O cabo de mudança de marcha é uma causa frequente de visitas ao mecânico. Fotografia de Ammar Devedžić na Unsplash (www.unsplash.com)
Postado originalmente em 30 de novembro de 2022.
Conheça mais sobre um componente essencial da transmissão de carros manuais.
Redação pecahoje.com.br
O cabo de mudança de marcha é o componente responsável por realizar a transmissão do movimento realizado na alavanca de câmbio, essa geralmente fixada no assoalho do carro, para o trambulador, este fixado na parte superior do câmbio. Nesse artigo, vamos conhecer os principais problemas e comentar sobre alguns detalhes do cabo de mudança de marcha.
Como funciona um cabo de mudança de marcha?
O trambulador realiza o engate de cada uma das respectivas marchas através da combinação de movimentos desempenhada na alavanca, no interior do veículo. Isso se dá mediante às movimentações laterais para realizar a seleção da marcha e de movimentações para frente e trás, para realizar o engate.
O conjunto de cabo de marchas é composto por dois cabos: de seleção e de engate. O “cabo de seleção”, vai selecionar qual o garfo a ser movimentado. Esses garfos atuam em cada par de marchas, como “primeira e segunda marcha”, por exemplo. Já o “cabo de engate” faz o papel de mover o garfo de maneira que a luva do câmbio seja empurrada e acoplada à respectiva marcha.
O cabo de engate tem uma tarefa mais árdua do que a seleção dos garfos, por isso esse cabo tende a sofrer um desgaste mais rápido.
O que é composto em um cabo de mudança de marcha?
O cabo de mudança de marcha é composto por dois componentes: o cabo e o conduíte. O cabo possui duas extremidades rígidas com hastes, sendo uma fixada na alavanca e outra fixada no trambulador. Já o conduíte é fixado na carroceria do veículo através de abraçadeiras, permitindo que o cabo corra livremente por dentro dele, mas dando a rigidez necessária para que ele não tenha qualquer movimento lateral. O movimento deve ser exclusivamente para frente e para trás.
Se por ventura o conduíte estiver mal fixado ou danificado e se movimentar na hora das trocas de marcha, o cabo perde parte da amplitude do movimento, fazendo com que os engates ocorram de forma prejudicada, ou simplesmente não ocorram.
Tenha atenção ao comprar cabos de mudança de marcha
Em nossa loja, é possível encontrar os cabos de mudança de marcha das picapes e vans da Chana Motors – que nós já explicamos a origem do nome e a história da montadora em um artigo do nosso blog. No caso, os cabos são diferenciados pela medida do comprimento, observando de ponta a ponta. Os valores exibidos são de 91,5cm e 92,5cm.
Os tamanhos podem variar
Durante o uso do veículos, estes cabos são expostos à situação de tração de forma constante. Por causa disso, este componente pode sofrer deformações de fase plástica – em outras palavras, eles esticam mas não retornam ao seu tamanho original. Isso difere de uma deformação na “fase elástica”, onde o item estica, mas volta às suas dimensões normais.
Por causa desse fenômeno, alguns cabos podem apresentar medidas levemente superiores às originais. Se levarmos em conta que os cabos dos veículos da Chana Motors já possuem uma diferença de apenas um centímetro de fábrica, essa deformação do cabo não retornar ao tamanho normal pode levar o mecânico a fazer medições erradas, levando à compra da peça incorreta.
De maneira a contornar esse tipo de transtorno, recomendamos que a medida seja feita entre os pontos de fixação. Caso o valor retornado seja de 56 centímetros, opte por adquirir o cabo de 91,5 centímetros em nossa loja. Agora, se a medição retornar 59 centímetros, busque em nossa loja um cabo de 92,5 centímetros.