MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Palco das Olimpíadas de Verão em 2008 e de Inverno em 2022, a China será palco de outro torneio olímpico: os Jogos Asiáticos de 2022.

Redação pecahoje.com.br

A cidade chinesa de Hangzhou (ou Hancheu, em seu formato aportuguesado) será o palco dos Jogos Asiáticos de 2022. A décima nona edição do torneio reunirá todos os 45 países asiáticos que são membros do Conselho Olímpico da Ásia na segunda maior competição multiesportiva, só perdendo para as Olimpíadas de Verão.

Os eventos dos Jogos Asiáticos de 2022

A disputa contará com 44 esportes, com as disciplinas olímpicas tradicionais marcando presença, como natação, tênis de mesa, ginástica artística e atletismo. Na lista estão os eventos que estrearam nas Olimpíadas de Verão de 2020 em Tóquio, como beisebol, karatê e escalada esportiva.

Os Jogos também contarão com esportes típicos do continente asiático, como o sepak takraw, uma mistura de futebol com voleibol popular na Malásia e Tailândia, e o kabaddi, um esporte parecido com o rúgbi, disputado em um ambiente fechado.

O evento também marcará a estreia de breakdancing, um dos pilares da cultura hip-hop e um futuro evento para a Olimpíada de Paris em 2024.

A competição foi adiada pela pandemia

Um dos estádios que receberá os Jogos Asiáticos.
O parque de esportes de Hancheu, palco dos principais eventos. (Imagem: Commons)

Os Jogos Asiáticos estavam agendados para acontecer entre os dias 10 e 25 de setembro de 2022, mas o evento foi adiado em maio de 2022 devido à pandemia do COVID-19.

Foi apenas no ano seguinte que a nova data do torneio foi decidida, começando no dia 23 de setembro e terminando em 8 de outubro.

Jogos eletrônicos valerão medalha nos Jogos Asiáticos de 2022

Uma competição de videogames, que acontecerá nos Jogos Asiáticos de 2022.
As competições de videogame, chamadas de eSports, valerão medalha pela primeira vez no torneio. (Imagem: Commons)

Nessa edição do torneio, oito jogos eletrônicos farão parte da disputa em caráter oficial, recebendo medalhas. A lista é composta pelos seguintes títulos:

  • League of Legends
  • FIFA Online 4
  • Street Fighter V
  • Peacekeeper Elite (versão chinesa de PUBG Mobile)
  • Honor of Kings (versão chinesa de Arena of Valor)
  • DOTA 2
  • Dream Three Kingdoms 2

A edição anterior, realizada em 2018 na Indonésia, contou com jogos eletrônicos mas como esportes de demonstração, com a disputa sem valer medalhas. Na ocasião, Arena of Valor, Clash Royale, Hearthstone, League of Legends, Pro Evolution Soccer e StarCraft II foram os games escolhidos.

Os Jogos Asiáticos de Hangzhou em 2022 não marca a primeira ocasião que um evento de jogo eletrônico valeu medalha em um torneio olímpico sancionado por Comitê Olímpico Internacional. Os Jogos do Sudeste Asiático de 2019, realizado nas Filipinas, contou com seis games em disputa, com os anfitriões levando três medalhas de ouro.

Atletas russos e bielorrussos participarão do evento

Em julho de 2023, o comitê organizador do evento anunciou que atletas da Rússia e Belarus poderiam participar dos Jogos Asiáticos como atletas independentes, sem receberem medalhas.

Isso permitirá que atletas desses países cumpram os requisitos necessários para se classificarem para as Olimpíadas de Verão, que serão realizadas na cidade de Paris em 2024.

A Rússia está impedida de participar em competições esportivas internacionais devido à Guerra na Ucrânia, iniciada em 2022. Belarus também foi banida por apoiar os russos no conflito.

A China nos esportes

Cubo D'água, uma das sedes das Olimpiadas de Verão na China de 2008.
O “Cubo D´água”, palco das Olimpiadas de Pequim de 2008. (Imagem: Commons)

O país sediará os Jogos Asiáticos pela terceira vez na história. A primeira delas aconteceu em Pequim em 1990, enquanto a segunda aconteceu em Guangzhou, em 2010. Em ambas ocasiões, os chineses lideraram o quadro de medalhas.

A China é um país com grande tradição no esporte olímpico, sendo a sede da edição de 2008 das Olimpíadas de Verão e das Olimpíadas de Inverno em 2022. A nação segue em busca de sediar uma Copa do Mundo, com planos para sediar o torneio em 2034.

Para aumentar a competitividade de sua seleção de futebol, a confederação de futebol chinesa nacionalizou diversos atletas brasileiros para compor o time, alguns deles jogadores do Chongqing Dangdai Lifan, equipe da Lifan Motors.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat