Uma autobahn convergindo entre as cidades de Fürth e Erlangen, na região da Baviera. Imagem por HaSe sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada do original)
Via recebeu recordes mundiais de velocidade e atrai fanáticos de todo mundo.
Redação pecahoje.com.br
Ao vermos a pista ampla de uma rodovia quando estamos viajando, logo nos sentimos convidados a sermos mais generosos com o uso do acelerador, atingindo velocidades bem superiores aquelas obtidas quando se está na rotina da cidade. É fácil ponderar o que seria destas vias se não tivessem nenhum limite de velocidade, permitindo que os motoristas viajem na rapidez que julgarem necessário. Essa é a realidade das autobahnen, uma série de estradas que interligam a Alemanha.
O tamanho da Autobahn
O sistema rodoviário alemão totaliza treze mil quilômetros de extensão. Ainda que o número seja bem menor que a malha rodoviária brasileira, que possui 75,8 mil quilômetros, o país europeu é 24 vezes menor que o Brasil, o que destaca ainda mais a densidade destas vias. A rodovia é três vezes maior que o tamanho reportado da Muralha da China.
A história da autobahn
A ideia surgiu na República de Weimar, antiga formação do território alemão, com o plano de criar uma via exclusiva para carros que unisse as cidades de Hamburgo, Frankfurt e Basileia – a última atualmente parte da Suíça. A construção das primeiras estradas ocorreu na metade da década de 1920 (período em que o automóvel já havia sido inventado há mais de trinta anos) e continuou até o início da Segunda Guerra Mundial.
Grande parte das longas retas das autobahns, até então usadas por montadoras como a Mercedes-Benz para travar recordes de velocidade máxima, foram utilizadas como pistas de decolagem para aviões de combate, tornando-se alvo constante de bombardeios das Forças Aliadas. Por causa da rápida expansão territorial alemã durante o conflito, parte das autobahns também se encontram em outros países, como Polônia, Áustria e República Tcheca.
Após a Segunda Guerra Mundial, a recuperação ocorreu de forma variada, em vista da divisão do território alemão. O Alemanha Ocidental reformou grande parte de suas estradas pouco depois do fim da guerra, logo retomando o programa de construção iniciado nos anos 30 – parte destas vias foram terminadas apenas nos anos 90. Já a Alemanha Oriental não manteve o mesmo ritmo, mantendo estradas apenas para tráfego militar e de veículos de empresas estatais. Dado o variado estado de conservação, um limite de velocidade “baixo” foi estabelecido, cem quilômetros por hora, de maneira a reduzir a chance de ocorrerem acidentes. Após a reunificação do país, um processo de expansão se deu início, com mais de quatro mil quilômetros de estradas construídas em um período de trinta anos.
Qual é o limite de velocidade da autobahn?
Talvez a característica mais famosa das autobahns seja a possibilidade de dirigir a qualquer velocidade. Ainda que exista um limite de velocidade geral, estipulado em 120 km/h, este é definido com uma “natureza aconselhável”. Poucas cidades alemãs impõem esta restrição – dentre elas a cidade de Bremen, que recebe onze quilômetros da via, que cita problemas locais, como a poluição sonora. A nível nacional, o único limite fiscalizado é a velocidade “mínima” de 60 km/h, para evitar engarrafamentos e acidentes com veículos mais rápidos.
No entanto, outras condições podem fazer a ágil autobahn operar em velocidades mais “municipais”. Vias com qualidade abaixo do desejado, como as estradas afastadas dos grandes centros que ainda não reformadas desde o período entreguerras, feitas de concreto ao invés de asfalto, podem receber limites mais severos para garantir a segurança dos motoristas. Reformas na via também geram reduções de velocidade. Discussões sobre a imposição de um limite são recorrentes, especialmente para incentivar a redução da emissão de poluentes no país, mas nenhum plano concreto é criado.
Os recordes de velocidade na autobahn
Diversos recordes de velocidade foram travados ao longo dos anos nestas vias. O maior deles aconteceu em 28 de Janeiro de 1938, com o piloto alemão Rudolf Caracciola atingindo 432,59 km/h a bordo do Mercedes-Benz W125 Rekordwagen. Durante a tentativa, a autobahn foi fechada para carros de passeio, algo que não ocorre mais, dificultando tentativas modernas. No entanto, no mesmo dia que a proeza foi atingida, as disputas foram canceladas, em vista do acidente que resultou na morte do piloto Bernd Rosemeyer. O esportista, representando a Auto Union (atual Audi), estava prestes a bater o recorde da montadora rival travado no início do dia mas acabou colidindo com o aterro de uma ponte a mais de 440 km/h.
Um ícone cultural alemão
A fama das autobahnen vai além das estradas. Lançada em 1974, “Autobahn“, canção do quarto álbum da banda eletrônica alemã Kraftwerk, combina sintetizadores, vocoders e sons de automóveis para criar um som único, retratando a “sensação de pilotar nas estradas alemãs”. Obteve sucesso internacional inesperado, conseguindo ficar dentre as mais tocadas em países como a Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, Países Baixos e Nova Zelândia. Esta música é considerada “o ponto inicial” de diversos gêneros musiciais, como o proeminente synth-pop (de grandiosa popularidade nos anos 80), electro-funk, música ambiente, entre outros.
Convenientes e únicas, as autobahnen atraem diversos motoristas do mundo inteiro para experimentar um pouco do mundo automotivo sem limites de velocidade – desde que acima dos 60 km/h, claro. Se correr pelas pistas de Nürburgring não te parece natural, e se a Alemanha for muito longe para você, o jeito é correr é quebrar recordes em alguma estrada em um jogo virtual.