MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Durante o superaquecimento do seu carro, não abra o capô.

Redação pecahoje.com.br

Assim como qualquer componente mecânico, as peças que estão no motor do seu carro podem não operar adequadamente quando submetidas a uma alta temperatura. Em algumas ocasiões, esta situação pode levar o motor a apresentar danos que podem deixar sua visita ao mecânico bem mais cara.

Nesse momento, é essencial descobrir a origem do problema para evitar maiores danos ao veículo. No artigo a seguir, separamos algumas causas que podem causar este problema no seu automóvel.

O que fazer caso durante um superaquecimento?

Imagem por Dinkun Chen sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada do original)

Se seu carro estiver superaquecendo e em movimento, a melhor opção é pará-lo imediatamente e chamar um guincho para levá-lo até ao seu mecânico de confiança.

O motorista não conseguirá saber com precisão qual é a temperatura ideal para continuar conduzindo o carro até um local seguro ou ao mecânico. Caso prossiga a viagem, é possível que o veículo superaqueça novamente, desta vez de forma ainda mais rápida.

Além disso, demorar para levar o veículo em uma oficina pode transformar uma simples substituição de peças em um reparo de alto custo. Portanto, ao notar algum alerta de superaquecimento no painel, o ideal é levá-lo ao mecânico através de um guincho.

Não abra o capô do seu veículo

Evite abrir o capô do veículo para facilitar a ventilação, dado que os componentes estão em altíssima temperatura, podendo levar a queimaduras. Outro risco é a possibilidade de algum fluido utilizado no resfriamento do veículo “espirrar” e acabar atingindo alguém.

Note que, quando o veículo aquece, o sistema de arrefecimento por completo está exposto a pressões acima do normal, podendo ocorrer a ruptura de mangueiras, conexões e até mesmo do radiador. O melhor é deixar seu mecânico fazer essa verificação.

Quais peças devemos observar no superaquecimento do veículo?

Ao levar o veículo até uma oficina, essas devem ser algumas peças que seu mecânico deve avaliar:

Sensor de temperatura

Sensor de temperatura, que indica o superaquecimento de um automóvel.
Um sensor de temperatura

Recomendamos observar os sensores de temperatura no veículo para verificar se eles estão calibrados corretamente. Seu mecânico de confiança pode fazer isso com um scanner que seja adequado ao veículo analisado. Uma leitura errada feita por estes sensores pode levar o carro a apresentar comportamentos incomuns, como ligar a ventoinha quando o automóvel ainda está frio, entre outros.

Radiador

Radiador, uma das causas do superaquecimento automotivo.
Um radiador.

É importante, também, que o radiador do veículo seja verificado, dado que é um ponto chave no processo de resfriamento do veículo. Ela consiste de um grupo de pequenos dutos em ziguezague que esfriam o fluido quente de arrefecimento, seja pelo ar soprado pela ventoinha do veículo ou pelo contato do veículo com o meio externo. Temos um artigo sobre essa peça aqui.

Válvula termostática

Uma válvula termostática, uma das causas de superaquecimento automotivo.
Um válvula termostática.

Recomenda-se observar se a válvula termostática está operando corretamente. Esta pequena peça é responsável por controlar a temperatura ideal de funcionamento do motor, regulando a passagem do fluido de resfriamento até o motor. O blog do pecahoje.com.br tem um artigo completo sobre este componente!

Bomba d’água

Uma bomba d'água, vital no superaquecimento do veículo.
Bomba d’água.

Outra peça que pode apresentar problemas e levar ao superaquecimento do veículo é a bomba d’água. Sua principal função é colocar o líquido de resfriamento do motor em movimento pelo sistema do carro. Recomendamos que leia nosso artigo completo sobre essa peça para saber mais!

Fluidos baixos podem causar superaquecimento

Por fim, certifique-se de que os níveis do fluido de arrefecimento estejam ideais, com a mistura ideal de aditivos à água desmineralizada. Faça a substituição deste fluido com frequência para impedir que ele fique sujo com contaminantes, como o ferrugem, que diminuem a qualidade do seu desempenho.

Faça a manutenção preventiva do seu veículo e previna-se de contratempos! Conte com o pecahoje.com.br para conseguir peças para o seu carro chinês, seja ele um Lifan, CAOA Chery, JAC Motors, Towner, Effa e muitos outros! Conheça mais no nosso site e entre em contato com nosso atendimento em caso de dúvidas pelo número (11) 2578-8448.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat