Um sedã da BYD, um dos tipos de carros mais populares. Imagem por Jengtingchen sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada do original)
Os nomes aparecem frequentemente em análises mas nem todos conhecem seu significado.
Redação pecahoje.com.br
Ao ler uma análise de um carro, é normal nos depararmos com nomes como hatchback, SUV, sedã, subcompacto, entre outros.
Nesse artigo, mostraremos a diferença entre os tipos de veículos e mostrar alguns exemplos de carros chineses lançados no Brasil dessa modalidade.
Sedã
Esse é o mais conhecido deles. Trata-se de um veículo que pode ser dividido em três partes: um espaço para o motor, outro para os passageiros e outro para o porta-malas. Grande parte dos sedãs possuem quatro portas, mas isso não é regra.
Exemplos de sedans de origem chinesa no Brasil incluem Lifan 620, CAOA Chery Arrizo 5, JAC J3 Turin e Chery Cielo.
Cupê
Trata-se de um carro semelhante ao sedã, mas que possui apenas duas portas e menos espaço atrás dos bancos traseiros.
Até o momento, não foram lançados carros chineses de formato cupê no Brasil. O exemplo da imagem é o Nezha E, veículo elétrico vendido na China desde 2020.
Esportivo
O veículo esportivo é um veículo com altura próxima ao chão quando comparada a outros veículos, contando com um motor potente e um alto valor de compra.
Um veículo chinês dessa categoria que ganhou destaque é o Qiantu K50. O esportivo elétrico não chegou ao Brasil, mas chama a atenção por seu design imponente.
Perua
Uma perua, também chamada de station wagon, tem um design similar a um sedã, mas conta com um espaço interior logo acima do porta-malas.
Na China, o BYD Han possui uma versão station wagon que ainda não possui data de chegada aqui no Brasil. Conheça mais sobre a BYD nesse link.
Hatchback
Esse veículo conta com um porta-malas integrado ao interior do veículo que é acessível por uma porta traseira. O hatch costuma ser menor que as peruas.
Dentre os hatchbacks chineses mais famosos, destaque para o Lifan 320, que você pode conhecer melhor nesse artigo.
Superesportivo
O superesportivo é, em essência, um veículo esportivo com ainda mais potência e menores tempos de aceleração.
Um exemplo chinês desse veículo é o Nio EP9, que ganhou destaque por travar recordes em diversas pistas de automobilismo do mundo.
Conversível
O conversível é um veículo que pode ter seu teto removido ou substituído por algum outro material, como lona ou vinil, por exemplo.
Não houveram carros conversíveis chineses no Brasil até o momento dessa postagem. No entanto, um destaque é o carro-conceito Geely Gleagle GS-CC.
SUV ou cross-over
Esse tipo de veículo que tem ganhado popularidade entre os brasileiros é marcado por terem maior altura e distância do chão.
O termo significa sport utility vehicle, ou “veículo utilitário esportivo”, em tradução livre. Isso indica que as SUVs combinam características de carros de passeio com veículos off-road.
Entre os SUVs chineses mais famosos, destaque para a Lifan X60 e X80, bem como o popular Tiggo 5, um dos veículos com maior número de vendas em 2023.
Minivan
Esse veículo é usado para veículos que transportam passageiros (contando com até três fileiras de assentos) ou carga (dentro de um espaço coberto, diferentemente de uma picape).
As minivans chinesas ganharam bastante espaço no Brasil, como a Chana Van Family, a Effa Van e a Topic Jinbei Passageiro. Conheça mais sobre a Topic clicando aqui.
Caminhão
Trata-se de um veículo de grandes dimensões destinado a levar cargas mais pesadas ou especializadas. Eles são compostos por uma cabine e pela caçamba.
Alguns caminhões chineses foram trazidos para o Brasil, em especial pela importadora Effa Motors. Destaque para a Effa JBC, que você pode saber mais clicando aqui.
Picape
Esse nome é dado a todo veículo que possui espaço atrás da cabine para levar carga, mas que não atinge as dimensões de um caminhão.
Diversas picapes chinesas ficaram famosas no Brasil, como a Effa Picape, a Towner Junior e a Effa Plutus.
Compacto (ou city car)
Essa classificação abrange os veículos que possuem entre 2,7 a 3,7 metros de comprimento. Na Europa, esses veículos são chamados de “segmento A”.
Carros chineses que atendem a essa categoria incluem o Chery QQ (e sua versão facelift, o CAOA Chery New QQ) e o Effa M100. Clique nos links para ler sobre esses carros.
Subcompacto
Como o nome já diz, esses são veículos menores que os compactos. Recentemente, grande parte deles costumam ter motor elétrico, aumentando a economia.
Um carro chinês que se encaixa nessa categoria é o CAOA Chery iCar, um irmão distante do Chery QQ, que você pode conhecer mais clicando aqui.
Existem mais tipos de carros
Esse artigo apenas abordou os tipos de carros mais comuns no mercado brasileiro. Existem outros modelos, como o cabriolet, o roadster, os superminis e muito mais.
Destaque, também, para os carros-conceito, que podem não se encaixar em nenhuma das categorias mencionadas. Saiba mais no artigo dedicado aos melhores carros-conceito chineses.
Precisando de peças para vários tipos de carros chineses?
Seja o sedã JAC J3, o hatchback Lifan 320, o compacto Chery QQ ou o caminhão Effa JBC, você conta com peças à pronta-entrega no Pecahoje.com.br.
A loja 100% especializada em veículos chineses faz envios para todo o Brasil e atende às marcas Effa, Chery, Lifan, JAC, CAOA Chery e muitas outras.
Precisando de peças, acesse nosso site e conheça mais!