Imagem por Nathan Wong sob licença CC-BY 2.0 Generic (imagem remixada da original)
O ator inglês é fã do mundo automotivo, mas já sofreu acidentes com uma de suas supermáquinas
Redação pecahoje.com.br
O nome Rowan Atkinson pode não chamar a atenção das pessoas. No entanto, é certeza que todos conhecem o personagem imortalizado por ele: o Mr. Bean. Tão famoso quando o homem de terno marrom e suas diversas caretas, é o seu clássico carro: um Mini Cooper verde, de capô preto
Poucos sabem que Atkinson é um fã do mundo automotivo, participando de corridas e demonstrando sua paixão por carros. Um de seus maiores xodós era a sua McLaren F1. Apesar de sua adoração pelos carros, ele já sofreu alguns acidentes com ele.
McLaren: a supermáquina
O superesportivo McLaren F1 foi criado em 1992 com o objetivo de ser o carro mais rápido e confortável possível. Dentre suas principais características, destaque para o assento único e central, contar com um motor 6.1 de 618 cavalos e por bater o então recorde de velocidade, atingindo 386,4 km/h.
Ao todo, a fabricante produziu apenas 106 unidades entre 1992 e 2000. Além de Rowan Atkinson, outras pessoas famosas tiveram uma F1, como o piloto inglês Lewis Hamilton, o apresentador americano Jay Leno e o estilista americano Ralph Lauren.
Apesar da raridade, Atkinson acabou extrapolando e sofreu dois acidentes a bordo dessa supermáquina.
O primeiro acidente
Em outubro de 1999, o ator inglês estava dirigindo seu carro na cidade de Lancashire, na Inglaterra e acabou colidindo com a traseira de um compacto da marca inglesa Rover.
Rowan saiu sem ferimentos, mas a frente de sua McLaren foi bem danificada. A própria fabricante do veículo trabalhou na restauração do veículo, que retornou para as mãos do ator no ano seguinte.
O segundo acidente
A segunda batida aconteceu em 2011. Atkinson estava acelerando seu carro em uma reta em uma cidade no interior da Inglaterra quando perdeu o controle do veículo. Ele saiu de traseira e acabou batendo em uma árvore e uma placa de trânsito.
Nessa ocasião, o ator inglês precisou ser hospitalizado por uma fratura no ombro. A McLaren F1 foi praticamente destruída e teve um custo de restauração de dois milhões de dólares – algo em torno de seis milhões de reais na época.
A despedida do carro
Quatro anos após o segundo acidente, Rowan decidiu leiloar o veículo. De acordo com ele, estava na hora de “outra pessoa aproveitar o carro”.
Apesar das batidas, o carro vendeu por 12,2 milhões de dólares (por volta de 38 milhões de reais na época), retornando um lucro de quase 8 milhões sobre os valores investidos pelo ator – incluindo os reparos e o seguro.
“Fã de carros”, mas não um “colecionador”
Atkinson gosta do mundo automotivo, mas rejeita o título de “colecionador”. O ator sente gosto por “usar” os veículos ao invés de apenas “tê-los”.
Em entrevista a uma revista especializada e reportada pela BBC, Atkinson afirmou que a ideia de ter os carros e não usá-las é “deprimente”, dizendo que eles não são “barras de ouro para manter escondidas em um cofre suíço”.
Conheça mais sobre o mundo automotivo
Você conhece qual é o modelo do carro do Homer Simpson? Sabe o que faz um radiador de carro? Gostaria de conhecer mais sobre a Chana Motors?
Siga o Pecahoje, a loja de autopeças 100% especializada em veículos chineses (JAC, Lifan, Effa, Towner e outros), no Facebook e Instagram para receber mais dicas e notícias!