Os nomes Jaecoo, Exeed e Omoda podem dar as caras no Brasil em 2024. Imagem por User3204 sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada do original)
Postado originalmente em 31 de outubro de 2023
Marca chinesa pode lançar modelos de luxo no Brasil sem depender da CAOA – veja os possíveis modelos
A Chery é uma marca de veículos chinesa com grande história no Brasil. No país desde 2009, a marca surgiu de diversos formatos, ofertando desde modelos de passeio até veículos comerciais.
Um novo capítulo na história da empresa está prestes à iniciar: a chegada de três submarcas da Chery em território brasileiro. Conheça as marcas e os modelos a seguir.
O anúncio da nova chegada da Chery
Após diversas notas lançadas à imprensa brasileira e de ações publicitárias postadas em páginas de redes sociais, a Chery fez seu primeiro pronunciamento oficial em outubro de 2023.
O evento aconteceu em Wuhu, cidade de Anhui, na China, onde se encontra a matriz da Chery. Jornalistas brasileiros foram convidados pela empresa para conhecerem os planos da marca para o Brasil em 2024.
JAECOO
A submarca é uma divisão de carros de luxo da Chery destinada ao mercado internacional. Em sua grande parte, ela consiste de veículos de luxo com capacidade off-road.
Dentre os veículos da marca, destaque para o JAECOO J7, um SUV de motor 1.6 com 154 cavalos de potência. Outro veículo da marca é o JAECOO 9, de motor 2.0 de 361 cavalos, vendido na China como Tiggo 9.
Os diretores da Chery afirmaram que existe a possibilidade da marca chegar ainda em 2024 no Brasil.
A polêmica no nome JAECOO
O nome da marca, que se pronuncia como “djéicu“, chamou a atenção dos brasileiros pela sua sonoridade com uma palavra obscena. Uma marca chinesa que sofreu um problema similar no país foi a marca Chana Motors – que você pode conhecer mais aqui.
Perguntado pelo Quatro Rodas sobre o nome, os executivos da marca aparentaram desconhecer a brincadeira, rebatendo que pesquisas de mercado serão feitas para abordar uma possível troca.
EXEED
A marca de luxo da Chery tem ganhado espaço no cenário mundial por apresentar veículos com alto padrão e desempenho. O plano da empresa é disputar espaço com marcas refinadas no país, como Audi e Mercedes-Benz.
Um dos futuros modelos da marca no Brasil é o EXEED RX, SUV que contará com uma versão eletrificada em breve.
A EXEED está no centro das polêmicas dessa nova chegada da Chery no Brasil. Isso se dá pois a CAOA, atual responsável pela marca no Brasil, chegou a registrar os veículos no INPI, instituto de patentes brasileiro, mas adiou os planos do lançamento.
A Chery International planeja trazer a marca para o Brasil em 2024, mas a empresa segue estudando o mercado brasileiro.
OMODA
A submarca surgiu em 2022 para entrar no mercado da Rússia e do Cazaquistão, com o objetivo de competir com veículos alemães e japoneses nesses países.
Atualmente, a marca conta com o SUV C5, que possui um motor 1.5 de 156 cavalos, bastante similar ao Chery Tiggo 5X, um dos carros mais populares da Chery no Brasil.
Além do Brasil, a marca possui planos para expandir no mercado latino-americano ao estrear no Chile e México. Na Europa, os chineses pretendem lançar os modelos da Omoda na Inglaterra e Espanha.
A estimativa dos empresários é que a marca estreie no Brasil já em 2024.
O mal-estar da Chery chinesa com a CAOA no Brasil
Com o anúncio da possível chegada da marca EXEED no Brasil em 2022, muitas questões foram levantadas sobre a participação da CAOA na nova empreitada.
Na ocasião, a CAOA Chery divulgou uma nota afirmando que qualquer veículo da marca Chery poderia ser apenas produzida, importada e comercializada pela CAOA no Brasil.
As diversas faces da Chery no Brasil
A estreia da marca no Brasil aconteceu em 2009 através da importadora nacional VKN Motors. O primeiro veículo lançado nessa parceria foi a primeira geração do Chery Tiggo.
Em 2012, a montadora chinesa assumiu as operações da marca no Brasil. Na ocasião, a VKN Motors assumiu o papel de importar os utilitários da Chery, sob o nome da marca Rely – você pode conhecer mais sobre essa história clicando aqui.
Ao assumir a operação no Brasil, a Chery montou uma fábrica na cidade de Jacareí, interior do Estado de São Paulo. O primeiro modelo fabricado no país foi o Chery Celer – que você pode conhecer mais nesse artigo.
Em 2017, a marca passou por mais uma renovação. O grupo CAOA, responsável pelas marcas Hyundai e Subaru no Brasil, assumiu a operação na marca no país, focando em SUVs como Tiggo 2 e Tiggo 5X.
Precisando de peças para Chery?
Você é dono de um carro da marca Chery, como o clássico QQ, Face, S18, Tiggo e muitos outros veículos de origem chinesa?
Conheça o Pecahoje, a loja de autopeças 100% especializada em veículos chineses, como Lifan, Towner, Effa e muitos outros.
Saiba mais visitando nosso site e conhecendo nosso catálogo à pronta-entrega clicando aqui!