MECÂNICA
|
CURIOSIDADES
|
NOTÍCIAS



Parece óbvio, mas saber qual é o lado do carro é crucial para obter a peça correta do seu veículo.

“De que lado fica o farol do lado do motorista?”. Essa pergunta pode parecer muito simples, mas saiba que é uma das principais fontes de confusão na hora de efetuar uma compra. Qual seria o lado esquerdo de fato? À esquerda quando se está dirigindo ou à esquerda quando se observa o veículo de frente? Neste artigo, mostraremos como se deve pensar nestas situações e esclarecer esse assunto inesperadamente complicado.

Algumas lojas têm o hábito de identificarem suas peças com abreviações, como L e R (left ou right, em inglês) ou LE e LD (lado esquerdo e lado direito, respectivamente) – note que algumas pessoas costumam abreviar “lado” como “LD”, o que dificulta ainda mais a compreensão. Essas palavras podem confundir o consumidor a fazer uma compra, sem saber o lado do carro que o produto se aplica.

O truque para comprar a peça correta!

Mas então como resolvemos isso? É fácil! Ao escolher uma peça, opte sempre por se imaginar no assento de motorista, como se estivesse dirigindo. Todas as peças com diferença de lado em nossa loja seguem esta padronização. Portanto, se você encontrar um retrovisor com a indicação “lado esquerdo” na loja, pode-se concluir que esta peça será aplicada na porta do motorista. Pensando dessa maneira, fica bem mais fácil entender!

Vale notar que há, também, a possibilidade da peça não possuir diferença de lado, como é o caso da lanterna traseira da linha Towner e Effa, que possui “esquerda ou direita” no título da peça. Nestes casos, pode ficar tranquilo: ela servirá em ambos os lados do veículo. Veja, na imagem abaixo, como essa informação consta no título do anúncio, que é o nome do produto.

Qual a semelhança entre a Towner Junior, uma picape chinesa, e uma Ferrari? Parece brincadeira, mas é real!

Descubra a resposta no nosso blog!

O lado do seu carro pode não ser muito óbvio

Nenhum segredo até aí. No entanto, vale destacar um caso bem específico do sistema de direção da Effa Picape e Van, e da Towner Jr. Esses modelos de veículos possuem um sistema de direção pouco comum, principalmente se compararmos com os carros de hoje em dia. Como o volante de direção encontra-se na frente das rodas, é necessário que existam alguns componentes que liguem a caixa de direção às rodas (falaremos mais sobre este sistema em outro artigo).

Veja que este veículo usa quatro terminais de direção, conforme o diagrama abaixo.

Observe que os terminais da cor verde são ao lado esquerdo, enquanto os terminais roxos são do lado direito. É bastante difícil informar qual peça é a desejada, mas se considerarmos a regra prática de se imaginar sentado no banco do motorista, fica bem mais simples. Os terminais que ficarem à direita da barra são do lado direito, e os terminais que ficam a esquerda da barra são do lado esquerdo.

Nós recomendamos a troca desses quatro terminais (dois do lado direito e dois do lado esquerdo), já que essas peças têm a mesma vida útil. Por mais que vai ocorrer um gasto maior com as peças em si, a troca será feita de uma vez, pagando apenas uma mão de obra – e o mecânico cobrará o mesmo para trocar um ou todos os terminais.

Se você tem pretende levar seu veículo à uma revisão nas próximas semanas, recomendamos que você leia nossa série de artigos que sugerem peças importantes a serem verificadas.

Uma curiosidade sobre o idioma chinês

Provavelmente você deve ter reparado nos símbolos que se encontram nas primeiras imagens desse artigo. Elas são letras do idioma chinês! A escrita desse idioma é bastante complexa (assim como ocorre em outras línguas asiáticas) mas possui alguns pedaços que lembram imagens da vida real:

  • , pronunciado como “zuo”, significa “esquerda”. Estudos apontam que esta letra surgiu na dinastia Shang (por volta de 1000 a.C.), demonstrando uma mão combinada com o caractere , que indica “trabalho” ou “assistência”.
  • , falado “yòu”, significa “direita”. Este ideograma, visto pela primeira vez na dinastia Zhou, entre 1046 a 771 a.C., faz o uso da mesma “mão” contida em “zuo”, porém combinado à , que pode indicar “boca” ou “fala”.

Portanto, quando comprar em nossa loja, siga a regra prática de sempre imaginar que está sentado no banco do motorista. Dessa maneira, você terá a certeza de que está comprando a peça correta para o seu veículo! Caso tenha alguma dúvida sobre a aplicação de uma peça, entre em contato conosco através do nosso canal de atendimento, seja via telefone ou e-mail. Você pode conhecer, também, nosso serviço de atendimento via WhatsApp. Nossa equipe está pronta para tirar todas as suas dúvidas!

O blog do pecahoje.com.br está cheio de informações sobre mecânica automotiva, abordando explicações sobre peças como correias dentadas ou bombas d’água, histórias do mundo automotivo, como a primeira viagem de carro da história e os carros que se dirigem sozinhos, bem como curiosidades sobre a China, como o time de futebol da montadora Lifan e a história do festival maior que a Black Friday. Boa leitura!

Redação pecahoje.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ENVIO IMEDIATOENVIO
IMEDIATO

O maior estoque
do Brasil

AVALIAÇÕES EXCELENTESAVALIAÇÕES
EXCELENTES

Altíssimo índice de
avaliações positivas

PREÇO IMBATÍVELPREÇO
IMBATÍVEL

Desconto à vista ou
parcelado sem juros

COMPRA 100% SEGURACOMPRA
100% SEGURA

Credibilidade e
comprometimento



Plataforma

VTEX
WhatsApp chat