MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Antes de pegar a estrada, faça a manutenção preventiva do seu carro! (Fonte: Commons)

Publicado originalmente em 7 de maio de 2019

Descubra por qual motivo você deve fazer o rodízio de pneus, trocar as velas de ignição e o conjunto de filtros do seu automóvel.

Na primeira parte do nosso artigo sobre manutenção preventiva, vamos entender um pouco mais sobre as velas de ignição e os cabos, o rodízio de pneus e, por fim, os filtros de combustível, ar e de cabine.

Velas de ignição

A vela tem como objetivo criar a centelha que inflama a mistura “ar e combustível”. Isso causa uma explosão que movimenta os pistões, colocando o veículo em movimento. A recomendação geral para checar esta peça seria a cada dez mil quilômetros. Uma das causas mais comuns de problemas é o desgaste natural, que pode aumentar o consumo de combustível e dificultar a partida do veículo. Outro problema é a corrosão do eletrodo, que pode ser causada por resíduos de chumbo. Isso pode ocorrer pelo uso de combustíveis de baixa qualidade.

Falamos mais sobre estas peças em um artigo no nosso blog, que você pode ler na integra aqui. Confira nosso catálogo dessa peça, em especial para veículos da marca CheryTowner Lifan!

Cabo de velas

Em seguida, devemos verificar os cabos de velas. Ela também pode ser checada a cada dez mil quilômetros, já que pode se desgastar e exibir ressecamentos e rachaduras. Essas falhas podem ocasionar fuga de corrente ou oxidação do material condutor, que pode aumentar a resistência da passagem da corrente elétrica. Certamente, ambos sintomas podem comprometer a partida do carro.

Detalhamos melhor esta peça em nosso blog. Aproveite e confira nossa lista de cabos de vela para veículos de marcas como EffaTopic Shineray.

Rodízio de pneus

É importante fazer o rodízio de pneus, observando o modelo do pneu e o eixo de tração. Isso é feito com o intuito de assegurar que o desgaste seja uniforme, mantendo o equilíbrio do freio de maneira a evitar acidentes. Aliás, não se esqueça de checar o estepe!

Falamos sobre outro aspecto importante relacionado a pneus, a calibragem, em um artigo anterior!

Filtro de ar

Este filtro é usado para garantir a eficiência do motor através da retenção da passagem da poeira e dos detritos nas passagens de ar. O material da peça pode variar entre papel ou espuma, e deve ser trocado com frequência. Isso evita uma possível perda de potência, assim como impede o aumento de consumo do combustível e o desgaste prematuro do motor.

Confira todos os filtros de ar que temos disponíveis neste link!

Filtro de combustível

Um pensamento que a maioria das pessoas têm é acreditar que o filtro de combustível não precisa ser trocado com frequência. No entanto, é de extrema importância fazer essa substituição. Além das impurezas do tanque de combustível, o transporte e armazenamento do fluido até o posto de gasolina também podem comprometer a qualidade do combustível, podendo resultar em perda de potência ou falha completa do carro abastecido.

Conheça nosso catálogo de filtros de combustível nesta página.

Outros filtros para ver na manutenção preventiva

Uma peça de manutenção muito ignorada é o filtro de ar de cabine, usado pelo sistema de ar condicionado para reduzir a passagem de bactérias e impurezas aos passageiros. Apesar de não ser uma peça que evitará acidentes, é de suma importância para a manutenção da saúde e conforto dos usuários.

Descubra nosso estoque de filtros de ar condicionado!

Em conclusão, é de grande importância manter a manutenção preventiva em dia para aproveitar melhor o seu automóvel.

Postaremos a segunda parte deste artigo em breve, explorando o motivo pelo qual devemos trocar o óleo, assim como os problemas ligados às pastilhas de freio. Siga-nos em nossas redes sociais para acompanhar mais sobre o nosso blog e nossa loja!

2 comentários em “Manutenção preventiva em passos simples”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat