MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Com forte presença no mercado mundial, descubra a história das fabricantes de carro chineses.

Redação pecahoje.com.br

Artigo originalmente postado em 10 de fevereiro de 2022.

Hafei Motor

Uma Towner Junior
Um dos principais veículos da Hafei, a Towner Junior.

A fabricante foi fundada na cidade de Harbin nos anos 80 e ficou conhecida no Brasil pelos veículos importados pelas empresas Effa Motors, CN Auto e Shineray. Dentre os carros mais famosos, destaque para a Towner Junior (ou Effa Picape) e a Effa Van.

Nosso blog explorou a parceria da empresa com a firma italiana Pininfarina, bem como relatou as diferenças entre os veículos trazidos pela Effa Motors e CN Auto para o Brasil, em especial as vans e as picapes. Comentamos até mesmo a respeito de um projeto bizarro criado pela AVIC, empresa aeroviária militar que comandou a Hafei quando foi fundada.

Conheça a história da Hafei nesse artigo. Agora, se você precisa de peças para sua Towner Junior, conheça nosso estoque completo.

Lifan Motors

Um Lifan 320, uma das peças cruciais da história das fabricantes de carro chineses.
O carro mais popular da Lifan, o Lifan 320.

A Lifan foi fundada em 1992 pelo empresário Yin Mingshan, inicialmente para fabricar motocicletas. O primeiro carro desenvolvido pela empresa foi lançado em 2005, com sua chegada no Brasil alguns anos depois. É conhecida pelo compacto Lifan 320 bem como pelo SUV Lifan X60.

Em nosso blog você pode encontrar artigos que falam à respeito da participação da Lifan Motors em corridas, bem como no time de futebol que a Lifan foi dona (que conta com muitos brasileiros que chegaram a jogar pela seleção da China)

Conheça a história da Lifan nesse artigo, um ponto crucial da história das fabricantes de carro chineses. Precisando de peças para o seu Lifan, seja um 320, 620 ou X60, conheça nosso estoque de peças!

Chery Automobile

Um Chery QQ, um marco da história das fabricantes de carro chineses.
Um dos carros mais famosos da Chery, o QQ.

A Chery é uma das fabricantes chinesas mais conhecidas no mundo. Fundada em 1997 em Wuhu, Anhui, a empresa lançou diversos veículos de passeio e utilitários, até buscar o mercado internacional, como o Brasil. O QQ é o carro mais conhecido da montadora.

Falamos sobre a Chery várias vezes no nosso blog. Trouxemos os detalhes da versão elétrica do QQ, chamado de QQ Ice Cream, bem como as diferentes versões do clássico QQ. Mostramos também o Chery Tiggo autônomo que leva o motorista ao local destino enquanto ele joga videogame. Por fim, comentamos a respeito do Can Not Dull, jogo eletrônico feito pela empresa para divulgar o Chery Face.

Conheça mais sobre a fabricante aqui. Precisando de peças para o seu Chery, como o QQ, S18, Face ou Tiggo, veja nosso catálogo completo aqui!

Chana Motors

Uma Chana Changan parado em uma rua
Um dos diversos veículos da fabricante.

A Chana Motors é uma das empresas automotivas mais antigas da China, fundada em 1862 em Xangai para suprir o exército chinês com equipamento militar. O primeiro veículo criado pela empresa foi lançado em 1959, o Changjiang Type 46, primeiro veículo inteiramente fabricado na China. No Brasil, a empresa lançou seu primeiro veículo em 2006 – o nome foi alterado para Changan nos anos seguintes.

Conheça a história dessa montadora aqui. Precisando de peças para a Chana, conheça nosso catálogo aqui!

Great Wall Motors

Um Haval, da Great Wall Motors
Um dos carros a serem lançados no Brasil: o Haval H6.

A montadora foi lançada em 1984 na província de Hebei, inicialmente dedicada em caminhões, veículos militares e de serviço. Com ampla presença no mercado internacional, a empresa chegou ao Brasil em 2022, após adquirir a antiga fábrica da Mercedes-Benz localizada no interior de São Paulo.

Conheça mais sobre a montadora aqui, um momento novo da história das fabricantes de carro chineses no Brasil.

JAC Motors

Um JAC J2, um veículo marco da história das fabricantes de carro chineses.
Um dos carros da marca, o JAC J2.

A JAC Motors foi fundada em 1964 em Anhui, próxima à Chery Automobile, a montadora se especializou no lançamento de veículos utilitários até se especializar em carros de passeio. A empresa chegou no Brasil em 2011 com grande presença publicitária, contando com a ajuda do apresentador Fausto Silva para divulgar o novo JAC J3. A empresa fez parcerias com a firma italiana Pininfarina e agora é de propriedade da montadora alemã Volkswagen.

Conheça mais sobre a montadora nesse artigo. Se você é dono de um J2, J3 ou J6, conheça nosso catálogo de peças à pronta-entrega!

Towner

Uma Effa Picape ou Towner Júnior, um dos veículos mais emblemáticos da história das fabricantes de carro chineses.
Uma Towner Júnior ou Effa Picape. (Imagem: Commons)

Essa marca não é utilizada na China, ainda que seja comumente associada a veículos chineses, como a Towner Júnior (saiba mais sobre a diferença entre ela e a Effa Picape clicando aqui). O nome “Towner” foi adquirido pela importadora CN Auto para ofertar no Brasil diversos veículos fabricados pela Hafei Motor, como a Towner Picape ou a Towner Van. Esse nome ganhou bastante popularidade nos anos 90 por ser utilizado com os vans fabricadas pela coreana Asia Motors.

No caso do pecahoje.com.br, ofertamos apenas peças para os veículos da marca vendidos de 2006 em diante. Somos um autopeças 100% especializado em carros chineses – nosso catálogo para Towner pode ser acessado aqui!

Rely

Uma Rely Link, um momento da história das fabricantes de carro chineses.
Rely Link (Imagem: Commons)

A Rely é uma submarca da fabricante Chery Automobile na China, responsável pelo desenvolvimento de SUVs como a Rely X5 (também chamada de “Chery Higgo 3”, sem relações ao Chery Tiggo que conhecemos), assim como vans comerciais como a Rely H5. No Brasil, a marca chegou em 2013 pela importadora Venko Motors, marcado pelo lançamento da Rely Picape, que conta com motor 1.0 e 64 cavalos de potência – mais um momento história das fabricantes de carro chineses que marca destaque no Brasil.

Se você precisar de peças para sua Rely, seja Link ou Picape, conheça o estoque de peças do pecahoje.com.br.

CAOA Chery

Um CAOA Chery Tiggo 2 parado na rua.
CAOA Chery Tiggo 2. (Imagem: Commons)

Em 2017, o Grupo CAOA, responsável pela distribuição das marcas Subaru e Hyundai no Brasil, comprou 51% da operação brasileira da fabricante Chery Automobile, assumindo a marca “CAOA Chery” naquele momento. Esse período marcou a chegada de diversos SUVs da série Tiggo, como o Chery Tiggo 2, bem como o New QQ e o sedan Arrizo. Atualmente, a marca oferta veículos elétricos, como o iCar, um sucessor do Chery QQ na China.

Se você está procurando por peças para seu veículo CAOA Chery, consulte nosso catálogo de peças nesse link.

Effa Motors

Um Effa M100 estacionado, peça chave da história das fabricantes de carro chineses.
Um Changhe Ideal, o Effa M100. (Imagem: Commons)

A importadora Effa Motors começou suas operações no Uruguai, na cidade de San José de Mayo, em 2006. Seu primeiro veículo foi o Effa Ideal, trazido para o Brasil como Effa M100, produzido pela Changhe Automobile. Em seu catálogo de veículos, oferece modelos fabricados pela Hafei, Huanghai (no caso, a Effa Plutus), Jinbei (e também a marca de caminhões JBC), Jiangling Motors, Lifan e Sinotruk.

Se você for dono de algum veículo Effa Motors, seja uma Effa Picape, Effa Picape Start e outros, conheça nosso catálogo de peças nesse link. Se você quiser conhecer a diferença entre as picapes, veja esse artigo. Caso tenha dúvida entre as vans ofertadas pela empresa, clique nesse link.

DFM / DongFeng Motors / DFSK

Uma DFM.
Uma DFM Minitruck (Imagem: Commons)

A fabricante chinesa DFM (Dongfeng Motor Corporation) teve uma breve presença no Brasil por meio da importadora CN Auto, que também era responsável pelas marcas Towner e Topic. A importadora homologou quatro modelos da DFM no país, sendo o DFM Mini Truck o mais conhecido deles. Além disso, a DFM Minibus, uma van comercial de sete lugares, também era um veículo conhecido da marca.

Outra empresa relacionada à DFM, a DFSK (Dongfeng Sokon), lançou alguns de seus veículos no Brasil por meio da importadora Effa Motors. Entre os modelos lançados estavam a Série K e a Série V.

Contamos a história da marca em outro artigo no nosso blog. Aproveite e conheça nosso catálogo de peças nesse link!

Jinbei

Uma Jinbei Topic.
Jinbei Topic. (Imagem: Divulgação)

A marca surgiu na China em 1991 fabricando vans comerciais. Inicialmente formou uma joint venture com a fabricante americana General Motors, depois foi adquirida pela FAW Group em 1995, mas retornou à propriedade do governo chinês em 2000. Atualmente a Jinbei é de propriedade da Renault Brilliance, uma parceria entre a fabricante francesa Renault e a chinesa Brilliance Auto Group. No Brasil, teve suas vans importadas pela empresa CN Auto.

Caso você seja dono de uma Topic Jinbei, conheça o catálogo de peças para esse veículo nesse link.

Changhe

Uma Effa M100, um conhecido marco da história das fabricantes de carro chineses.
A primeira versão do Changhe Ideal, o Effa M100. (Imagem: Commons)

A Changhe foi fundada em 1970 em Jingdezhen, na província de Jiangxi, inicialmente dedicando-se à fabricação de ônibus em 1973. A empresa foi de propriedade de AVIC, a Corporação da Indústria de Aviação da China, que foi proprietária da Hafei Motor (e já foi assunto de um artigo inusitado do nosso blog). Produziu diversos veículos em parceria com a fabricante japonesa Suzuki.

No Brasil, a marca é conhecida por ser a fabricante do M100, lançada pela Effa Motors, contando com design inicial da firma italiana Gruppo Bertone e, posteriormente, de melhorias de desempenho pela Suzuki. Sem dúvida um importante carro da história das fabricantes de carro chineses.

Se você for um dono de um Effa M100, seja o primeiro modelo ou o facelift, conheça o nosso amplo catálogo de peças para ela à pronta-entrega.

BYD

BYD Han (Fonte: Divulgação)

A BYD iniciou como uma empresa de fabricação de baterias recarregáveis em 1995, passando a fabricar automóveis em 2002 após adquirir uma fábrica local. Atualmente a empresa é um dos maiores responsáveis pela venda de veículos elétricos na China e no mundo.

A fabricante quase chegou no Brasil nos anos 2000, com um carro sendo colocado para testes nas ruas, mas não chegou a se concretizar. A chegada definitiva aconteceu em 2015, com a inauguração de uma fábrica de ônibus elétricos em Campinas, interior de São Paulo.

Atualmente, além dos modelos de passeio Han e Tan, a BYD desenvolve módulos fotovoltaicos e tecnologias usadas em monotrilhos das cidades de Salvador e São Paulo.

Geely

Uma Geely EC7, um dos principais carros da história das fabricantes de carro chineses.
Geely EC7. (Imagem: Commons)

Outra montadora chinesa de grande escala, a Geely foi fundada em 1986 na cidade de Hangzhou, em Zhejiang, começando sua história como uma fabricante de geladeiras. Nos anos 90, a empresa adquiriu uma fábrica de motocicletas que havia falido e, no fim daquela década, começou a fabricar pequenas vans. Atualmente, a Geely é dona das marcas Lotus, do Reino Unido, e da Volvo, da Suécia. No Brasil, a fabricante chegou em 2014 através da importadora Grupo Gandini, trazendo o sedã EC7 e o compacto GC2.

Huanghai (ou SG Automotive)

Uma picape Huanghai, uma peça da história das fabricantes de carro chineses.
Uma picape Hunaghai. (Imagem: Commons)

A empresa foi fundada em 1984 inicialmente dedicada à fabricação de peças para veículos, com seus primeiros veículos sendo lançados nos anos 2000. Um de seus veículos foi lançado no Brasil: a Plutus, pela importadora Effa Motors.

O pecahoje.com.br possui um amplo estoque de peças para Effa Motors, tudo à pronta-entrega. Conheça mais aqui.

Shineray

Uma Shineray A9 na rua, que faz parte da história das fabricantes de carro chineses.
Shineray A9 (Imagem: Commons)

Um nome comumente associado a motocicletas e motonetas, a Shineray fabricou algumas microvans e caminhões nos anos 2000, algumas delas baseadas em modelos produzidos pela Jinbei. Recentemente, a empresa adquiriu a fabricante italiana de motocicletas SWM – dentre as mudanças inclui ter se tornado dona do Chongqing Dangdai, o antigo time de futebol da Lifan Motors. Atualmente, a empresa é de propriedade da fabricante chinesa Brilliance Auto Group.

No Brasil, a marca desembarcou por aqui no fim dos anos 2000 com as picapes T20 e T22. Caso você seja um proprietário de um veículo Shineray, conheça nosso catálogo de peças para ela nesse link.

Jiangling Motors

Um caminhão JMC, que faz parte da história das fabricantes de carro chineses.

A fabricante chinesa começou como uma oficina de reparo de caminhões em 1947, em Nanchang, cidade da província de Jiangxi, apenas fabricando o primeiro veículo no final dos anos 60. Já nos anos 90, firmou uma joint venture com a fabricante americana General Motors e foi adquirida em parte por outra empresa americana, a Ford. O foco fica por conta dos veículos comerciais, como o JMC Transit, uma versão chinesa do Ford Transit, e os SUVs da marca Landwind.

No país, a Jiangling teve alguns de seus caminhões lançados pela marca Effa Motors, como o N601 e o N900. Se você for dono de algum desses veículos, conheça nosso catálogo de peças!

Onde comprar peças para seu carro de origem chinesa?

Você é dono de um carro chinês e não sabe onde encontrar peças? Conheça o pecahoje.com.br, a loja de autopeças 100% especializada em veículos da China, como Chery, JAC, Lifan e Effa.

Acesse nosso catálogo clicando aqui ou fale com nosso atendimento no número (11) 2578-8448, seja WhatsApp ou telefone!

Quer conhecer mais histórias como essa? Fique de olho no nosso blog pelo nosso Facebook e Instagram para acompanhar quando a próxima história das fabricantes de carro chineses for publicada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat