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Imagem de Piotr Zajda por Pixabay (www.pixabay.com)

Alterar o diâmetro de rodas de um veículo requer conhecimento para não comprometer a segurança.

Redação pecahoje.com.br

Alterar a medida de rodas e pneus é uma prática comum realizada pelos proprietários e pelas fabricantes de veículos. No entanto, é necessário ter atenção a diversos aspectos técnicos que envolvem essa modificação.

Em alguns modelos, as próprias fabricantes oferecem diversas opções de medidas além das convencionais, de série. Versões mais caras, por exemplo, costumam utilizar rodas maiores e pneus mais largos do que as configurações de entrada. Isso faz que os veículos ganhem uma característica visual muito mais esportiva.

Alterar o diâmetro das rodas requer atenção

O diâmetro de rodas em vista em um carro estacionado.
A alteração pode comprometer a durabilidade de alguns componentes. (Fotografia de Velito na Unsplash (www.unsplash.com))

Realizar qualquer alteração no conjunto “roda e pneu” sem conhecimento técnico pode comprometer a segurança, porque há mudança no comportamento dinâmico do veículo. Um dos fatores mais relevantes é que um conjunto de roda e pneu de maior diâmetro que o original gira menos vezes para percorrer uma certa distância. Por causa disso, o medidor de velocidade pode acabar indicando uma velocidade inferior a real, já que está calibrado na fábrica para um diâmetro menor.

Outro ponto importante é que o volante pode ficar mais pesado, aumentando o risco de ocorrerem aquaplanagens. Por fim, isso influencia diretamente a durabilidade dos pneus e de outros componentes, podendo até mesmo causar o aumento de consumo de combustível.

Informe-se bem antes de alterar o diâmetro das rodas

O diâmetro de rodas requer uma alteração no tipo de pneu.
Atente-se para não violar o Código de Trânsito Brasileiro. (Fotografia de Jaye Haych na Unsplash (www.unsplash.com))

É fundamental ler o manual de instruções do carro e procurar por medidas equivalentes. Observe, também, que é importante seguir as condições impostas pelo Código de Trânsito Brasileiro, que limita qualquer tipo de modificação em um veículo.

Dentre as normas estabelecidas, vale notar que o diâmetro roda e pneu deve manter o padrão de fábrica. Por isso, é usual que um aumento do aro da roda seja acompanhado de uma diminuição do perfil do pneu e que uma redução do aro da roda seja acompanhada de um aumento do perfil do pneu utilizado. É importante, também, que o pneu não ultrapasse os paralamas e não toque em nenhuma parte do veículo quando em movimento.

Aprenda mais sobre rodas e pneus

Uma pilha de pneus.
Conheça mais sobre pneus e rodas. (Fotografia de Robert Laursoo na Unsplash (www.unsplash.com))

Além desse artigo sobre o diâmetro de rodas, o blog do pecahoje.com.br possui um artigo inteiramente dedicado à explicar a diferença entre as várias medidas de alinhamento: o câmber e o cáster, bem como a convergência e divergências das rodas. Leia mais nesse link aqui. Já que o pecahoje.com.br é especializado em carros chineses, trouxemos as medidas de alinhamento dos veículos da Effa Motors, especialmente aqueles da fabricante Hafei Motor, como a Effa Picape e Effa Van. É possível ver essas medidas aqui.

Comentamos, também, sobre os estepes pequenos e sua prevalência no mercado (artigo na integra aqui). Já em um artigo mais descontraído, discutimos como os carros de três rodas ganharam espaço no mercado automotivo – leia mais aqui. Por fim, temos um artigo dedicado à calibragem de pneus, explicando os benefícios, a importância e as medidas, que pode ser encontrado nesse link.

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