MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Simuladores de voo e automobilismo são alguns dos jogos que se passam na China.

Redação pecahoje.com.br

Um dos maiores polos de videogame e jogos eletrônicos no mundo, a China foi palco da história de diversos games ao longo dos anos. Conheça alguns dos jogos que se passam na China.

Shenmue II

O personagem em uma rua de Hong Kong em um dos jogos que se passam na China
O protagonista em uma rua de Hong Kong. (Imagem: Reprodução/SEGA)

O jogo continua a saga do estudante de artes marciais Ryo Hazuki, que viajou até Hong Kong em busca de Lan Di, líder de uma máfia que matou o pai de Hazuki. Nessa história, o jogador deve desbravar uma cidade desconhecida em busca de provas e pistas que levem ao paradeiro do criminoso.

Para isso, Ryo deve conversar com os habitantes da região para recolher evidências, assim como realizar tarefas e participar de brigas para obter mais informações sobre o chefe da máfia. Diversas partes da cidade foram representadas no jogo, como o bairro de Wan Chai (local sede da montadora Geely) e a Cidade Murada de Kowloon.

Os primeiros dois jogos da série tiveram um orçamento de setenta milhões de dólares, valor recorde no lançamento em 2000, custando próximo à 600 milhões de reais corrigido à inflação e câmbio atuais. A história só veio receber uma sequência 18 anos depois, chamada de Shenmue III, que também se passa na China.

Série Ride

Uma das pistas do simulador de corridas de moto Ride está localizada em Macau, região administrativa da China. O circuito fez sua estreia na segunda entrada na série, lançada em 2017 para Playstation 4, Xbox One e computadores. A região ficou conhecida pela sua grande quantidade de cassinos e por ser uma das poucas regiões no mundo que fala português – falamos mais a respeito desse local em outro artigo.

A série italiana de corridas de moto Ride ficou conhecida pelo seu fotorrealismo de locais e veículos, bem como pela demonstração realista da pilotagem de motocicletas de diversos tipos. A versão mais recente foi lançada em 2019, chamada Ride 4, ganhando fama após um vídeo de uma corrida viralizar na internet. A gravação mostra uma disputa em uma chuva torrencial e com a visão do capacete, que levou internautas a acreditarem que se tratava de uma corrida real, dado o realismo dos visuais.

Microsoft Flight Simulator

Uma vista aérea em um dos jogos que se passam na China
Um vôo em uma região montanhosa da China. (Imagem: Reprodução/Xbox Game Studios)

Para ser honesto, a inclusão desse jogo na nossa lista é meio óbvia, dado que todos os países do mundo estão representados no jogo. Em Microsoft Flight Simulator, é possível utilizar qualquer um dos 248 aeroportos civis chineses, bem como voar sobre todos os quase dez milhões de quilômetros quadrados do país. Outros pontos específicos da China foram recriados, como a Muralha da China ou a Cidade Proibida, palácio imperial das Dinastias Ming até Qing.

O simulador de voo da Asobo Games e Xbox Game Studios conta com todos os cantos do planeta recriados por inteligência artificial, assim como representação de clima e tráfego aéreo em tempo real. O jogador pode realizar voos de exploração por diversos pontos turísticos do planeta, participar de desafios de pouso em aeroportos remotos ou completar itinerários aéreos reais.

Sleeping Dogs

Uma imagem do personagem principal de Sleeping Dogs, um dos jogos que se passam na China
O protagonista do jogo, Wei Shen. (Imagem: Reprodução/United Front Games)

Talvez o jogo mais emblemático que se passa nessa região asiática, Sleeping Dogs é um jogo de ação-aventura onde o jogador assume o papel de Wei Shen, um detetive da polícia de Hong Kong que se infiltra na máfia das tríades. O foco do título desenvolvido pela United Front Games e publicado pela Square Enix é o combate corpo-a-corpo ou armado, bem como a pilotagem de carros e o uso de parkour para perseguições a pé.

A cidade de Hong Kong foi recriada em escala reduzida e com algumas licenças artísticas. O jogador pode explorar o mapa a bordo de carros, motocicletas e barcos. É possível visitar diversas lojas para adquirir novos itens de customização, comprar carros, participar de competições de luta, capturar criminosos, bem como visitar escolas de artes marciais para aprender novos golpes.

O elenco do jogo é composto por vários atores famosos, como Will Yun Lee (Altered Carbon, Terremoto: A Falha de San Andreas), Tom Wilkinson (Conduta de Risco, Ou Tudo ou Nada), Lucy Liu (Kill Bill, As Panteras), Emma Stone (La La Land, O Espetacular Homem-Aranha) e Edison Chen (Conflitos Internos, O Grito 2).

Can Not Dull

Uma imagem de um jogo do Chery Face.
O jogo em ação. (Imagem: Reprodução/Chery Automobile)

Como de praxe, não podemos deixar de citar o jogo criado pela Chery Automobile para promover o lançamento do Chery A1, conhecido aqui no Brasil como Chery Face. O game, chamado de Can Not Dull, foi lançado no site chinês da fabricante em 2009.

Não podemos afirmar com certeza que este pequeno momento curioso do marketing automotivo da China se passa em território chinês, dado que o conceito inteiro do jogo é completamente abstrato. Nele, você move diversos itens do caminho do veículo da Chery, que percorre a tela em alta velocidade. Dentre os objetos controlados pelo jogador, destaque para uma laranja cortada e um sofá.

Temos um artigo inteiro explorando esse bizarro produto no nosso blog.

Kane & Lynch 2: Dog Days

Um veículo parado em um dos jogos que se passam na China
Um dos veículos estacionados no ambiente do jogo. (Imagem: Reprodução/Square Enix)

Desenvolvido pela empresa dinamarquesa IO Interactive em 2010, o jogo de ação traz a história de dois criminosos americanos que trabalham em Xangai, na China. A dupla precisa salvar as próprias vidas após uma troca de mercadorias não ocorrer como esperado, resultando em um conflito com uma gangue local.

O jogo foi amplamente criticado pela imprensa especializada por sua violência desregrada, controles pouco responsivos e pouca variação em seu conteúdo. No entanto, além de ser um dos jogos que se passam na China, há um ponto que merece destaque no jogo: uma aparição (ainda que sem o devido licenciamento da montadora) do que seria uma Chana Family Star, um dos veículos da Chana Motors trazidos para o Brasil.

O setor de videogames na China

Além dos jogos que se passam na China, o país asiático é responsável por quase 25% do lucro obtido pela indústria de videogame mundial, à frente de países como os Estados Unidos, outro grande polo do setor. Dentre os jogos produzidos no país, destaque para o jogo de ação-aventura Genshin Impact, que conta com mais de 60 milhões de jogadores ativos mensalmente, assim como o jogo de batalhas em arena Arena of Valor, que faz parte da listagem de jogos que valerão medalha olímpica nos Jogos Asiáticos de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat