MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Imagem por Doha Stadium Plus Qatar sob licença CC BY 2.0 Generic (imagem remixada do original)

A seleção da China é uma das maiores equipes de futebol do Oriente.

Redação pecahoje.com.br

Uma das principais seleções do Extremo Oriente é a equipe da China. Apesar do país possuir mais de um bilhão de habitantes, os chineses não tiveram muito êxito no futebol internacional. Há um grande interesse por parte dos chineses para receber uma Copa do Mundo, sendo que já existiram planos para serem anfitriões da edição de 2034.

A história e estatísticas da seleção da China

Uma foto antiga da Seleção da China antes de um jogo nas Olimpiadas de Berlim em 1936.
Seleção chinesa que participou dos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim. (Imagem em domínio público)

A primeira partida disputada pela seleção da China aconteceu em fevereiro de 1913, contra a seleção das Filipinas, em Manila, nas Filipinas. O jogo terminou em derrota para os chineses pelo placar de 2×1. Já a primeira partida dos Dragões como membro da FIFA foi em Maio de 1923, novamente contra os filipinos – nessa ocasião, com uma vitória por 2×0.

Em julho de 2022, a seleção chinesa ocupa a posição 78º do ranking da FIFA. O melhor posicionamento dos asiáticos aconteceu em 1998, ficando na 37ª posição. A maior vitória do time aconteceu contra o time de Guam, nação da Oceania, pelo placar elástico de 19×0. Já a maior derrota aconteceu diante da Seleção Brasileira, em partida realizada em Recife em 2012. O jogo terminou 8×0, com o atleta Neymar marcando três gols.

A única participação da seleção chinesa na Copa do Mundo

Torcedores sul-coreanos acompanhando uma partida da Copa do Mundo de 2002.
Torcedores se ajuntam para acompanhar a Copa do Mundo de 2002, na Coreia do Sul. Imagem por Whoisgalt sob licença CC BY-SA 3.0 Unported (imagem remixada do original)

A seleção chinesa participou apenas uma vez do maior torneio de seleções do mundo, na edição de 2002 realizada no Japão e Coreia do Sul. O caminho da classificação foi facilitado pela classificação automática das nações anfitriãs, consideradas as melhores da Ásia, assim como pela ausência da Austrália, que ainda não havia migrado da confederação da Oceania para a asiática.

O caminho para a Copa do Mundo

A classificação deu início na primeira rodada de grupos contra as modestas seleções da Indonésia, Maldivas e Camboja. A seleção chinesa venceu todas as partidas do grupo, com destaque para uma sonora goleada diante da seleção maldiva pelo placar de 10×1. O artilheiro das eliminatórias foi o atacante Xie Hui, atacante que teve passagem por times alemães e pelo Chongqing Dangdai, time da montadora chinesa Lifan.

Já na rodada seguinte, os chineses encararam um grupo composto apenas por times do oeste asiático: Emirados Árabes Unidos, Uzbequistão, Catar e Omã. Oito jogos foram disputados, com seis vitórias, um empate e uma derrota – essa ocorrida contra a seleção uzbeque, perdida no último minuto. Os chineses classificaram em primeiro lugar.

A péssima atuação na fase de grupos

Já na Copa do Mundo, a história foi diferente: os chineses não conseguiram marcar um gol sequer na fase de grupos diante da Costa Rica, Brasil e Turquia. Os costa-riquenhos derrotaram os Dragões por 2×0. Diante da seleção brasileira, os chineses não foram páreos para o quarteto composto por Ronaldo, Ronaldinho, Rivaldo e Roberto Carlos, com a partida terminando 4×0. Por fim, os turcos venceram os chineses pelo placar de 3×0.

A seleção chinesa terminou aquela edição como a penúltima equipe do torneio, à frente apenas da também asiática Arábia Saudita.

A classificação para a Copa do Mundo no Catar em 2022

A Seleção da China em aquecimento antes de uma partida.
A seleção chinesa em aquecimento antes de uma partida. Imagem por Mr.Drax sob licença CC BY-SA 4.0 International (imagem remixada do original)

A China não conseguiu se classificar para a Copa do Mundo de 2022. Na segunda rodada das Eliminatórias, momento em que os chineses iniciaram o caminho à Copa do Mundo, a equipe conseguiu avançar sem dificuldades diante das seleções da Síria, Filipinas, Maldivas e Guam, totalizando seis vitórias, um empate e uma derrota.

Já na rodada seguinte, a equipe não conseguiu manter o mesmo desempenho, encarando as difíceis seleções da Arábia Saudita, Japão e Austrália, assim com os modestos times do Omã e do Vietnã. O desempenho foi pífio, com apenas uma vitória e três empates, sofrendo 19 gols. Tropeços contra o Vietnã, o pior time do grupo, marcaram a jornada da equipe comandada por Li Tie e pelos italianos Fabio Cannavaro e Marcello Lippi.

Os principais rivais da seleção da China

Uma partida com a seleção da China e do Japão.
A seleção japonesa é uma das principais rivais dos chineses. Em destaque, o meia Shunsuke Nakamura. Imagem por Chong Fat sob licença CC BY-SA 3.0 Unported (imagem remixada do original)

Um dos principais rivais da seleção chinesa é a equipe do Japão. Conhecidos como os “Samurais Azuis”, a forte equipe japonesa já dificultou a vida dos dragões vermelhos em diversas ocasiões. Outro grande rival dos chineses é a seleção da Coreia do Sul, uma equipe bastante forte da Ásia Oriental. Já Hong Kong é considerada uma equipe rival devido à relação política das regiões.

Uma rival relativamente nova é a seleção do Uzbequistão, que tem colecionado vitórias diante dos Dragões em partidas decisivas, desclassificando a equipe em diversas ocasiões.

Os brasileiros que jogam pela seleção da China

Através de um processo de naturalização, em que os jogadores assumem a nacionalidade de um país diferente, a equipe chinesa já recrutou diversos brasileiros para participar de jogos internacionais pela seleção. Só no ano de 2019, a Confederação Chinesa de Futebol nacionalizou cinco brasileiros. Você pode conhecer mais sobre esses jogadores em um artigo no nosso blog.

Siga as redes sociais do pecahoje.com.br!

Se você gostou do artigo, siga nossa página no Instagram ou no Facebook. Lá você ficará sabendo de novos artigos, notícias, curiosidades do mundo automotivo e da cultura chinesa, dicas de manutenção de veículos e muito mais do pecahoje.com.br, o único autopeças 100% especializado em carros chineses.

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat