MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Imagem por order_242 sob licença CC BY-SA 2.0 Generic (imagem remixada do original)

O cheiro de carro novo é algo apreciado por muitas pessoas, mas qual é a origem desse odor? Existem riscos à saúde?

Redação pecahoje.com.br

Uma das melhores sensações sentidas ao comprar um carro direto da concessionária é o famoso “cheiro de carro novo”. Mas o que gera esse odor tão particular e por qual motivo as pessoas têm um fascínio por isso? Vamos descobrir no artigo de hoje.

De onde vem o cheiro de carro novo?

O odor pode ser atribuído a componentes orgânicos voláteis emitidos de diversas partes do veículo, como assentos, volante, painel, compostos de lubrificação, pintura, cola e até mesmo gasolina. Esses componentes entram em um processo chamado desgaseificação, onde diversos gases que estavam retidos em um material são liberados ao longo do tempo.

Outro fator importante a ser notado é que o cheiro varia conforme o modelo do veículo. Isso se deve aos variados métodos de fabricação, bem como o uso de materiais diferentes, como a presença de couro ou o uso de inibidores de ferrugem, por exemplo.

Estima-se que o odor de carro novo pode durar entre três semanas até quatro meses, dependendo dos materiais usados e da temperatura do ambiente.

O cheiro de carro novo pode fazer mal à saúde

Uma pesquisadora observando algo em um microscópio.
Pesquisadores apontam que há uma redução de elementos tóxicos, mas pessoas com alergias devem se atentar. Imagem de Ernesto Eslava por Pixabay (www.pixabay.com)

Ainda que a sensação seja boa, o cheiro de carro novo pode ser nocivo à saúde. Um estudo conduzido pela Associação Japonesa de Fabricantes de Automóveis sugere que motoristas de carros novos estão expostos a componentes orgânicos voláteis. Estima-se que o nível seja 3500% superior ao valor diário considerado tolerável pelos cientistas.

Já outro estudo, conduzido na Austrália, apontou que o interior dos veículos novos pode exalar compostos químicos considerados tóxicos, como a cicloexanona, ou até mesmo cancerígenos, como o benzeno e o estireno.

No entanto, a indústria automotiva tem tomado precauções para assegurar que o odor emitido por esses veículos tenha baixa toxicidade, como apontou um estudo realizado na Universidade Tecnológica de Munique. A pesquisa apontou que o impacto dos odores é relativamente baixo, causando uma reação alérgica em pessoas com o sistema imunológico mais sensível a alterações.

A diferença cultural

Como você sabe, o pecahoje.com.br é um autopeças dedicado aos carros chineses, portanto, não poderíamos deixar de falar do mercado automotivo na China. Enquanto no Ocidente, as fabricantes de automóveis contratam empresas de consultoria para encontrar o odor ideal de seus veículos, os motoristas chineses parecem detestar o cheiro de carro novo.

A preocupação é tão grande que a Ford, uma das montadoras americanas com maior presença no mercado chinês, conta com funcionários dedicados a “farejar veículos novos” para encontrar se componentes como estofamento e o acabamento apresentam o cheiro. No entanto, o futuro dos “narizes dourados”, como são conhecidos pela equipe de desenvolvimento, pode estar em xeque: a fabricante patenteou um método para a remoção do odor, que consiste na exposição do veículo à luz solar para acelerar o processo de desgaseificação.

De acordo com levantamento da empresa de pesquisas JD Power, mais de 10% dos motoristas chineses afirmam que o cheiro de carro novo é um problema, acima de outras dificuldades como o consumo alto de combustível e isolamento acústico. Essa diferença cultural pode ser atribuída ao medo dos odores fazerem mal à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat