Um FAW B70 (Imagem por Jengtingchen por CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada do original)
Marca chinesa FAW quase chegou no Brasil em várias ocasiões e agora pretende disputar espaço com BYD e GWM.
Redação pecahoje.com.br
A FAW Group é uma das principais marcas de automóveis da China. Como um mercado em potencial, o Brasil sempre foi um local de interesse da fabricante para a marca chinesa expandir.
Entre suas tentativas, destaque para alguns carros da marca vistos no Brasil em 2012, uma aparição no Salão do Automóvel e um possível retorno para disputar o mercado dos elétricos com as chinesas BYD e GWM. Vamos conhecer a história nesse artigo.
A história da FAW Group

A FAW foi fundada em 1953 pelo governo chinês com o objetivo de fabricar caminhões. Grande parte de sua produção foi inspirada nas fábricas da União Soviética. O primeiro veículo foi o caminhão CA-10, lançado em 1956.
Ainda nos anos 50, a marca passou a fabricar automóveis de luxo, sob o nome Hongqi. Grande parte desses veículos ainda são preferidos por autoridades políticas chinesas. O primeiro desses modelos está exposto no Museu do Automóvel de Xangai.

Ao longo dos anos, a marca firmou diversas parcerias com montadoras ocidentais. A primeira delas foi a Volkswagen, em 1990, seguido pela japonesa Toyota e pela General Motors.
O logo é inspirado em um falcão, representado pelo número “1”, com as asas abertas. Isso é uma referência à “一汽”, palavra que combina o caractere chinês de “número 1” com parte da palavra automóvel – ou seja, os primeiros carros da China.
A FAW no Brasil

Em 2012, dois veículos da submarca Bestune foram flagrados por um leitor do site Novidades Automotivas. Os carros encontravam-se em uma concessionária em Santo André, cidade da região metropolitana de São Paulo.
As fotos exibiam o compacto V2 e o sedã B50. Ambos veículos estavam sem camuflagem automotiva e apresentavam placas tradicionais, de cor prata. Isso poderia indicar que os veículos não eram de homologação, que costumam usar placas verdes.
Os carros homologados no Brasil
Esses são os quatro modelos de veículos da FAW homologados no Brasil:
FAW V2 Luxury

O compacto avistado no Brasil conta com um motor 1.3 de 91 cavalos. Além da China, o veículo foi fabricado no Paquistão.
FAW N5

Esse sedan foi lançado na China em 2009 e contava com motor 1.0 e 68 cavalos de potência. Posteriormente, a marca lançou uma versão 1.3 de 90 cavalos.
FAW Vita

O Vita chegou às concessionárias chinesas em 2006 e recebeu versões sedã e hatchback. Sua versão mais recente, lançada em 2015, era um sedã automático com motor 1.5.
FAW Bestune B50

O outro veículo visto na concessionária brasileira ficou conhecido por ser um dos principais carros da FAW. O sedã foi desenhado pela firma de design italiana Italdesign Giugiaro, com motor Volkswagen (obtido a partir da parceria com os alemães) e transmissão de origem japonesa.
O B50 teve uma longa história na Rússia, onde chegou a ser vendido por uma década, bem como por ser um dos veículos vendidos na Coreia do Norte.
Submarca é exibida em evento em São Paulo

Uma marca da FAW chegou a aparecer oficialmente no Brasil em 2012. A Haima exibiu três carros no Salão do Automóvel de São Paulo. A marca era representada pela Districar, a mesma empresa responsável pela Chana Motors.
De acordo com o Jornal do Carro no ano seguinte, a distribuidora tinha planos para abrir uma fábrica em Linhares, cidade do Espírito Santo, e iniciar vendas em 2014. No entanto, isso não aconteceu.
A marca é conhecida pela semelhança do logo e dos modelos com a Mazda, fabricante japonesa. Ambas empresas tinham uma parceria na China durante nos anos 90 e 2000. A joint venture terminou em 2006, quando a FAW Group adquiriu a Haima.
Os rumores de uma nova chegada ao Brasil

Com a nova chegada dos veículos chineses no Brasil, marcada pelo rápido crescimento de marcas como BYD e Great Wall, bem como pela possível chegada das marcas EXEED, JAECOO e OMODA, rumores sobre a chegada da gigante chinesa ressurgiram recentemente.
Em 2023, o site Quatro Rodas informou que a marca estaria homologando veículos no Brasil, com planos para um lançamento ainda naquele ano. Entre os veículos, destaque para o monovolume E05, fotografado em solo brasileiro.
Apesar do lançamento não ter acontecido naquele ano, a jornalista Paula Gama afirmou, em sua coluna no portal UOL, que os chineses poderiam “ensaiar uma atuação no Brasil em 2024”.
Uma das principais dificuldades apontadas para essa chegada seria o retorno da cobrança do imposto de importação sob veículos elétricos. Para evitar a taxação, a marca teria que fabricar os veículos no Brasil.
Precisando de peças para carros chineses?

Você é dono de um carro da marca Chery, como o clássico QQ, Face, S18, Tiggo e muitos outros veículos de origem chinesa?
Conheça o Pecahoje, a loja de autopeças 100% especializada em veículos chineses, como Lifan, Towner, Effa e muitos outros.
Saiba mais visitando nosso site e conhecendo nosso catálogo à pronta-entrega clicando aqui!