MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



A diferença entre manivela e maçaneta pode ser difícil de entender, dado que são sinônimos na linguagem popular.

Redação pecahoje.com.br

Não importa se você está procurando por essas peças no nosso site ou passando um orçamento para nossos atendentes, maçanetas, fechadura e manivelas são itens fáceis de confundir pelos nomes serem sinônimos.

Vamos entender a diferença entre cada um deles, com algumas dicas para te ajudar a lembrar os nomes certos na sua próxima compra.

Manivelas

Uma manivela, que mostra a diferença entre manivela e maçaneta.
Uma manivela de levantar vidros.

Existem diversos tipos de manivelas com as mais diferentes aplicações. Estas peças possuem maior aplicação no mundo industrial, fazendo presença em nosso cotidiano apenas em produtos mais antigos, como moedores de café e máquinas de costura. Já no mundo automotivo, podemos ligar as manivelas a duas utilizações.

Uma máquina de costura com uma manivela na lateral.
Uma máquina de costura antiga, com uma manivela que permite o controle manual da agulha. (Imagem: Annie Spratt/Unsplash)

A mais comum é a utilização na regulagem da altura da máquina de vidro, permitindo sua abertura e fechamento. Recentemente, esse mecanismo tem sido substituído pelos vidros elétricos, mas alguns veículos ainda usam esse formato para baratear o custo do veículo. Em carros populares, a manivela é encontrada com mais frequência nas portas traseiras, enquanto veículos de serviços e frotas usam dessa manivela nas quatro portas.

Uma manivela de levantar vidro, que mostra a diferença entre manivela e maçaneta.
Uma manivela de levantar vidro. (Imagem: Commons)

As manivelas no passado do mundo automotivo

O segundo uso de uma manivela no mundo automotivo está extinta há anos: dar partida no motor de um carro. Esse método era considerado cansativo e, em certos casos, até mesmo perigoso.

O pontapé inicial para a substituição da manivela pelo motor de partida aconteceu em 1908, quando uma senhora que dirigia um Cadillac deixou o veículo morrer, interrompendo a passagem dos demais veículos. Presenciando a situação, o empresário Byron Carter decidiu ajudar a motorista a reiniciar o veículo, fazendo a movimentação da manivela.

Um mecânico rodando uma manivela de um veículo.
Em carros antigos era necessário dar a partida no veículo com uma manivela.

No entanto, o motor falhou, fazendo com que a manivela virasse em falso, atingindo o rosto do homem. Na ocasião, dois engenheiros da fabricante Cadillac presenciaram a cena e levaram o empresário até o hospital. Apesar dos esforços, Carter faleceu no final daquele ano, vítima de gangrena causada pela lesão sofrida no acidente.

Um Cadillac Model 30 estacionado em uma rua.
Cadillac Model 30, o primeiro veículo da fabricante sem manivelas. (Imagem: Commons)

Após ouvir o que houve, Henry Leland, fundador da Cadillac, mobilizou o time de engenheiros para trabalhar em uma alternativa prática e segura para ligar os veículos. Em uma parceria com a empresa Delco, o motor de partida foi inventado, usando de eletricidade e um botão para ligar o motor, dando fim ao uso das manivelas.

Maçaneta

A diferença entre manivela e maçaneta destacada.
Um exemplo de maçaneta interna.
A diferença entre manivela e maçaneta destacada.
Um par de maçanetas externas.

É o componente que faz um efeito de alavanca para mover um cabo (ou varão da fechadura) para destravar a porta. Geralmente é fabricado em plástico. Maçanetas se encontram no lado de dentro e fora do veículo, em todas as portas.

Puxador

Um puxador.

Este é o nome geralmente dado às alças plásticas fixadas na parte interna das portas, que tem como função servir de apoio para puxar a porta após entrar no veículo.

Vale lembrar que algumas peças para abertura de capo, porta-malas e tanque de combustível também são chamadas de puxador por mecânicos e motoristas.

Uma alça de abertura do tanque de combustível
Uma peça para abertura do tanque de combustível e outra para abrir o capô.

Podemos observar, também, que as maçanetas externas podem ser compostas por mais de uma parte. Uma dessas partes seria a alça que colocamos a mão para puxar, denominada como puxador.

Uma alça da maçaneta.
Uma alça que se encontra na maçaneta externa de um veículo.

Fechadura

Essa peça dá o mecanismo interno de travamento das portas. A fechadura não pode ser vista nem de dentro e nem de fora do veículo. Ela é instalada dentro da porta, com apenas uma de suas faces visíveis, sendo responsável por travar no gancho afixado na lataria do veículo.

A trava de um veículo.

Uma fechadura.

Alça interna

A alça de teto de um veículo. (Imagem: Commons)

Já que estamos falando da diferença entre manivela e maçaneta, outro item de característica similar é a alça interna, conhecida por diversos nomes – alguns deles até obscenos. Essa peça pode ser apontada como um vestígio histórico do carro quando ainda era um carruagem movida por cavalos, dado que essa alça permitia que os cocheiros subissem no veículo. Atualmente, ela é utilizada para auxiliar na saída do veículo, ainda que a maioria dos passageiros usem quando o carro está em movimento, o que não é recomendado. Conheça mais nesse artigo sobre essa peça.

Onde comprar manivelas e maçanetas de carro?

Se você for dono de um Chery, Lifan, JAC, Effa e Changan, consulte o catálogo de peças do pecahoje.com.br, o único autopeças 100% especializado em veículos chineses. Nosso estoque está à pronta-entrega e disponível para todo o Brasil. Aproveite e siga o Pecahoje no Facebook e Instagram para receber dicas, notícias e muito mais diretamente no seu celular!

Caso queira saber mais sobre o mundo automotivo além da diferença entre manivela e maçaneta, continue no blog do Pecahoje!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat