MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



A taça da Copa do Mundo. (Imagem: Rhett Lewis/Unsplash)

Redação pecahoje.com.br

A Copa do Mundo de futebol no Catar já está rolando. Vamos descobrir o que podemos esperar do maior torneio de futebol do mundo!

Um resumo do torneio

A seleção argentina antes de uma partida da Copa do Mundo.
A seleção argentina em uma partida pelas eliminatórias da Copa do Mundo do Catar de 2022. (Imagem: Commons)

O processo de escolha do país que sediaria a Copa do Mundo começou em janeiro de 2009, com o Catar enviando seu pedido junto do Austrália, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos. O processo de escolheu favoreceu a nação catari, tornando-se a menor nação do mundo a sediar esse torneio. Como anfitrião, o país participará de sua primeira Copa do Mundo.

As eliminatórias começaram em 2019, sofrendo diversos adiamentos em função da pandemia de coronavírus entre 2020 e 2021. O sorteio dos grupos aconteceu em abril de 2022, antes mesmo das classificações terminarem.

Um dos estádios da Copa do Mundo do Catar.
Um dos estádios do torneio, o Education City. (Foto: Hatem Boukhit/Unsplash)

O torneio começou no no dia 21 de novembro, com a partida entre Catar e Equador, vencida pelos visitantes pelo placar de 2×0. Essa edição marcará a primeira Copa do Mundo que contará com juízas em um competição mundial de futebol masculina. A final acontecerá em 18 de dezembro no estádio Lusail Iconic, na cidade de Lusail.

Os países que ficaram de fora da Copa do Mundo

A seleção da Itália em jogo contra Portugal.
A tradicional seleção italiana, tetracampeã do torneio, ficou de fora dessa edição da Copa do Mundo. (Imagem: Commons)

Diversas seleções de tradição ficaram fora do torneio. Uma das principais equipes do continente africano, a Argélia, perdeu a chance de classificar para a Copa do Mundo após perder a vaga para Camarões. Outra seleção tradicional, a Nigéria, também não participará da competição.

Dentre os latino-americanos, os colombianos e chilenos não conseguiram classificar para o torneio. Na Europa, a tetracampeã Itália ficou fora da segunda Copa do Mundo consecutiva após perder a primeira rodada da repescagem para a Macedônia do Norte. A seleção da Rússia chegou a se classificar para a repescagem europeia, mas foi suspensa do torneio devido à guerra na Ucrânia, dando espaço à seleção da Polônia, que acabou conseguindo a vaga.

O grupo do Brasil

O uniforme da seleção brasileira.
A seleção brasileira reencontrará dois times da fase de grupos da edição anterior. (Imagem: Pixabay)

A seleção brasileira está no grupo G do torneio, ao lado das seleções da Sérvia, Suíça e Camarões. Dentre os adversários do Brasil, os suíços se encontram na posição 16 do ranking da FIFA, 216 pontos atrás dos brasileiros, terminando as eliminatórias como líderes do Grupo A, três pontos à frente de Portugal. Já os sérvios estão em 25º do ranking da FIFA, após conseguirem a classificação como líderes do Grupo C, superando a tetracampeã Itália. Por fim, os camaroneses estão na 38ª posição, após uma classificação vencida na prorrogação diante da forte seleção da Argélia.

Os brasileiros estreiam no dia 24 de novembro diante da Sérvia jogando no estádio Lusail Iconic, na cidade planejada de Lusail. A última vez que as equipes se encontraram foi na edição anterior da Copa do Mundo, em 2018, em que os brasileiros ganharam por 2×0.

Já no dia 28, a seleção do Brasil encarará a Suíça em Doha, no Estádio 974. Ambas equipes se encontraram em Copa do Mundo em duas ocasiões diferentes, com dois empates: 2×2 em 1950 e 1×1 em 2018.

Por fim, os camaroneses confrontarão a seleção brasileira no dia 2 de dezembro, novamente no estádio Lusail Iconic. O Brasil já disputou com a equipe africana em Copa do Mundo em duas ocasiões diferentes, vencendo ambos com facilidade: 3×0 em 1994 e 4×1 em 2014.

Quais são os possíveis adversários do Brasil nas oitavas-de-final?

A seleção do Uruguai alinhada para uma foto durante a Copa do Mundo.
A seleção uruguaia é uma das prováveis adversárias da seleção brasileira. (Fonte: Commons)

Se o Brasil se classificar para a próxima fase, encontrará alguma equipe do Grupo H nas oitavas-de-final. O grupo é composto por Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul. Caso a seleção canarinho terminar o grupo G em primeiro lugar, confrontará o segundo colocado do grupo H. Considerando as estatísticas do ranking da FIFA, é bem provável que os portugueses terminem o grupo na liderança, enquanto os uruguaios terminariam em segundo.

A seleção chinesa não conseguiu se classificar para a edição de 2022

A seleção da China em aquecimento.
A seleção chinesa em aquecimento antes de uma partida. (Fonte: Commons)

A China não teve sucesso nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Na segunda etapa da disputa, onde os chineses começaram a jogar, a seleção vermelha não teve dificuldades para se avançar à próxima fase, em um grupo formado pela Síria, Filipinas, Maldivas e Guam. Na fase seguinte, a equipe foi sorteada no grupo da Arábia Saudita, Japão e Austrália, potências do futebol asiático, terminando a disputa com apenas uma vitória.

A participação da seleção chinesa na Copa do Mundo

Uma partida de futebol entre China e Japão.
A seleção chinesa em uma partida com a seleção do Japão. (Fonte: Commons)

A primeira e única participação dos chineses no maior campeonato de futebol do mundo foi em 1994, realizada nos Estados Unidos. A seleção vermelha ficou no grupo da Turquia, Costa Rica e Brasil. Diante da seleção canarinha, os chineses perderam pelo resultado de 4×0, com gols do quarteto Roberto Carlos, Rivaldo, Ronaldinho e Ronaldo. A China teve um desempenho pífio diante dos turcos e costarriquenhos, terminando aquela edição sem fazer um gol sequer, na 31ª posição geral do torneio

A China quer sediar uma Copa do Mundo

Um estádio de futebol chinês.
O Estádio Nacional de Pequim. (Fonte: Commons)

A confederação chinesa de futebol tem mostrado um grande interesse em sediar uma Copa do Mundo. Com planos para triplicar o valor do esporte no país até 2025, projetando uma cifra de um trilhão de reais, o governo chinês tem focado em receber mais eventos esportivos internacionais. O país nacionalizou diversos jogadores brasileiros para compor sua seleção de futebol. Recentemente, a China recebeu os Jogos Olímpicos de Inverno e os Jogos Asiáticos, ambos realizados em 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat