MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



O apresentador Rodrigo Faro foi um dos garotos-propaganda de carros chineses, aparecendo em diversos materiais publicitários. (Fonte: Divulgação/Lifan Motors)

Relembre os rostos das montadoras chinesas em sua chegada ao Brasil.

Uma das soluções para acabar com a desconfiança dos brasileiros com os carros chineses em sua chegada ao Brasil foram os “garotos-propaganda”, de maneira a associar a marca nova com uma figura já estabelecida na mídia. Diversos artistas e celebridades emprestaram sua imagem às montadoras novatas para competir no mercado nacional. No artigo de hoje, vamos conhecer alguns deles.

Milton Neves e Gugu – Effa Motors

Gugu, um dos garotos-propaganda de carros chineses, apresentando a marca em um de seus programas.
Uma das inserções da Effa Motors no “Programa do Gugu”, da Rede Record. (Fonte: Reprodução/Effa Motors)

Ao invés de fazer propagandas nos intervalos de programas, a Effa Motors optou por divulgar a marca durante os folhetins – os famosos “merchans“. Uma das primeiras aparições da montadora na televisão foi no programa esportivo “Terceiro Tempo”, da Rede Bandeirantes, apresentado pelo jornalista Milton Neves.

No entanto, a aparição mais popular delas foi no “Programa do Gugu”, na Rede Record, onde o apresentador Augusto Liberato exibiu diversos veículos da montadora, em especial a Effa Picape – o veículo também foi importado como Towner Júnior, causando uma certa confusão entre os nomes. Diversas edições do programa de auditório dominical contaram com inserções dos veículos da Effa Motors.

Rodrigo Faro – Lifan Motors

Rodrigo Faro, um dos garotos-propaganda de carros chineses, exibe uma chave ao lado de um Lifan 320 azul.
O apresentador apareceu em diversos materiais publicitários. (Fonte: Divulgação/Lifan Motors)

A tática da Lifan Motors foi contratar o apresentador Rodrigo Faro, da Rede Record, para participar de comerciais veiculados na televisão e em mídia impressa. Em uma das propagandas, Faro faz um test-drive de um Lifan 320 enquanto narra os diferenciais do veículo, como os retrovisores elétricos e o design exclusivo.

Posteriormente, diversos planos surgiram para outras aparições na televisão, como em diversos folhetins da emissora SBT, como “Programa Raul Gil”, “Eliana” e “Domingo Legal”. 

Fausto Silva – JAC Motors

Um dos garotos-propagandas de carros chineses, Fausto Silva exibe um JAC J3 vermelho em um anúncio.
O apresentador da Rede Globo apareceu em diversos materiais publicitários para o JAC J3. (Fonte: Divulgação/JAC Motors)

Para a chegada da montadora no Brasil, a JAC Motors optou por utilizar o apresentador Fausto Silva para aparecer em propagandas na televisão e em eventos com a imprensa. O começo da história da JAC Motors no Brasil pode ser totalmente traçado a essa propaganda. De acordo com a empresa, a ideia de contratar uma figura proeminente na mídia era para “acabar com a desconfiança” do público brasileiro diante de uma marca desconhecida. As propagandas eram veiculadas em programas de horário nobre, como durante o noticiário “Jornal Nacional” da Rede Globo, uma das maiores audiências da televisão brasileira.

O saldo foi positivo: de acordo com a própria montadora, diversos clientes chegavam às concessionárias procurando “o carro do Faustão”. Ainda que de amplo impacto, a parceria durou pouco tempo: para o lançamento do compacto JAC J2, pouco depois da chegada da JAC no Brasil, a montadora fez uma campanha jovem, sem a presença da celebridade “global”.

Santos F.C. – Chery Motors

Dois uniformes do Santos F.C. com o símbolo da Chery.
O Santos foi patrocinado pela montadora do famoso Chery QQ. (Fonte: Divulgação)

Em 2013, a Chery patrocinou o Santos, equipe de futebol de São Paulo. Em um contrato atípico para o esporte, a montadora figurou no uniforme da equipe da Baixada Santista por apenas três jogos do Campeonato Paulista, disputados contra o Guarani, o Mirassol e o Palmeiras. De acordo com o marketing da empresa, a ideia era fazer um “contrato de degustação” para avaliar a viabilidade de patrocinar a equipe por um ano inteiro. Apesar que esta extensão não tenha acontecido, o contrato foi prorrogado por mais dois jogos, diante do Mogi Mirim e do Oeste.

Dentre os jogadores do elenco daquela temporada, destaque para o atacante Neymar, que fazia seu último semestre pelo Santos antes de ser contratado pelo Barcelona. O atleta vestiu o uniforme patrocinado pela Chery em três partidas, marcando um gol na vitória da equipe santista diante do Oeste.

A história das montadoras chinesas também se encontram com o maior esporte do mundo. A montadora Lifan, por exemplo, foi dona de uma equipe de futebol chamada Chongqing Dangdai Lifan. Um de seus principais jogadores, o atacante Alan Kardec, fez parte do elenco da equipe santista. Outro atleta da equipe, Fernando, teve várias passagens pelo futebol brasileiro e foi nacionalizado chinês, agora atuando pela seleção da China.

Neste mesmo período, a JAC tentou patrocinar o Palmeiras, outro time do futebol paulista, mas acabou perdendo a disputa pelo espaço principal no uniforme da equipe alviverde para outra montadora, a coreana Kia Motors.

Fora do Brasil, as montadoras chinesas costumam usar outros métodos para ganhar publicidade, seja em aparições em jogos eletrônicos, sejam eles bons ou não. Conheça mais curiosidades como essa no nosso guia de artigos!

Redação pecahoje.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat