecnologia, que tem começado a favorecer cores mais escuras, como o cinza, por exemplo.

Um CAOA Chery Tiggo 2, de cor de carro cinza.
A tecnologia pode estar incentivando a preferência pelas cores cinza e prata. Na imagem, um CAOA Chery Tiggo 2, da Chery.

No entanto, nem todas as regiões preferem a cor branca sobre todas as outras: os europeus preferem carros cinzas, em especiais os modelos compactos, esportivos e minivans. Outro país que a pintura clara não é tão aceita é na Índia, onde os veículos brancos lideram por apenas 1%. A segunda cor mais popular naquele país é o prata.

As cores neutras lideram o ranking

Uma Towner Van.
Além das cores branca e preto, os motoristas preferem cores neutras como o cinza e o prata. Na foto, uma Towner Van.

Em segundo lugar no ranking mundial estão as cores pretas, com 19% dos carros pintados. Na sequência, o cinza aparece também com 19%, enquanto o prata vêm na quarta colocação com 9% dos veículos. Note que a cor cinza é uma cor mais escura que o prata. Isso indica que quatro a cada cinco carros usam cores neutras em sua pintura – ou “acromáticos”, como a indústria automotiva costuma chamá-los.

As razões para o domínio dessas cores são muitas. Uma delas é que proprietários de veículos temem que seus carros com cores de destaque sejam mais difíceis de revender. Outro motivo comum é ter um carro menos chamativo, diminuindo as chances de furto ou roubo. Por fim, é provável que as pessoas comprem carros dessas cores pois eles são as mais comuns.

Uma Rely Picape, de cor de carro branca.
Uma Rely Picape, de coloração branca.

Um caso a parte é a Índia, onde a cor preta é apenas a sexta mais utilizada, praticamente empatada com o azul. À frente dela encontram-se as cores marrom (e o bege), assim como o vermelho.

Azul é a cor de carro mais procurada fora das convencionais

Um Shineray T20, de cor de carro azul.
A Shineray T20, ofertada no Brasil com um tom azulado.

A cor azul está na quinta colocação, com apenas 8% dos veículos pintados nessa cor. Em países como a China e Japão, bem como os continentes africano e europeu, a cor azul se encontra na quarta colocação, à frente de uma das cores acromáticas.

O vermelho é a cor de 5% dos carros em 2021, enquanto os tons bege e marrom recobrem 3% dos automóveis pelo mundo. Verde, amarelo e dourado possuem juntos apenas 2% da frota mundial.

O ranking das cores de carro mais populares

1º: Branca (35%)

2º: Preta (19%)

3º: Cinza (19%)

4º: Prata (9%)

5º: Azul (8%)

6º: Vermelha (5%)

7º: Marrom ou bege (3%)

8º: Verde (1%)

9º: Amarela ou dourada (1%)

10º: Demais cores (menos de 1%)

Qual é a pintura ideal para um veículo Effa Motors?

Um Effa M100.
Um Effa M100, um dos veículos de passeio da Effa Motors.

O pecahoje.com.br é um autopeças especializado em carros chineses e, já que estamos falando em cor de carro, temos um artigo especial falando a respeito das cores utilizadas pelos veículos da Effa Motors, como o Effa M100, a Effa Picape, a Effa Van, o Effa JBC, entre outros. Conheça mais clicando ou tocando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat