Chery Celer. Imagem por Navigator84 sob licença CC BY-SA 3.0 Unported (imagem remixada do original)
Artigo originalmente postado em 14 de dezembro de 2022.
O Chery Celer possui diversas versões e já foi fabricado no Brasil.
Fonte pecahoje.com.br
Um dos principais carros da Chery, o Celer ganhou fama no Brasil como um dos principais carros da fabricante chinesa, junto do QQ e do Tiggo. Vamos conhecer a história e algumas curiosidades desse veículo.
As diferentes versões do Chery Celer no Brasil
A primeira versão do Celer vendida no Brasil foi lançada em 2013. Além do visual, os proprietários do Celer podem identificar essa versão pelas três primeiras letras do chassi: “LVV”. Elas identificam que o carro foi fabricado na China – conheça mais sobre isso nesse artigo!
Em 2015, a Chery passou a vender a versão de facelift do Celer no Brasil, contando com fabricação nacional. Por causa disso, o código do chassi passou a ser “98R”. O carro recebeu algumas alterações em seu visual.
Chery Celer: ficha técnica
Primeira versão:
– Tipo: 4 cilindros em linha
– Cilindrada unitária: 374 cm3
– Diâmetro x Curso (mm): 77,4 x 79,52
– Combustível: gasolina e álcool
– Potência: 108cv/6.000rpm
– Torque máximo: 14kgfm/3000rpm
– Velocidade máxima: 160 km/h
– Tração: dianteira
– Pneus: 185/60 R15
– Comprimento: 4139mm (hatch), 4269mm (sedan)
– Largura: 1686mm
– Altura: 1492mm
– Distância entre-eixos: 2527mm
Segunda versão:
– Cilindrada unitária: 374 cm3
– Diâmetro x Curso (mm): 77,4 x 79,52
– Combustível: gasolina e álcool
– Potência: 113cv/6.000rpm
– Torque máximo: 15,5kgfm/4000rpm
– Velocidade máxima: 175 km/h
– Tração: dianteira
– Pneus: 185/60 R15
– Comprimento: 4188mm (hatch), 4333mm (sedan)
– Largura: 1686mm
– Altura: 1480mm
– Distância entre-eixos: 2527mm
A origem do Chery Celer na China
O subcompacto da Chery Automobile foi exibido pela primeira vez no Salão do Automóvel de Pequim em 2008, sob o nome de Chery A13. Ele passou a ser vendido no ano seguinte, em 2009 e continuou a ser fabricado até 2019.
O Celer recebeu um facelift em 2012, apresentado no Salão do Automóvel de Guangzhou, passando a ser vendido no ano seguinte para os motoristas chineses.
O Celer e seu “parentesco” com um carro espanhol
Chamado de Chery Fulwin 2 pela fabricante em algumas ocasiões, o Celer é uma sucessão de um dos primeiros carros produzidos pela Chery. A primeira “edição” do Celer, o Chery Fulwin SQR7160, possui um design mais retilíneo e maiores dimensões.
O veículo é bastante similar ao Toledo, modelo da marca espanhola SEAT, lançado na Europa desde os anos 90. Isso se deu pois a Chery conseguiu firmar uma parceria com a empresa para ofertar o carro no território chinês.
Ainda que o veículo tenha sido fabricado pela Chery desde 1997, ele só pode ser vendido em 2001, quando a fabricante fez uma parceria de negócios com a montadora estatal chinesa SAIC Motor. Na época, a Chery não contava com uma licença para venda de forma independente. Você pode conhecer essa história em detalhes nesse artigo.
Qual é a origem do visual do Chery Celer?
Como de costume para os carros chineses, seu visual foi desenhado por um estúdio italiano: Torino Design. A firma italiana também foi responsável pelo visual de outros carros chineses conhecidos pelos brasileiros, como o compacto Chery New QQ.
O estúdio é conhecido por ter colaborado com fabricantes como BMW, McLaren e Alfa Romeo, bem como diversas marcas chineses, como DongFeng Motors, JMC, Foton e Geely – conheça todas essas marcas nesse link.
Os italianos desenharam diversos veículos para as montadoras chinesas, como a Towner Junior, desenhado pela Pininfarina, e a Effa M100, com visual criado pelo Gruppo Bertone.
O Chery Celer pelo mundo
O veículo já foi vendido em diversos países. Além do Brasil e da China, o Celer foi vendido na Rússia, nas suas duas versões. Curiosamente, elas possuem nomes diferentes, sendo a versão hatchback chamada de Chery Very, enquanto a versão sedan é chamada de Chery Bonus.
Outro país europeu que fabrica o Chery Celer é a Ucrânia, sob o nome ZAZ Forza. O veículo é fabricado localmente pela montadora ucraniana AvtoZAZ, na fábrica localizada na cidade de Zaporíjia.
No continente asiático, o veículo é ofertado na Indonésia, sob o nome Chery Cristal, e no Irã, no nome MVM 315, sendo no último fabricado no próprio país na cidade de Quermã.
Chery Tiggo 2: o sucessor do Chery Celer?
É possível notar que o Tiggo 2 possui diversas semelhanças com o Celer, especialmente quando visto de lado. Isso se dá pois a Chery desenvolveu essa versão da série Tiggo baseando-se no Celer.
Para causar ainda mais confusão, o Chery Tiggo 2 vendido pela CAOA Chery é chamado de Chery Tiggo 3X na China.
Onde encontrar peças para o Chery Celer?
O melhor site para comprar peças para seu Chery Celer é o Pecahoje. O único autopeças 100% especializado em carros chineses, o Pecahoje possui diversos produtos novos à pronta-entrega e com envio para todo o Brasil.
Além do Celer, outros veículos como o QQ, Cielo e Tiggo, bem como outras marcas chinesas, como Effa, JAC, Towner, Lifan e outros. Conheça mais no site e tire suas dúvidas com nosso televendas.
Caso você queira conhecer mais sobre o mundo automotivo e as dicas de manutenção, continue no blog do pecahoje.com.br!