JAC J3. Imagem por order_242 sob licença CC BY-SA 2.0 Generic (imagem remixada do original)
O carro de estreia da JAC Motors teve grande marketing e contava com design italiano
Redação pecahoje.com.br
Um dos símbolos da chegada da JAC Motors no Brasil, o J3 se tornou um dos carros mais conhecidos da montadora no Brasil. Vamos conhecer a história do famigerado “Carro do Faustão”.
Design italiano e primeiras versões
O visual do JAC J3 foi encomendado em 2005 no renomado estúdio italiano Pininfarina, conhecido pelo design de diversas supermáquinas italianas, como diversas Ferrari e Maserati. A empresa já teve envolvimento com outros carros chineses, como a Towner Júnior – discutimos mais sobre isso em outro artigo.
Na China, o veículo foi apresentado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Pequim, em 2008, com os nomes JAC A107 (na versão hatchback) e JAC A108 (na versão sedã). Ele foi lançado ao público chinês ainda naquele ano, dessa vez com o nome JAC Tongyue. Posteriormente, o J3 foi relançado sob a submarca Heyue, sendo renomeado mais uma vez: JAC Heyue Tongyue.
Qual é a diferença entre o JAC J3 e o JAC J3 Turin?
A diferença entre os dois é que a versão Turin possui um porta-malas que dá ao carro o formato de sedã. Já a versão convencional traz uma traseira de um veículo compacto. As fotos abaixo facilitam o comparativo.
Especificações técnicas
- Cilindrada unitária: 333 cm3
- Potência máxima: 108cv a 6000 rpm
- Torque máximo: 14,1 kgfm a 4500 rpm
- Torque específico: 10,6 kgfm/litro
- Tração: dianteira
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Pneus: 185/60 R15
- Comprimento: 3970 mm
- Largura: 1650 mm
- Altura: 1470 mm
- Distância entre-eixos: 2400 mm
- Peso: 1060 kg
- Velocidade máxima: 186 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 13,4 s
JAC J3 Sport
O J3 recebeu uma versão “Sport”, também chamada de JAC J3 S. Anunciada em 2012 no Salão do Automóvel de São Paulo e vendida ainda naquele ano. O veículo conta com um motor 1.5 Flex, contando com 127 cavalos de potência, similar ao encontrado no JAC J5, outro carro da marca.
O J3 versão elétrica
Na China, o J3 recebeu uma versão elétrica chamada de JAC iEV4, lançada inicialmente apenas na China. Chamado também de Tongyue EV, o veículo possui autonomia de 150 km, levando oito horas para ser carregada por completo.
No Brasil, a JAC Motors lançou outro carro de nome parecido: o JAC iEV40, mas este é um SUV elétrico baseado no T40.
O “Carro do Faustão”
O carro ganhou esse apelido pela presença ativa de Fausto Silva, até então apresentador do “Domingão do Faustão” na Rede Globo, nas primeiras propagandas da montadora no Brasil. Em uma delas, Faustão é visto entrando no carro após sair de um restaurante.
O alcance da propaganda foi tão grande que o carro passou a ser conhecido como o “Carro do Faustão” pelos clientes que visitavam as concessionárias. Apesar do sucesso, a parceria durou pouco tempo: durante o lançamento do próximo carro, o JAC J2, Fausto Silva não retornou ao papel.
Temos um artigo dedicado aos garotos-propaganda de carros chineses no Brasil, que você pode ler aqui. Cobrimos, também, o “carro do Messi”, uma edição especial de um veículo da Chery Automobile.
Onde comprar peças para JAC J3?
Se você é dono de um JAC J3, você precisa conhecer o amplo estoque do Pecahoje.com.br, a autopeças 100% especializada em veículos chineses. Você pode descobrir nosso catálogo completo para o J3, assim como para o J3 Turin e o J3 Sport, nesse link. Temos, também, peças para outros veículos da marca, como J2 e o J5.
Caso queira conhecer mais artigos sobre os carros chineses, conheça a história do Effa M100 e o Chery Celer.