NIO EP9, o superesportivo chinês ficou conhecido pelo design sofisticado. Imagem por NIO NextEV sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada do original)
Elétrico e autônomo, o veículo quebrou recordes em diversas pistas do mundo.
Redação pecahoje.com.br
Os veículos superesportivos atraem a atenção dos fanáticos por carros e esportes à motor pelo mundo inteiro. Estes automóveis combinam o que há de melhor em desempenho e design, superando diversas barreiras tecnológicas e técnicas – alguns carros de passeio chineses até tem chegado a participar de campeonatos de corrida internacionais. Caminhando a passos largos no desenvolvimento da indústria automotiva local, a China entrou na disputa da produção destes tipos de veículos com o superesportivo NIO EP9.
Produzido pela NIO, montadora de Xangai fundada em 2014 e orientada a carros elétricos e autônomos, o EP9 é o resultado da experiência e tecnologia obtida pela NIO 333 Racing, equipe da montadora que disputa a Formula E, categoria de carros monopostos elétricos. O veículo possui 150 mkgf de torque e um megawatt de potência, algo equivalente à 1.360 CV. Movido por três motores elétricos, o EP9 leva 2,7 segundos para atingir 100 km/h, alcançando a velocidade máxima de 313 km/h. Para efeito de comparação, o NIO EP9 possui potencia equivalente à 29 Effa M100. O superesportivo requer apenas 45 minutos para recarregar as baterias, contando com 427 quilômetros de autonomia.
A montadora é conhecida pelo projeto NIO Pilot, sistema de pilotagem autônoma de SAE Nível 2 que possui diversos recursos, como alertas de evasão de pistas, direção e frenagem automáticas em rodovias e congestionamentos. A empresa trabalha em parceria com a companhia de tecnologia israelense Mobileye, divisão da gigante Intel Corporation, projetando ter um veículo completamente autônomo à venda até 2022. O EP9 é autônomo também, testado em diversos circuitos do mundo. Explicamos mais sobre carros autônomos em um artigo anterior.
Em termos de desempenho nas pistas, o superesportivo surpreendeu após concluir uma volta na pista Nordschleife de Nürburgring, que possui 20,81 quilômetros de extensão, em 06:45.900, em 2017. O recorde superou diversas máquinas famosas como Porsche 911 GT2 RS, Ferrari 488 GTB e o Nissan GTR Nismo. Por outro lado, o resultado não é amplamente aceito, em vista que o EP9 não estava em igualdade com os competidores: estava equipado com pneus slick e não é um carro de produção – apenas sete unidades foram vendidas. Essa proeza, no entanto, atraiu a atenção de fãs do automobilismo no mundo inteiro, adquirindo um status de estrela, aparecendo até em jogos eletrônicos de corridas.
Outros recordes foram conquistados em outras pistas ao redor do mundo. Em Novembro de 2016, o EP9 quebrou o recorde de carros elétricos no circuito Paul Ricard, que recebe o Grande Prêmio da França de Fórmula 1, com um tempo de 01:52.78. Já em Austin, Texas, no Circuit of the Americas, que recebe o GP dos Estados Unidos de F1, o superesportivo da NIO quebrou os recordes de carros elétricos pilotados (com 2:11.30) e também de carros autônomos (em 2:40.33). Por fim, outro grande recorde conquistado foi no Circuito Internacional de Xangai, outra pista do calendário da Fórmula 1, terminando a volta em 2:01.11.
O futuro dos carros elétricos e autônomos é promissor e, em vista do rápido crescimento da indústria automotiva chinesa, podemos esperar grandes surpresas para os próximos anos.